Inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual
Contente
- Causas de inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual
- Sintomas de inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual
- Quando chamar um médico
- Tratamento para edema mamário
- Remédios de estilo de vida
- Outlook
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual, ou mastalgia cíclica, é uma preocupação comum entre as mulheres. O sintoma faz parte de um grupo de sintomas denominado síndrome pré-menstrual ou TPM. O edema e a sensibilidade pré-menstrual da mama também podem ser um sinal de doença fibrocística da mama. A doença fibrocística da mama é um termo usado para descrever seios doloridos e protuberantes antes do período menstrual.
Mulheres com essa condição geralmente notam grandes caroços benignos (não cancerosos) nos seios antes da menstruação. Esses caroços podem mover-se quando empurrados e, normalmente, encolher quando o período termina.
A dor nas mamas relacionada à TPM pode variar em gravidade. Os sintomas geralmente atingem o pico logo antes do início da menstruação e desaparecem durante ou imediatamente após o período menstrual. Na maioria das vezes, os sintomas são mais um incômodo do que um problema médico sério. No entanto, sempre que estiver preocupada com alterações em seus seios, consulte o seu médico. Seios doloridos podem ser um sintoma da menopausa e uma variedade de problemas de saúde.
Causas de inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual
A flutuação dos níveis hormonais é responsável pela maioria dos episódios de inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual. Seus hormônios sobem e descem durante um ciclo menstrual normal. O momento exato das mudanças hormonais varia para cada mulher. O estrogênio faz com que os dutos mamários aumentem. A produção de progesterona faz com que as glândulas de leite inchem. Ambos os eventos podem causar dores nos seios.
Estrogênio e progesterona aumentam durante a segunda metade do ciclo - dias 14 a 28 em um ciclo “típico” de 28 dias. O pico de estrogênio ocorre no meio do ciclo, enquanto os níveis de progesterona aumentam durante a semana antes da menstruação.
Os medicamentos que contêm estrogênio também podem causar alterações nas mamas, como sensibilidade e inchaço.
Sintomas de inchaço e sensibilidade mamária pré-menstrual
Sensibilidade e peso em ambas as mamas são os principais sintomas de dor e inchaço pré-menstrual. Uma dor surda nos seios também pode ser um problema para algumas mulheres. O tecido mamário pode ficar denso ou áspero ao toque. Os sintomas tendem a aparecer uma semana antes da menstruação e desaparecer quase imediatamente quando o sangramento menstrual começa. A maioria das mulheres não sente dor intensa.
Em alguns casos, a sensibilidade mamária afeta as rotinas diárias de algumas mulheres em idade fértil e não está necessariamente ligada ao ciclo menstrual.
Devido à mudança natural nos níveis hormonais que ocorrem com a idade da mulher, o inchaço e a sensibilidade da mama pré-menstrual geralmente melhoram com a aproximação da menopausa. Os sintomas da TPM podem ser muito semelhantes aos do início da gravidez; aprenda a distinguir entre os dois.
Quando chamar um médico
Mudanças repentinas ou preocupantes na mama devem ser discutidas com seu médico. Embora a maior parte da dor e inchaço pré-menstrual da mama seja inofensiva, esses sintomas podem ser sinais de alerta de infecção ou outras condições médicas. Contate seu provedor de saúde se notar:
- caroços de mama novos ou em mudança
- secreção do mamilo, especialmente se a secreção for marrom ou com sangue
- dor na mama que interfere na sua capacidade de dormir ou realizar tarefas diárias
- caroços unilaterais, ou caroços que ocorrem apenas em uma das mamas
Seu médico fará um exame físico, incluindo um exame de mama, e pedirá mais informações sobre seus sintomas. Seu médico pode fazer as seguintes perguntas:
- Você notou alguma secreção do mamilo?
- Que outros sintomas (se houver) você está experimentando?
- A dor e sensibilidade nas mamas ocorrem a cada período menstrual?
Durante o exame das mamas, o médico sentirá se há caroços e fará anotações sobre as qualidades físicas dos mesmos. Se solicitado, seu médico também pode mostrar-lhe como realizar corretamente um autoexame das mamas.
Se o seu médico detectar quaisquer alterações anormais, ele pode realizar uma mamografia (ou um ultrassom se você tiver menos de 35 anos). A mamografia usa imagens de raios-X para visualizar o interior da mama. Durante esse teste, a mama é colocada entre uma placa de raios X e uma placa de plástico e comprimida ou achatada para criar uma imagem nítida. Este teste pode causar desconforto temporário ou sensação de beliscão. Em alguns casos, uma biópsia (amostra de tecido do nódulo mamário) pode ser necessária se os nódulos parecerem malignos (cancerosos).
Tratamento para edema mamário
A dor pré-menstrual da mama pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como:
- paracetamol
- ibuprofeno
- naproxeno sódico
Esses medicamentos também podem aliviar as cólicas associadas à TPM.
Mulheres com inchaço mamário moderado a grave e desconforto devem consultar seu médico sobre o melhor tratamento. Os diuréticos podem reduzir o inchaço, a sensibilidade e a retenção de água. No entanto, os medicamentos diuréticos aumentam a produção de urina e também podem aumentar o risco de desidratação. Use essas prescrições com cuidado sob a orientação do seu médico.
O controle hormonal da natalidade, incluindo pílulas anticoncepcionais orais, também pode acalmar os sintomas pré-menstruais da mama. Pergunte ao seu médico sobre essas opções se sentir fortes dores nos seios e não estiver interessada em engravidar em um futuro próximo.
Se a dor for forte, seu médico pode recomendar o medicamento Danazol, que é usado para tratar a endometriose e os sintomas da doença fibrótica da mama. Este medicamento pode ter efeitos colaterais graves, por isso só deve ser usado se outros tratamentos não funcionarem.
Remédios de estilo de vida
Mudanças no estilo de vida também podem ajudar a controlar o inchaço e a sensibilidade da mama pré-menstrual. Use um sutiã esportivo de apoio quando os sintomas piorarem. Você também pode optar por usar o sutiã à noite, para fornecer um suporte extra enquanto dorme.
A dieta pode desempenhar um papel importante na dor mamária. Cafeína, álcool e alimentos ricos em gordura e sal podem aumentar o desconforto. Reduzir ou eliminar essas substâncias de sua dieta uma ou duas semanas antes da menstruação pode ajudar a controlar ou prevenir os sintomas.
Certas vitaminas e minerais também podem ajudar a aliviar a dor nos seios e os sintomas de TPM relacionados. O Escritório de Saúde da Mulher do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda o consumo de vitamina E e 400 miligramas de magnésio por dia para ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Você pode encontrar uma variedade de opções aqui. Uma vez que os suplementos não são monitorados pelo FDA, escolha um fabricante confiável.
Escolha uma variedade de alimentos ricos nesses nutrientes, como:
- amendoim
- espinafre
- avelãs
- óleos de milho, oliva, cártamo e canola
- cenouras
- bananas
- farelo de aveia
- abacates
- arroz castanho
Seu médico também pode recomendar suplementos vitamínicos.
O autoexame também pode ajudar a monitorar quaisquer alterações no tecido mamário. De acordo com a American Cancer Society (ACS), mulheres na faixa dos 20 e 30 anos devem fazer autoexames das mamas uma vez por mês, normalmente após a menstruação, quando o inchaço e a sensibilidade são mínimos. As mamografias são recomendadas após os 45 anos e podem ser consideradas mais cedo. Seu médico pode recomendar mamografias a cada dois anos ou mais se houver baixo risco.
Os exercícios também podem melhorar a dor nos seios, as cólicas e a fadiga associadas à TPM.
Outlook
A sensibilidade e o edema mamários pré-menstruais costumam ser tratados de forma eficaz com cuidados domiciliares e medicamentos, quando necessário. Discuta sua condição com seu médico se as mudanças no estilo de vida e os medicamentos não o ajudarem a se sentir melhor.