Óleo de lavanda
O óleo de lavanda é um óleo feito de flores de plantas de lavanda. O envenenamento por lavanda pode ocorrer quando alguém engole grandes quantidades de óleo de lavanda. Isso pode ser acidental ou propositalmente.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
São principalmente o acetato de linalila e o linalol no óleo de lavanda que são venenosos.
O óleo de lavanda é usado em certos perfumes. Ele também é usado como uma substância aromatizante.
Outros produtos também podem conter óleo de lavanda e podem ser usados por diversos motivos.
Os sintomas de envenenamento por óleo de lavanda incluem:
- Visão embaçada
- Dificuldade ao respirar
- Dor ardente na garganta
- Queimaduras no olho (se entrar em contato com o olho)
- Confusão
- Diminuição do nível de consciência
- Diarreia (aguada, com sangue)
- Dor de estômago
- Vômito
- Irritação na pele
Procure ajuda médica imediatamente. NÃO faça a pessoa vomitar, a menos que o controle de intoxicações ou um profissional de saúde lhe diga para fazer.
Se o produto químico foi engolido, dê água ou leite à pessoa imediatamente, se o provedor disser para fazê-lo. NÃO dê nada para beber se a pessoa apresentar sintomas que dificultem a deglutição. Isso inclui vômitos, convulsões ou diminuição do nível de alerta.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (e ingredientes, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados.
A pessoa pode receber:
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo um tubo através da boca até os pulmões e uma máquina de respiração (ventilador)
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos pela veia (por IV)
- Laxante
- Remédios para tratar os sintomas
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de veneno ingerida e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido a ajuda médica for fornecida, melhores serão as chances de recuperação.
O óleo de lavanda geralmente não é venenoso em adultos quando inalado durante a aromaterapia ou engolido em pequenas quantidades. Pode causar uma reação em crianças que engolem pequenas quantidades. Os principais efeitos são devidos a reações alérgicas na pele.
Graeme KA. Ingestão tóxica de plantas. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 65.
Meehan TJ. Aproxime-se do paciente envenenado. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 139.
Theobald JL, Kostic MA. Envenenamento. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 77.