Envenenamento de folhas de ruibarbo
O envenenamento por folhas de ruibarbo ocorre quando alguém come pedaços de folhas da planta do ruibarbo.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os ingredientes venenosos incluem:
- Glicosídeos de antraquinona (possível)
- Ácido oxálico
Essas substâncias são encontradas nas folhas (lâmina da folha) do ruibarbo. O talo pode ser comido.
Os sintomas podem incluir:
- Dificuldade respiratória
- Bolhas na boca
- Queimando na boca e garganta
- Coma (inconsciência, falta de capacidade de resposta)
- Diarréia
- Voz rouca
- Aumento da produção de saliva
- Nausea e vomito
- Pedras nos rins (flanco e dor nas costas)
- Urina avermelhada
- Apreensões (convulsões)
- Dor de estômago
- Fraqueza
Bolhas e inchaço na boca podem ser graves o suficiente para impedir a fala e a deglutição normais.
Procure ajuda médica imediata. NÃO faça uma pessoa vomitar a menos que seja instruído a fazê-lo pelo controle de intoxicações ou por um profissional de saúde. Lave a pele e os olhos com bastante água, se a planta tocou nessas áreas.
Obtenha as seguintes informações:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome da planta, se conhecido
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. Não precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:
- Carvão ativado
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio através de um tubo através da boca até os pulmões e uma máquina de respiração (ventilador)
- Exames de sangue e urina
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos por via intravenosa (pela veia)
- Laxantes
- Remédios para tratar os sintomas
O seu desempenho depende da quantidade de veneno ingerido e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido você conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
Os sintomas duram de 1 a 3 dias e podem exigir internação hospitalar.
Envenenamentos graves podem resultar em insuficiência renal. Mortes foram relatadas, mas são raras.
NÃO toque ou coma nenhuma planta com a qual não esteja familiarizado. Lave as mãos depois de trabalhar no jardim ou passear na floresta.
Envenenamento por Rheum officinale
Graeme KA. Ingestão tóxica de plantas. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 65.
Ryan ET, Hill DR, Solomon T, Aronson NE, Endy TP. Plantas venenosas e animais aquáticos. In: Ryan ET, Hill DR, Solomon T, Aaronson NE, Endy TP, eds. Medicina Tropical de Hunter e Doenças Infecciosas Emergentes. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 139.