6 exercícios de natação que visam sua barriga
Contente
- Benefícios da natação
- Conselho de um especialista em fitness
- 1. Chutes de Kickboard
- 2. Piques
- 3. Tic-toc
- 4. Flicker kick
- 5. Pontapé de golfinho
- 6. Nadar com uma bóia ou faixa nos tornozelos
- Conselhos de tonificação da água de um fisioterapeuta
- Leve embora
Benefícios da natação
Manter a área da barriga seca pode ser um grande desafio para a academia, especialmente para mulheres que tiveram um bebê e homens que querem abdominais.
A natação é um ótimo exercício aeróbico que também é bom para tonificar. Isso ocorre porque mesmo as partes do seu corpo que não estão se movendo ativamente estão apoiando você contra a resistência da água.
Os exercícios de piscina também são únicos porque fornecem resistência firme sem impacto.
Você pode perder o equilíbrio levantando pesos livres ou mudar para a posição errada em uma máquina de exercício, mas cair na piscina é muito raro. Isso oferece uma grande oportunidade de fortalecer a força com menos riscos.
Conselho de um especialista em fitness
Sara Haley acredita muito em natação e exercícios aquáticos. Ela é especialista em fitness e especialista em exercícios pré e pós-natal, e muito do seu trabalho envolve manter a barriga forte.
"Se você quer que todo o seu núcleo seja forte, também precisa fortalecer a região lombar - isso ajudará você a se manter no seu cão", diz ela.
Músculos fortes no abdômen são essenciais para a saúde das costas. Os músculos abdominais e traseiros o mantêm equilibrado e impedem que você afunde e comprima os órgãos internos.
Aqui estão seis exercícios aquáticos que ela recomenda para ajudá-lo a fortalecer sua barriga.
SEGURANÇA PRIMEIROComo esses exercícios são realizados em uma piscina, mantenha a segurança uma prioridade. Se você sentir que não pode realizar o exercício com segurança devido à fadiga, pare imediatamente, saia da piscina e descanse.1. Chutes de Kickboard
Este exercício segue um formulário usado nas aulas de natação para iniciantes.
- Braços estendidos, segure um kickboard na sua frente e comece a chutar os pés.
- Ao nadar, imagine puxar o umbigo em direção à coluna e afastar-se do fundo da piscina.
- Percorra a extensão da piscina ou até se sentir cansado e não poder continuar com segurança.
Equipamento necessário: Compre um kickboard.
2. Piques
Este exercício trabalha seus abdominais e seus braços.
- De uma posição em pé na água até o pescoço, puxe os joelhos até o peito.
- Incline-se para trás, estendendo e endireitando as duas pernas para a frente em uma posição de canivete. Seu corpo deve estar em um "V", com o fundo apontando para o chão da piscina.
- Mantenha essa posição, o que ajudará a tonificar seus abdominais.
- Mantenha-se à tona usando os braços, empurrando-os para trás em círculos. Isso pode ajudar a tonificar o tríceps.
- Segure por alguns segundos, descanse e repita 10 vezes.
Os iniciantes podem conseguir manter a posição do pique por um segundo ou dois. No entanto, ser consistente com um programa de exercícios permitirá que você mantenha a posição do pique por um longo período de tempo.
3. Tic-toc
Este exercício trabalha seus músculos oblíquos ou laterais, bem como seus abdominais.
- Fique na parte rasa da piscina com os pés afastados na largura dos ombros.
- Incline-se para um lado até que seu braço fique submerso até o cotovelo.
- Mova-se lentamente de volta para a posição vertical, apertando os abdominais com força enquanto volta a ficar em pé.
- Incline-se lentamente para fazer o exercício do outro lado.
- Repita 8 vezes.
4. Flicker kick
Este exercício trabalha os músculos dos quadris (flexores do quadril) e nádegas (músculos glúteos), além dos músculos do núcleo. Quando você se sentir confortável o suficiente na água, poderá fazer o exercício sem o dispositivo flutuante.
- Enquanto estiver em uma piscina em que seus pés não possam tocar o fundo, segure a borda da piscina ou use um dispositivo flutuante (como um macarrão na piscina) para manter a parte superior do corpo à tona.
- Pendure as pernas em direção ao fundo da piscina.
- Tesoura chute seus pés da frente para trás rapidamente para ajudar a mantê-lo à tona. Aponte os dedos dos pés e mantenha as pernas retas enquanto chuta.
- Repita esse movimento pelo tempo que puder fazer com conforto e segurança.
Equipamento necessário: Compre um macarrão na piscina.
5. Pontapé de golfinho
Para aumentar o uso dos músculos do núcleo e facilitar a respiração, você também pode virar de costas para fazer este exercício.
- Comece com os braços estendidos à sua frente, apertando as mãos ou segurando um kickboard.
- Apertando os músculos do núcleo, mova seu corpo em um movimento ondulatório para se impulsionar para frente. Primeiro, empurre o peito para baixo enquanto mantém os quadris para cima e depois empurre os quadris para baixo enquanto a parte superior do corpo se move. Isso pode exigir alguma prática.
- Repita esse movimento enquanto viaja ao longo da piscina ou até se sentir cansado e não poder continuar com segurança o exercício.
Equipamento necessário: Compre um kickboard.
6. Nadar com uma bóia ou faixa nos tornozelos
Uma bóia de tração é um pequeno equipamento de natação que ajuda seu corpo a se manter à tona. Você pode encontrá-los em lojas de artigos esportivos.
- Coloque uma bóia de tração entre as coxas ou os tornozelos. Isso irá flutuar seus quadris e pernas para a superfície da água. Ou, para um exercício mais desafiador, coloque uma correia nos tornozelos.
- Comece a nadar freestyle. Isso significa fazer o golpe de rastreamento, no qual você alterna os braços em um movimento circular para a frente, atrás e acima da cabeça. Mantenha os pés juntos e não chute, permitindo que a bóia mantenha as pernas flutuando. Isso permite que você isole sua parte superior do corpo durante o exercício. O uso de uma faixa no tornozelo serve ao mesmo objetivo, mas permite um treino mais desafiador.
- Mantenha seu núcleo engatado para impedir que seus quadris e pés afundem.
- Percorra a extensão da piscina ou até se sentir cansado demais para continuar.
Equipamento necessário: Compre uma bóia de tração ou uma faixa de tornozelo.
Conselhos de tonificação da água de um fisioterapeuta
O Dr. Taylor Moore é um médico de fisioterapia que competiu no nível da Divisão 1 da faculdade de natação por quatro anos. Seus exercícios combinam técnica de natação com tonificação. Ela aconselha prestar muita atenção ao ponto em que seus músculos se cansam.
"Depois de determinar a que distância de um treino o seu acidente vascular cerebral é interrompido quando você se cansa, é o quão longe você deve definir seu primeiro grupo de exercícios", diz ela. "Quando você atingir esse número ou sentir que está executando os movimentos incorretamente, pare o treino e comece a fazer exercícios para manter sua técnica."
Leve embora
A natação é uma ótima maneira de se exercitar, principalmente nos meses quentes de verão. Com esses exercícios, você pode não apenas dar um mergulho na piscina, mas também tonificar seu estômago e fortalecer seu núcleo!
Como em qualquer exercício, a segurança é fundamental. Se você começar a se sentir cansado ou sentir alguma dor, faça uma pausa fora da piscina. E lembre-se de que é sempre uma boa ideia conversar com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.