Utensílios de cozinha e nutrição
Os utensílios de cozinha podem afetar a sua nutrição.
Panelas, frigideiras e outros utensílios usados na culinária costumam fazer mais do que apenas segurar a comida. O material de que são feitos pode contaminar os alimentos que estão sendo cozidos.
Os materiais comuns usados em panelas e utensílios são:
- Alumínio
- Cobre
- Ferro
- Pista
- Aço inoxidável
- Teflon (politetrafluoroetileno)
Tanto o chumbo quanto o cobre têm sido associados a doenças. O FDA impôs limites para a quantidade de chumbo em louças, mas itens de cerâmica feitos em outros países ou considerados artesanais, antigos ou colecionáveis podem exceder a quantidade recomendada. pode lixiviar para alimentos ácidos, causando a toxicidade do cobre.
Os utensílios de cozinha podem afetar os alimentos cozidos.
Escolha panelas de metal e assadeiras que possam ser facilmente limpas. Não deve haver rachaduras ou arestas que possam prender ou reter alimentos ou bactérias.
Evite usar utensílios de metal ou plástico duro em panelas. Esses utensílios podem arranhar as superfícies e fazer com que as panelas e frigideiras se desgastem mais rapidamente. Use madeira, bambu ou silicone. Nunca use panelas se o revestimento tiver começado a descascar ou se desgastar.
Alumínio
As panelas de alumínio são muito populares. Panelas de alumínio anodizado antiaderente e resistente a arranhões são uma boa escolha. A superfície dura é fácil de limpar. É selado para que o alumínio não entre nos alimentos.
No passado, houve preocupação de que os utensílios de cozinha de alumínio aumentassem o risco de doença de Alzheimer. A Associação de Alzheimer relata que o uso de panelas de alumínio não é um grande risco para a doença.
Panelas de alumínio sem revestimento são um risco maior. Este tipo de panela pode derreter facilmente. Pode causar queimaduras se ficar muito quente. Ainda assim, a pesquisa mostrou que a quantidade de alumínio que essa panela lixivia para os alimentos é muito pequena.
Pista
As crianças devem ser protegidas de panelas de cerâmica que contenham chumbo.
- Alimentos ácidos, como laranjas, tomates ou alimentos que contenham vinagre, farão com que mais chumbo seja lixiviado dos utensílios de cerâmica do que alimentos não ácidos como o leite.
- Mais chumbo se infiltrará em líquidos quentes como café, chá e sopas do que em bebidas frias.
- NÃO use nenhuma louça que tenha uma película cinza empoeirada ou farináceo no esmalte após ter sido lavado.
Alguns utensílios de cerâmica não devem ser usados para segurar alimentos. Isso inclui itens comprados em outro país ou considerados artesanais, antigos ou colecionáveis. Essas peças podem não atender às especificações do FDA. Os kits de teste podem detectar altos níveis de chumbo em panelas de cerâmica, mas níveis mais baixos também podem ser perigosos.
Ferro
Panelas de ferro podem ser uma boa escolha. Cozinhar em panelas de ferro fundido pode aumentar a quantidade de ferro na dieta. Na maioria das vezes, essa é uma fonte muito pequena de ferro dietético.
Teflon
Teflon é a marca registrada de um revestimento antiaderente encontrado em certas panelas e frigideiras. Ele contém uma substância chamada politetrafluoroetileno.
Os tipos antiaderentes dessas panelas devem ser usados apenas em fogo baixo ou médio. Eles nunca devem ser deixados sozinhos em altas temperaturas. Isso pode causar a liberação de vapores que podem irritar humanos e animais domésticos. Quando deixados no fogão sem supervisão, os tachos vazios podem ficar muito quentes em apenas alguns minutos.
Tem havido preocupações sobre uma possível ligação entre o Teflon e o ácido perfluorooctanóico (PFOA), um produto químico feito pelo homem. A Agência de Proteção Ambiental declara que o Teflon não contém PFOA, portanto a panela não representa perigo.
Cobre
Os potes de cobre são populares devido ao seu aquecimento uniforme. Mas grandes quantidades de cobre de panelas sem forro podem causar náuseas, vômitos e diarreia.
Algumas panelas de cobre e latão são revestidas com outro metal para evitar que os alimentos entrem em contato com o cobre. Com o tempo, esses revestimentos podem se quebrar e permitir que o cobre se dissolva nos alimentos. As panelas de cobre mais antigas podem ter revestimento de estanho ou níquel e não devem ser usadas para cozinhar.
Aço inoxidável
As panelas de aço inoxidável têm baixo custo e podem ser usadas em altas temperaturas. Tem uma superfície resistente para cozinhar que não se desgasta facilmente. A maioria dos utensílios de cozinha de aço inoxidável tem fundo de cobre ou alumínio para aquecimento uniforme. Os problemas de saúde causados pelo aço inoxidável são raros.
Tábuas de corte
Escolha uma superfície como plástico, mármore, vidro ou pirocerâmica. Esses materiais são mais fáceis de limpar do que a madeira.
Evite contaminar vegetais com bactérias da carne. Experimente usar uma tábua de corte para pães e produtos frescos. Use um separado para carne crua, aves e frutos do mar. Isso impedirá que bactérias em uma tábua de corte entrem nos alimentos que não serão cozidos.
Limpeza de tábuas de corte:
- Lave todas as tábuas de corte com água quente e sabão após cada uso.
- Enxágüe com água limpa e seque ao ar ou seque com toalhas de papel limpas.
- As placas de acrílico, plástico, vidro e madeira sólida podem ser lavadas na máquina de lavar louça (placas laminadas podem rachar e rachar).
Sanitização de tábuas de corte:
- Use uma solução de 1 colher de sopa (15 mililitros) de alvejante líquido sem perfume por galão (3,8 litros) de água para tábuas de madeira e plástico.
- Inundar a superfície com a solução de alvejante e deixá-la em repouso por alguns minutos.
- Enxágüe com água limpa e seque ao ar ou seque com toalhas de papel limpas.
Substituição de tábuas de corte:
- As tábuas de corte de plástico e madeira se desgastam com o tempo.
- Jogue fora as tábuas de corte muito gastas ou com ranhuras profundas.
Esponjas de cozinha
Esponjas de cozinha podem desenvolver bactérias, leveduras e bolores nocivos.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que as melhores maneiras de matar germes em uma esponja de cozinha são:
- Microondas a esponja em alta por um minuto, o que mata até 99% dos germes.
- Limpe-o na máquina de lavar louça, usando ciclos de lavagem e secagem e uma temperatura de água de 140 ° F (60 ° C) ou superior.
Água e sabão ou alvejante e água não funcionam tão bem para matar germes em esponjas. Outra opção é comprar uma esponja nova a cada semana.
Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos. CPG Sec. 545,450 (cerâmica); importação e doméstico - contaminação por chumbo. www.fda.gov/regulatory-information/search-fda-guidance-documents/cpg-sec-545450-pottery-ceramics-import-and-domestic-lead-contamination.Atualizado em novembro de 2005. Acessado em 20 de junho de 2019.
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Serviço de Pesquisa Agrícola. Melhores maneiras de limpar esponjas de cozinha. www.ars.usda.gov/news-events/news/research-news/2007/best-ways-to-clean-kitchen-sponges. Atualizado em 22 de agosto de 2017. Acessado em 20 de junho de 2019.
Departamento de Agricultura, Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção dos Estados Unidos. Tábuas de corte e segurança alimentar. www.fsis.usda.gov/wps/portal/fsis/topics/food-safety-education/get-answers/food-safety-fact-sheets/safe-food-handling/cutting-boards-and-food-safety/ ct_index. Atualizado em agosto de 2013. Acessado em 20 de junho de 2019.