Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Ask an MS Expert: Vaccines in the era of COVID-19 - What you need to know
Vídeo: Ask an MS Expert: Vaccines in the era of COVID-19 - What you need to know

Contente

Receber a injeção de natalizumab pode aumentar o risco de desenvolver leucoencefalopatia multifocal progressiva (PML; uma infecção rara do cérebro que não pode ser tratada, evitada ou curada e que geralmente causa morte ou deficiência grave). A chance de você desenvolver PML durante o tratamento com natalizumabe é maior se você tiver um ou mais dos seguintes fatores de risco.

  • Recebeu muitas doses de natalizumab, especialmente se recebeu tratamento por mais de 2 anos.
  • Você já foi tratado com medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, incluindo azatioprina (Azasan, Imuran), ciclofosfamida, metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall, Xatmep), mitoxantrona e micofenolato mofetil (CellCept).
  • Um exame de sangue mostra que você foi exposto ao vírus John Cunningham (JCV; um vírus ao qual muitas pessoas são expostas durante a infância e que geralmente não causa sintomas, mas pode causar PML em pessoas com sistema imunológico enfraquecido).

O seu médico provavelmente pedirá uma análise ao sangue antes ou durante o seu tratamento com injeção de natalizumab para ver se foi exposto ao JCV. Se o teste mostrar que você foi exposto ao JCV, você e seu médico podem decidir que você não deve receber a injeção de natalizumabe, especialmente se você também tiver um ou ambos os outros fatores de risco listados acima. Se o teste não mostrar que você foi exposto ao JCV, o médico pode repetir o teste de vez em quando durante o tratamento com injeção de natalizumab. Você não deve ser testado se tiver feito uma troca de plasma (tratamento no qual a parte líquida do sangue é removida do corpo e substituída por outros fluidos) durante as últimas 2 semanas porque os resultados do teste não serão precisos.


Existem outros fatores que também podem aumentar o risco de desenvolver LMP. Informe o seu médico se você tem ou já teve PML, um transplante de órgão ou outra condição que afeta o seu sistema imunológico, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), leucemia (câncer que causa muitas células do sangue para ser produzido e liberado na corrente sanguínea), ou linfoma (câncer que se desenvolve nas células do sistema imunológico). Informe também o seu médico se estiver a tomar ou se alguma vez tomou outros medicamentos que afetam o sistema imunitário, como o adalimumab (Humira); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); etanercept (Enbrel); glatirâmero (Copaxone, Glatopa); infliximab (Remicade); interferão beta (Avonex, Betaseron, Rebif); medicamentos para câncer; mercaptopurina (Purinethol, Purixan); esteróides orais, tais como dexametasona, metilprednisolona (Depo-medrol, Medrol, Solu-medrol), prednisolona (Prelone) e prednisona (Rayos); sirolimus (Rapamune); e tacrolimus (Astagraf, Envarsus XR, Prograf). O seu médico pode dizer-lhe que não deve receber injeção de natalizumab.


Um programa denominado programa TOUCH foi estabelecido para ajudar a gerenciar os riscos do tratamento com natalizumabe. Você só pode receber a injeção de natalizumabe se estiver registrado no programa TOUCH, se o natalizumabe for prescrito para você por um médico registrado no programa e se você receber a medicação em um centro de infusão registrado no programa. Seu médico lhe dará mais informações sobre o programa, fará com que você assine um formulário de inscrição e responderá a quaisquer perguntas que você tenha sobre o programa e seu tratamento com injeção de natalizumabe.

Como parte do programa TOUCH, o seu médico ou enfermeiro dar-lhe-á uma cópia do Guia de Medicação antes de iniciar o tratamento com injeção de natalizumab e antes de receber cada perfusão. Leia estas informações atentamente sempre que as receber e pergunte ao seu médico ou enfermeiro se tiver alguma questão. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.


Também como parte do programa TOUCH, seu médico precisará vê-lo a cada 3 meses no início do seu tratamento e depois pelo menos a cada 6 meses para decidir se você deve continuar usando o natalizumabe. Você também precisará responder a algumas perguntas antes de receber cada infusão para ter certeza de que o natalizumabe ainda é adequado para você.

Ligue para o seu médico imediatamente se você desenvolver algum problema médico novo ou agravamento durante o seu tratamento e por 6 meses após a sua última dose. Certifique-se especialmente de chamar seu médico se sentir algum dos seguintes sintomas: fraqueza em um lado do corpo que piora com o tempo; falta de jeito dos braços ou pernas; mudanças em seu pensamento, memória, andar, equilíbrio, fala, visão ou força que duram vários dias; dores de cabeça; convulsões; confusão; ou mudanças de personalidade.

Se o seu tratamento com injeção de natalizumabe for interrompido porque você tem PML, você pode desenvolver outra condição chamada síndrome inflamatória de reconstituição imunológica (IRIS; inchaço e agravamento dos sintomas que podem ocorrer quando o sistema imunológico começa a funcionar novamente após o início de certos medicamentos que o afetam ou interrompido), especialmente se você receber um tratamento para remover o natalizumab do sangue mais rapidamente. O seu médico irá vigiá-lo cuidadosamente quanto a sinais de IRIS e tratará estes sintomas se ocorrerem.

Diga a todos os médicos que o tratam que você está recebendo injeção de natalizumab.

Fale com o seu médico sobre os riscos de receber injeção de natalizumab.

O natalizumabe é usado para prevenir episódios de sintomas e retardar o agravamento da deficiência em adultos com formas recorrentes de esclerose múltipla (EM; uma doença em que os nervos não funcionam adequadamente e as pessoas podem sentir fraqueza, dormência, perda de coordenação muscular e problemas de visão, fala e controle da bexiga), incluindo:

  • síndrome clinicamente isolada (CIS; primeiro episódio de sintoma de nervo que dura pelo menos 24 horas),
  • doença recorrente-remitente (curso da doença em que os sintomas surgem de vez em quando),
  • doença progressiva secundária ativa (estágio posterior da doença com piora contínua dos sintomas).

Natalizumab também é usado para tratar e prevenir episódios de sintomas em adultos com doença de Crohn (uma condição em que o corpo ataca o revestimento do trato digestivo, causando dor, diarreia, perda de peso e febre) que não foram ajudados por outros medicamentos ou quem não pode tomar outros medicamentos. O natalizumab está em uma classe de medicamentos chamados anticorpos monoclonais. Ele age impedindo que certas células do sistema imunológico cheguem ao cérebro e à medula espinhal ou ao trato digestivo, causando danos.

O natalizumab é apresentado como uma solução concentrada (líquido) para ser diluído e injetado lentamente em uma veia por um médico ou enfermeiro. Geralmente é administrado uma vez a cada 4 semanas em um centro de infusão registrado. Demorará cerca de 1 hora para receber toda a sua dose de natalizumab.

O natalizumab pode causar reações alérgicas graves que são mais prováveis ​​de acontecer 2 horas após o início da perfusão, mas podem acontecer a qualquer momento durante o seu tratamento. Você terá que permanecer no centro de infusão por 1 hora após o término da infusão. Um médico ou enfermeira irá monitorá-lo durante este período para ver se você está tendo uma reação grave ao medicamento. Informe o seu médico ou enfermeiro se sentir quaisquer sintomas incomuns, como urticária, erupção cutânea, coceira, dificuldade em engolir ou respirar, febre, tontura, dor de cabeça, dor no peito, rubor, náusea ou calafrios, especialmente se ocorrerem dentro de 2 horas após o início de sua infusão.

Se você está recebendo injeção de natalizumabe para tratar a doença de Crohn, seus sintomas devem melhorar durante os primeiros meses de seu tratamento. Informe o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 12 semanas de tratamento. O seu médico pode parar de tratá-lo com injeção de natalizumab.

O natalizumabe pode ajudar a controlar seus sintomas, mas não curará sua condição. Cumpra todas as marcações para receber a injeção de natalizumab, mesmo que se sinta bem.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de receber a injeção de natalizumab,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao natalizumab, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes na injeção de natalizumab. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você já recebeu injeção de natalizumab antes e se você tem ou já teve alguma das condições listadas na seção AVISO IMPORTANTE. Antes de receber cada infusão de natalizumabe, informe o seu médico se você tiver febre ou qualquer tipo de infecção, incluindo infecções que duram muito tempo, como herpes (uma erupção que pode ocorrer de vez em quando em pessoas que tiveram varicela em o passado).
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com injeção de natalizumab, ligue para o seu médico.
  • não tome nenhuma vacina sem falar com o seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Se você faltar a uma consulta para receber uma infusão de natalizumabe, chame seu médico o mais rápido possível.

O natalizumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • Cansaço extremo
  • sonolência
  • dor ou inchaço nas articulações
  • dor nos braços ou pernas
  • dor nas costas
  • inchaço dos braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
  • cãibras musculares
  • dor de estômago
  • diarréia
  • azia
  • Prisão de ventre
  • gás
  • ganho ou perda de peso
  • depressão
  • suor noturno
  • menstruação dolorosa, irregular ou perdida (período)
  • inchaço, vermelhidão, queimação ou coceira na vagina
  • corrimento vaginal branco
  • dificuldade em controlar a micção
  • dor de dente
  • aftas
  • irritação na pele
  • pele seca
  • coceira

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles mencionados na seção COMO ou AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • dor de garganta, febre, tosse, calafrios, sintomas semelhantes aos da gripe, cólicas estomacais, diarreia, micção frequente ou dolorosa, necessidade repentina de urinar imediatamente ou outros sinais de infecção
  • amarelecimento da pele ou olhos, náuseas, vômitos, cansaço extremo, perda de apetite, urina escura, dor abdominal superior direita
  • alterações na visão, vermelhidão nos olhos ou dor
  • sangramento ou hematoma incomum
  • manchas pequenas, redondas, vermelhas ou roxas na pele
  • sangramento menstrual intenso

A injeção de natalizumab pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de natalizumab.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Tysabri®
Última revisão - 15/08/2020

Preso Hoje

Neuralgia trigeminal

Neuralgia trigeminal

A neuralgia do trigêmeo (TN) é uma doença nervo a. Cau a uma dor aguda ou emelhante a um choque elétrico em parte do ro to.A dor da TN vem do nervo trigêmeo. E e nervo tran po...
Travoprost oftálmico

Travoprost oftálmico

Travopro t oftálmico é u ado para tratar o glaucoma (uma condição em que o aumento da pre ão no olho pode levar à perda gradual de vi ão) e hiperten ão ocular (...