Como suas emoções afetam sua pele
Contente
- Por que sua pele fica temperamental
- Como ajudar sua pele a relaxar
- Mantenha seu estresse sob controle
- Consiga um pouco de sono
- Aumente a sua frequência cardíaca
- Siga uma rotina de cuidados com a pele
- Revisão para
Sua tez é um grande indicador do que você está pensando e sentindo - e a ligação entre os dois está embutida em você. Na verdade, começa no útero: "A pele e o cérebro são formados na mesma camada embriológica de células", diz Amy Wechsler, M. D., dermatologista e psiquiatra de Nova York. Eles se dividem para criar seu sistema nervoso e epiderme, "mas eles permanecem para sempre interconectados", diz ela.
"Na verdade, a pele é um dos maiores indicadores de nosso estado de espírito", acrescenta Merrady Wickes, chefe de conteúdo e educação do Detox Market. Feliz e calmo? A sua pele tende a manter a clareza e até a adotar um brilho total e um tom saudável. Mas quando você está com raiva, estressado ou ansioso, sua pele também fica; pode ficar vermelho, aparecer em espinhas ou ter um surto de rosácea ou psoríase.
É por isso que sua pele, assim como sua psique, está sofrendo as consequências da crise de COVID-19 repleta de ansiedade. "Recebi muito mais pacientes com acne e todos os tipos de problemas de pele", disse o Dr. Wechsler. “Já vi muitas pessoas dizerem: 'Juro que não tinha essa ruga no rosto antes do início da pandemia.' E eles estão certos. "
Aqui estão as notícias fortalecedoras: há coisas que você pode fazer para impedir que emoções negativas afetem seu rosto. Leia. (P.S. suas emoções podem afetar seu intestino também.)
Por que sua pele fica temperamental
Isso remonta à resposta de lutar ou fugir, aquele instinto superadaptativo que nos permite entrar em ação.
"Quando você enfrenta algo estressante, suas glândulas supra-renais secretam hormônios, incluindo cortisol, epinefrina (comumente conhecida como adrenalina) e pequenas quantidades de testosterona, que desencadeiam uma cascata de reações que podem levar ao excesso de produção de óleo, diminuição da imunidade (que pode estimular herpes labial e psoríase) e aumento do sangue nos vasos (o que pode causar olheiras e inchaço) ", diz o dermatologista da cidade de Nova York Neal Schultz, MD, a Forma Membro do Brain Trust. O bombeamento desse cortisol pode levar à inflamação e, em pequenas explosões, é NBD, diz o Dr. Wechsler. "Mas quando o cortisol é elevado por dias, semanas ou meses, isso leva a doenças inflamatórias da pele como acne, eczema e psoríase."
Além disso, o cortisol pode fazer com que nossa pele se torne "gotejante" - o que significa que ela perde mais água do que o normal, resultando em ressecamento, diz o Dr. Wechsler. É mais sensível também. “De repente, você pode não ser capaz de tolerar um produto e desenvolver uma erupção na pele”, diz ela. O cortisol também decompõe o colágeno da pele, o que pode causar rugas. E retarda a renovação das células da pele, que geralmente acontece a cada 30 dias. “As células mortas começam a se formar e sua pele parece opaca”, acrescenta o Dr. Wechsler.
Para agravar a situação, "uma pesquisa recente da Olay mostrou que o cortisol pode diminuir o metabolismo energético das células da pele em até 40 por cento e, portanto, reduzir sua capacidade de responder ao estresse e aos danos resultantes", disse Frauke Neuser, diretora associada da comunicações de ciência e inovação na Procter & Gamble.
Além disso, nossas emoções negativas - tristeza de um rompimento, ansiedade de prazo final - podem atrapalhar nossos hábitos de estilo de vida positivos. "Temos a tendência de deixar nossas rotinas de cuidados com a pele caírem no esquecimento, deixando de tirar a maquiagem e obstruindo nossos poros, ou pulando o hidratante, o que pode nos deixar com uma aparência envelhecida. Também podemos perder o sono, o que desencadeia a liberação de cortisol, ou estresse comer alimentos com açúcar refinado, que faz com que a insulina e a testosterona aumentem ", diz o Dr. Schultz. (Relacionado: O mito nº 1 sobre a alimentação emocional que todos precisam saber)
Sentir-se alegre também pode se manifestar fisicamente. "Para casos em que algo positivo acontece, você obtém a liberação de produtos químicos como endorfinas, oxitocina, serotonina e dopamina, os chamados hormônios do bem-estar", diz David E. Bank, MD, dermatologista em Mount Kisco, New York York, e um Forma Membro do Brain Trust. Eles foram menos estudados em termos do que fazem à pele, "mas não me surpreenderia se esses produtos químicos pudessem ter um efeito na função de barreira, ajudando nossa pele a se manter melhor hidratada e parecer mais radiante", diz o Dr. Banco. "É até possível que a liberação de hormônios de bem-estar faça com que os pequenos músculos ao redor dos folículos capilares de todo o corpo relaxem, deixando sua pele mais macia e lisa." O Dr. Bank enfatiza que, embora essas sejam apenas hipóteses, "há muita ciência para apoiá-las".
Como ajudar sua pele a relaxar
Mantenha seu estresse sob controle
Tomar medidas para controlar suas emoções pode ajudar a lidar com as reações cutâneas que elas estimulam, diz Jeanine B. Downie, M.D., dermatologista em Montclair, New Jersey. A emoção negativa mais comum que você enfrenta é o estresse diário de ser puxado em um milhão de direções. É imperativo encontrar maneiras de compensar isso. "Se o estresse não vai desaparecer, o autocuidado também não deve desaparecer", diz Wickes. Tratamentos de relaxamento apoiados por pesquisas - como aromaterapia, banhos de som, meditação, biofeedback e hipnose - são especialmente eficazes. "Tudo isso ajudou meus pacientes com rosácea que apresentam crises relacionadas à emoção", diz o Dr. Downie.
Idealmente, essas práticas conscientes começam a agir preventivamente. "Em muitos casos, tratamos a manifestação, não a causa", diz o Dr. Schultz. "E isso não está realmente resolvendo o problema." A acupuntura é especialmente preventiva. "Foi demonstrado que estimula a liberação e síntese de serotonina, o que ajuda a impulsionar seu humor e equilibrar o sistema nervoso", diz Stefanie DiLibero, uma acupunturista licenciada e fundadora do Gotham Wellness na cidade de Nova York. Ela recomenda agendar uma visita a um acupunturista licenciado a cada quatro a seis semanas para manter a calma.
Consiga um pouco de sono
“Os hormônios que ajudam a nos manter saudáveis, como a oxitocina, beta-endorfinas e hormônios do crescimento, são mais elevados - e o cortisol é mais baixo - quando estamos dormindo”, diz o Dr. Wechsler. "Obtenha sete horas e meia a oito horas por noite para deixar esses hormônios benéficos fazerem seu trabalho, para que sua pele possa se reparar e curar." (Essas afirmações de sono irão ajudá-lo a adormecer rapidamente.)
Aumente a sua frequência cardíaca
Uma chave surpreendente para prevenir a pele estressada: reserve um tempo para o sexo. "Algumas pessoas reviram os olhos para mim quando digo isso, mas funciona", diz o Dr. Wechsler. "Está provado que ter um orgasmo nos ajuda a dormir melhor e aumenta os níveis de oxitocina e beta-endorfina e reduz o cortisol." (Relacionado: 11 benefícios do sexo à saúde que não têm nada a ver com orgasmo)
O exercício tem um efeito semelhante. Quando você se exercita, suas endorfinas aumentam e o cortisol cai, diz o Dr. Wechsler. Procure fazer exercícios aeróbicos e de força regularmente. (Apenas certifique-se de aplicar protetor solar generosamente sempre que fizer exercícios ao ar livre.)
Siga uma rotina de cuidados com a pele
Seu regime de cuidados com a pele também pode ajudá-lo a manter um status quo positivo. O concentrado Hydrating Jelly Base + Active Cartridge Concentrate Fatigue (compre, $ 40, sephora.com) da Clinique iD contém taurina, um aminoácido que pode aumentar a energia celular, o que, por sua vez, faz sua pele parecer menos cansada. E a cannabis (ou CBD ou extrato de folha de sativa) é rica em ácidos graxos com propriedades calmantes para a pele. Em testes, o concentrado de ervas e óleo de semente de Cannabis Sativa da Kiehl (compre, $ 52, sephora.com) também demonstrou fortalecer a pele, tornando-a menos suscetível a estressores. Aplicar ou consumir adaptógenos, que podem reduzir o cortisol, também pode ajudar.
Clinique iD’s Hydrating Jelly Base + Active Cartridge Concentrate Fatigue $ 40,00 compre na Sephora Kiehl’s Cannabis Sativa Seed Oil Herbal Concentrate $ 52,00 compre na SephoraMas, no final do dia, é crucial manter seu regime usual de cuidados com a pele. "Isso é especialmente importante durante os períodos de estresse", diz o Dr. Wechsler. "É bom para a sua pele, dá a você uma sensação de controle sobre o seu dia e permite que você cuide de si mesmo. Quando sua pele fica melhor, você se sente melhor também.