Cegueira e perda de visão
A cegueira é uma falta de visão. Também pode referir-se a uma perda de visão que não pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.
- A cegueira parcial significa que você tem uma visão muito limitada.
- A cegueira completa significa que você não pode ver nada e não vê a luz. (A maioria das pessoas que usam o termo "cegueira" significa cegueira completa.)
Pessoas com visão pior do que 20/200, mesmo com óculos ou lentes de contato, são legalmente consideradas cegas na maioria dos estados dos Estados Unidos.
A perda de visão refere-se à perda parcial ou total da visão. Essa perda de visão pode acontecer repentinamente ou durante um período de tempo.
Alguns tipos de perda de visão nunca levam à cegueira completa.
A perda de visão tem muitas causas. Nos Estados Unidos, as principais causas são:
- Acidentes ou lesões na superfície do olho (queimaduras químicas ou lesões esportivas)
- Diabetes
- Glaucoma
- Degeneração macular
O tipo de perda parcial da visão pode ser diferente, dependendo da causa:
- Na catarata, a visão pode ficar turva ou embaçada, e a luz brilhante pode causar reflexos
- Com diabetes, a visão pode ficar turva, pode haver sombras ou áreas de visão ausentes e dificuldade em enxergar à noite
- Com glaucoma, pode haver visão em túnel e áreas de visão ausentes
- Com degeneração macular, a visão lateral é normal, mas a visão central é lentamente perdida
Outras causas de perda de visão incluem:
- Vasos sanguíneos bloqueados
- Complicações de parto prematuro (fibroplasia retrolental)
- Complicações da cirurgia ocular
- Olho preguiçoso
- Neurite óptica
- Golpe
- Retinite pigmentosa
- Tumores, como retinoblastoma e glioma óptico
A cegueira total (sem percepção de luz) é muitas vezes devido a:
- Trauma ou lesão grave
- Descolamento retiniano completo
- Glaucoma de estágio final
- Retinopatia diabética em estágio final
- Infecção ocular interna grave (endoftalmite)
- Oclusão vascular (acidente vascular cerebral no olho)
Quando você tem baixa visão, pode ter problemas para dirigir, ler ou fazer pequenas tarefas, como costurar ou fazer artesanato. Você pode fazer mudanças em sua casa e rotinas que o ajudem a se manter seguro e independente. Muitos serviços fornecerão o treinamento e o suporte de que você precisa para viver de forma independente, incluindo o uso de aparelhos para visão subnormal.
A perda repentina da visão é sempre uma emergência, mesmo que você não tenha perdido completamente a visão. Você nunca deve ignorar a perda de visão, pensando que vai melhorar.
Contate um oftalmologista ou vá ao pronto-socorro imediatamente. As formas mais graves de perda de visão são indolores e a ausência de dor de forma alguma diminui a necessidade urgente de obter cuidados médicos. Muitas formas de perda de visão fornecem apenas um curto período de tempo para um tratamento bem-sucedido.
Seu médico fará um exame oftalmológico completo. O tratamento dependerá da causa da perda de visão.
Para perda de visão de longo prazo, consulte um especialista em visão subnormal, que pode ajudá-lo a aprender a cuidar de si mesmo e a viver uma vida plena.
Perda de visão; Sem percepção de luz (PNL); Visão subnormal; Perda de visão e cegueira
- Neurofibromatose I - forame óptico aumentado
Cioffi GA, Liebmann JM. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 395.
Colenbrander A, Fletcher DC, Schoessow K. Reabilitação da visão. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2021. Philadelphia, PA: Elsevier; 2021: 524-528.
Fricke TR, Tahhan N, Resnikoff S, et al, Prevalência global de presbiopia e deficiência visual de presbiopia não corrigida: revisão sistemática, meta-análise e modelagem. Oftalmologia. 2018; 125 (10): 1492-1499. PMID: 29753495 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29753495/.
Olitsky SE, Marsh JD. Distúrbios da visão. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 639.