As causas da pele rachada e as melhores maneiras de tratá-la
Contente
- O que causa a pele rachada?
- Pele seca
- Eczema
- Psoríase
- Neuropatia diabética
- Pé de atleta
- Lábios rachados
- Ceratólise exfoliativa
- Tratamento em casa para a pele rachada
- Pomada ou creme hidratante
- Vaselina
- Creme tópico de hidrocortisona
- Atadura líquida
- Esfoliação
- Medicação antifúngica
- Complicações da pele rachada
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
A pele rachada pode acontecer quando a barreira da pele está comprometida. Geralmente, é um sintoma de pele seca e irritada, mas há muitas causas possíveis.
Seus pés, mãos e lábios podem ser especialmente propensos a rachaduras. No entanto, dependendo da causa, a pele rachada também pode se desenvolver em outras áreas.
A maioria das causas de rachaduras na pele pode ser gerenciada com remédios caseiros. Mas se sua pele rachada for grave ou se você tiver alguma complicação, é melhor consultar um médico.
Vamos analisar as várias causas da pele rachada, além de maneiras de encontrar alívio.
O que causa a pele rachada?
Dependendo da causa, a pele rachada pode ser acompanhada de vários outros sintomas. Prestar atenção a esses sintomas pode ajudar a identificar a causa.
Pele seca
A pele seca, ou xerose, é a causa mais comum de pele rachada.
Na pele lisa e hidratada, os óleos naturais impedem que a pele seque retendo a umidade. Mas se sua pele não tem óleo suficiente, ela perde a umidade. Isso faz com que a pele seque e encolha, o que pode levar a rachaduras.
A pele seca pode ser causada por:
- Tempo frio. No inverno, baixa umidade e temperatura podem ressecar a pele. O aquecimento interno também diminui a umidade em sua casa.
- Irritantes químicos. Muitos produtos, como saboneteira e detergente para a roupa, podem conter produtos químicos. Essas substâncias podem danificar a barreira da pele e causar ressecamento.
- Água quente. A água quente dos chuveiros ou da louça pode reduzir a umidade da pele.
- Medicamento. A secura pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, como retinóides tópicos.
- Excesso de umidade. Quando sua pele é constantemente exposta à umidade, ela pode realmente irritar e secar a pele. Isso pode acontecer com seus pés depois de usar meias suadas por muito tempo. Isso ocorre porque a água é irritante para a pele.
Eczema
Eczema é uma condição da pele que causa vermelhidão e coceira. Também é conhecida como dermatite atópica. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas na maioria das vezes afeta o rosto, as mãos e as dobras internas do braço e atrás dos joelhos.
A condição faz com que a pele pareça muito seca, o que pode levar a rachaduras. Outros sintomas do eczema incluem:
- descamação
- descamação
- bolhas
- comichão intensa
- manchas ásperas e escamosas
Psoríase
A psoríase é um distúrbio da disfunção imunológica que faz as células da pele crescerem muito rápido. À medida que as células extras se acumulam, a pele se torna escamosa. A inflamação também tem um papel importante.
O rápido acúmulo de células pode levar à secura e rachaduras, juntamente com:
- manchas vermelhas
- escamas brancas prateadas
- coceira, em alguns casos
Esses sintomas podem se desenvolver em qualquer lugar, mas geralmente aparecem no:
- couro cabeludo
- cotovelos
- joelhos
- parte inferior das costas
Neuropatia diabética
Calcanhares rachados são uma complicação comum do diabetes tipo 1 e tipo 2. A condição pode levar a neuropatia diabética ou danos nos nervos devido ao diabetes.
Na neuropatia diabética, seus nervos não conseguem controlar adequadamente a umidade da pele. Isso pode levar à secura e rachaduras, especialmente nos pés.
Outros sintomas da neuropatia diabética incluem:
- dormência nos pés ou mãos
- dor nos pés, pernas ou mãos
- calos nos pés
- fraqueza no tornozelo
Pessoas com diabetes são propensas a infecções de pele. Em muitos casos, a secura nos pés pode ser resultado do pé de atleta ou tinea pedis.
Pé de atleta
Outra causa de pés rachados é o pé de atleta. Esta é uma infecção de pele causada por um fungo.
A infecção, que geralmente se desenvolve entre os dedos ou na parte inferior dos pés, pode causar rachaduras na pele. Outros sintomas incluem:
- vermelhidão
- descamação
- inchaço
- coceira
O pé de atleta geralmente afeta pessoas que têm pés constantemente úmidos, como nadadores e corredores. Também é comum em pessoas com diabetes.
Lábios rachados
Quando seus lábios ficam muito secos ou irritados, eles podem quebrar, lascar e, em alguns casos, ficar inchados, com coceira ou dor.
Inflamação ou secura nos lábios pode ocorrer por várias razões. Alguns dos motivos mais comuns para lábios rachados incluem:
- lambida labial frequente
- tempo frio
- exposição ao vento
- uma reação alérgica a um protetor labial ou outro produto
Ceratólise exfoliativa
A ceratólise exfoliativa causa descamação nas mãos e nos pés. Geralmente afeta as palmas das mãos, mas também pode aparecer nas solas dos pés.
A pele perde sua barreira natural à medida que a camada superior se desprende. Isso pode levar à secura e rachaduras.
Outros sintomas incluem:
- bolhas cheias de ar
- vermelhidão
Tratamento em casa para a pele rachada
Existem várias maneiras diferentes de tratar a pele rachada em casa, se a condição não for muito grave. Dependendo da causa e localização da sua pele rachada, você pode tentar um desses tratamentos de autocuidado.
Pomada ou creme hidratante
Como a pele seca pode causar ou piorar as rachaduras, é importante manter a pele bem hidratada. Você pode fazer isso aplicando frequentemente hidratante.
Tente usar pomadas e cremes. Esses produtos tendem a ser mais eficazes porque têm a capacidade de ajudar sua pele a reter a umidade.
Você pode considerar os seguintes produtos que podem ser especialmente úteis no tratamento de pele seca e gretada:
- Creme Hidratante CeraVe
- Vanicream creme hidratante para a pele
- La Roche-Posay Lipikar Bálsamo AP + Hidratante
Você também pode experimentar produtos com ingredientes como:
- óleo de jojoba
- óleo de côco
- azeite
- manteiga de karité
Reaplique o hidratante duas a três vezes ao dia, inclusive imediatamente após o banho. Concentre-se nas partes mais secas do seu corpo.
Vaselina
A vaselina trata rachaduras selando e protegendo sua pele. A geléia tem a capacidade de bloquear a umidade, o que ajuda a curar a pele rachada.
Para usar este tratamento:
- Aplique vaselina nas áreas onde a pele está rachada.
- Cubra a área com um curativo ou gaze. Se você está tratando calcanhares rachados, use meias.
- Repita três vezes ao dia e imediatamente após o banho.
A vaselina é particularmente excelente para lábios secos. Antes de usar este produto, leia a lista de ingredientes para garantir que ele não inclua nada a que você é alérgico.
Creme tópico de hidrocortisona
Um creme tópico de hidrocortisona pode ser uma boa opção para a pele rachada que apresenta manchas vermelhas ou coceira. Este tipo de creme contém corticosteróides, que reduzem a irritação e o inchaço.
Os cremes de hidrocortisona estão disponíveis em diferentes potências. Os pontos fortes mais leves estão disponíveis como tratamentos de venda livre (OTC) que você pode comprar na farmácia local. Você precisará de uma receita do seu médico para um creme de hidrocortisona mais forte.
Ao usar a hidrocortisona, siga as instruções da embalagem. Você também pode combinar este tratamento com um hidratante. Aplique o creme de hidrocortisona primeiro e adicione o hidratante por cima.
Antes de usar o creme tópico de hidrocortisona, é melhor conversar com seu dermatologista ou profissional de saúde para saber se ele ajudará com sua condição específica.
Atadura líquida
Um curativo líquido na pele pode tratar rachaduras mais profundas na pele. Este tratamento OTC funciona mantendo a pele rachada, o que incentiva a cura.
Para aplicar um curativo líquido, leia as instruções na embalagem. A maioria das bandagens líquidas envolve a aplicação do líquido com um pincel pequeno. O líquido vai secar e selar a pele.
Como o curativo líquido precisa grudar na pele, evite usá-lo com outros cremes ou pomadas.
Esfoliação
A esfoliação suave pode remover as células mortas e secas da superfície da sua pele. Este remédio é frequentemente recomendado para pés e calcanhares rachados.
Para esfoliar os pés:
- Mergulhe os pés na água por 20 minutos.
- Use uma bucha ou pedra-pomes para esfregar suavemente a pele seca.
- Seque e aplique um hidratante.
- Esfolie uma ou duas vezes por semana, para começar.
Medicação antifúngica
Se você acha que tem o pé de atleta, pode comprar um tratamento tópico com fungos, como a terbinafina (Lamisil), e usá-lo nos pés.
Complicações da pele rachada
Se sua pele rachada não melhorar com autocuidado ou remédios caseiros, isso pode levar a outros problemas. As possíveis complicações incluem:
- sangrando
- danos mais profundos na pele
- cicatrizes
- infecções bacterianas, como celulite
- dor ao caminhar ou em pé
Quando consultar um médico
Casos leves de pele rachada podem ser tratados em casa. Mas se a sua pele rachada não melhorar após 2 semanas de tratamento ou se piorar, consulte o seu médico.
Você também deve procurar atendimento médico se tiver uma pele rachada que seja:
- sangrando
- cheio de pus
- ficando mais vermelho ou mais irritado
- intensamente coceira
- acompanhada de febre
A linha inferior
Em muitos casos, a pele rachada é causada por uma pele extremamente seca, inflamada ou irritada. Isso acontece quando sua pele perde tanta umidade que se decompõe. A maioria das pessoas desenvolve pele rachada nos pés, mãos e lábios, mas isso pode afetar qualquer parte do corpo.
Geralmente, você pode tratar a pele rachada com remédios como vaselina, cremes hidratantes, cremes leves de hidrocortisona e ataduras líquidas. Mas se o crack não melhorar, ou se você tiver sinais de infecção, marque uma consulta com seu médico o mais rápido possível.