Gerenciando dores de cabeça tensionais em casa
Uma cefaleia tensional é uma dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo ou pescoço. A cefaleia por tensão é um tipo comum de cefaleia. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adolescentes e adultos.
Uma cefaléia tensional ocorre quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta ao estresse, depressão, traumatismo craniano ou ansiedade.
Chuveiros ou banhos quentes ou frios podem aliviar a dor de cabeça em algumas pessoas. Você também pode descansar em uma sala silenciosa com um pano frio na testa.
Massagear suavemente os músculos da cabeça e do pescoço pode proporcionar alívio.
Se suas dores de cabeça são causadas por estresse ou ansiedade, você pode aprender maneiras de relaxar.
Medicamentos de venda livre para a dor, como aspirina, ibuprofeno ou paracetamol, podem aliviar a dor. Se você está planejando participar de uma atividade que sabe que vai causar dor de cabeça, tomar remédios para dor com antecedência pode ajudar.
Evite fumar e beber álcool.
Siga as instruções do seu médico sobre como tomar seus medicamentos. As dores de cabeça de repercussão são dores de cabeça que sempre voltam. Eles podem ocorrer devido ao uso excessivo de remédios para dor. Se você toma analgésicos mais de 3 dias por semana regularmente, pode desenvolver cefaleias de repercussão.
Esteja ciente de que a aspirina e o ibuprofeno (Advil, Motrin) podem irritar seu estômago. Se você toma paracetamol (Tylenol), NÃO tome mais do que um total de 4.000 mg (4 gramas) de dosagem regular ou 3.000 mg (3 gramas) de dosagem extra por dia para evitar danos ao fígado.
Saber quais são os gatilhos da sua dor de cabeça pode ajudá-lo a evitar situações que a causam. Um diário de dor de cabeça pode ajudar. Quando você tiver uma dor de cabeça, escreva o seguinte:
- Dia e hora a dor começou
- O que você comeu e bebeu nas últimas 24 horas
- Quanto voce dormiu
- O que você estava fazendo e onde estava antes da dor começar
- Quanto tempo a dor de cabeça durou e o que a fez parar
Revise seu diário com seu provedor para identificar os gatilhos ou um padrão para suas dores de cabeça. Isso pode ajudar você e seu provedor a criar um plano de tratamento. Conhecer seus gatilhos pode ajudá-lo a evitá-los.
Mudanças no estilo de vida que podem ajudar incluem:
- Use um travesseiro diferente ou mude as posições de dormir.
- Pratique uma boa postura ao ler, trabalhar ou fazer outras atividades.
- Pratique exercícios e alongue as costas, o pescoço e os ombros com frequência ao digitar, trabalhar em computadores ou fazer outros trabalhos de perto.
- Faça exercícios mais vigorosos. Este é um exercício que faz seu coração bater mais rápido. (Verifique com seu provedor sobre que tipo de exercício é melhor para você.)
- Verifique seus olhos. Se você tem óculos, use-os.
- Aprenda e pratique o gerenciamento do estresse. Algumas pessoas consideram os exercícios de relaxamento ou meditação úteis.
Se o seu provedor prescreve medicamentos para prevenir dores de cabeça ou ajudar no estresse, siga exatamente as instruções sobre como tomá-los. Informe o seu provedor sobre quaisquer efeitos colaterais.
Ligue para o 911 se:
- Você está experimentando "a pior dor de cabeça da sua vida".
- Você tem problemas de fala, visão ou movimento ou perda de equilíbrio, especialmente se nunca teve esses sintomas de dor de cabeça antes.
- Uma dor de cabeça começa de repente.
Agende uma consulta ou ligue para o seu provedor se:
- Seu padrão de dor de cabeça ou dor muda.
- Tratamentos que antes funcionavam não ajudam mais.
- Você tem efeitos colaterais do seu medicamento.
- Você está grávida ou pode engravidar. Alguns medicamentos não devem ser tomados durante a gravidez.
- Você precisa tomar medicamentos para a dor mais de 3 dias por semana.
- Suas dores de cabeça são mais intensas quando você está deitado.
Cefaléia do tipo tensional - autocuidado; Cefaléia de contração muscular - autocuidado; Dor de cabeça - benigna - autocuidado; Cefaleia - tensão-autocuidado; Dores de cabeça crônicas - tensão - autocuidado; Cefaleias rebatidas - tensão - autocuidado
- Cefaleia do tipo tensional
- Dor de cabeça
- Tomografia computadorizada do cérebro
- Enxaqueca
Garza I, Schwedt TJ, Robertson CE, Smith JH. Dor de cabeça e outras dores craniofaciais. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 103.
Jensen RH. Cefaléia do tipo tensional - a cefaléia normal e mais prevalente. Dor de cabeça. 2018; 58 (2): 339-345. PMID: 28295304 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28295304.
Rozental JM. Cefaleia do tipo tensional, cefaleia do tipo tensional crônica e outros tipos de cefaleia crônica. Em: Benzon HT, Raja SN, Liu SS, Fishman SM, Cohen SP, eds. Essentials of Pain Medicine. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 20.
- Dor de cabeça