Rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia para reparar ou remodelar o nariz.
A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia local ou geral, dependendo do procedimento exato e da preferência da pessoa. É realizado em um consultório cirúrgico, hospital ou centro cirúrgico ambulatorial. Procedimentos complexos podem exigir uma curta permanência no hospital. O procedimento geralmente leva de 1 a 2 horas. Pode demorar mais.
Com a anestesia local, o nariz e a área ao redor ficam anestesiados. Você provavelmente ficará ligeiramente sedado, mas acordará durante a cirurgia (relaxado e sem sentir dor). A anestesia geral permite que você durma durante a operação.
A cirurgia geralmente é feita através de um corte (incisão) feito dentro das narinas. Em alguns casos, o corte é feito de fora, ao redor da base do nariz. Este tipo de corte é utilizado para realizar trabalhos na ponta do nariz ou caso seja necessário enxerto de cartilagem. Se o nariz precisar ser estreitado, a incisão pode se estender ao redor das narinas. Pequenas incisões podem ser feitas na parte interna do nariz para quebrar e remodelar o osso.
Uma tala (metal ou plástico) pode ser colocada na parte externa do nariz. Isso ajuda a manter a nova forma do osso quando a cirurgia é concluída. Talas de plástico macio ou compressas nasais também podem ser colocadas nas narinas. Isso ajuda a manter estável a parede divisória entre as passagens de ar (septo).
A rinoplastia é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais comuns. Pode ser usado para:
- Reduza ou aumente o tamanho do nariz
- Mude a forma da ponta ou da ponte nasal
- Estreite a abertura das narinas
- Altere o ângulo entre o nariz e o lábio superior
- Corrija um defeito de nascença ou lesão
- Ajuda a aliviar alguns problemas respiratórios
A cirurgia de nariz é considerada eletiva quando feita por razões estéticas. Nestes casos, o objetivo é mudar o formato do nariz para um que a pessoa considere mais desejável. Muitos cirurgiões preferem realizar uma cirurgia estética no nariz depois que o osso nasal acabou de crescer. Isso é por volta dos 14 ou 15 anos para as meninas e um pouco mais tarde para os meninos.
Os riscos para anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações a medicamentos, problemas respiratórios
- Sangramento, infecção ou hematomas
Os riscos para este procedimento incluem:
- Perda de suporte do nariz
- Deformidades do contorno do nariz
- Piora da respiração pelo nariz
- Necessidade de nova cirurgia
Após a cirurgia, pequenos vasos sanguíneos que rompem podem aparecer como pequenas manchas vermelhas na superfície da pele. Geralmente são menores, mas são permanentes. Não há cicatrizes visíveis se a rinoplastia for realizada por dentro do nariz. Se o procedimento estreitar as narinas dilatadas, pode haver pequenas cicatrizes na base do nariz que muitas vezes não são visíveis.
Em casos raros, um segundo procedimento é necessário para corrigir uma pequena deformidade.
Seu cirurgião pode lhe dar instruções a serem seguidas antes da cirurgia. Você pode precisar:
- Pare de quaisquer medicamentos para afinar o sangue. O seu cirurgião fornecerá uma lista desses medicamentos.
- Consulte seu médico regular para fazer alguns exames de rotina e verificar se é seguro fazer a cirurgia.
- Para ajudar na cicatrização, pare de fumar 2 a 3 semanas antes e depois da cirurgia.
- Peça a alguém que o leve para casa após a cirurgia.
Geralmente, você vai para casa no mesmo dia da cirurgia.
Logo após a cirurgia, seu nariz e rosto estarão inchados e doloridos. As dores de cabeça são comuns.
O tampão nasal geralmente é removido em 3 a 5 dias, após o qual você se sentirá mais confortável.
A tala pode ser deixada no local por 1 a 2 semanas.
A recuperação total leva várias semanas.
A cura é um processo lento e gradual. A ponta do nariz pode apresentar algum inchaço e dormência por meses. Você pode não conseguir ver os resultados finais por até um ano.
Cirurgia cosmética do nariz; Nariz - rinoplastia
- Septoplastia - alta
- Septoplastia - série
- Cirurgia de nariz - série
Ferril GR, Winkler AA. Rinoplastia e reconstrução nasal. In: Scholes MA, Ramakrishnan VR, eds. ENT Secrets. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 59.
Tardy ME, Thomas JR, Sclafani AP. Rinoplastia. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 34.