Teste de sangue de distribuição de eritrócitos materno-fetais
![Teste de sangue de distribuição de eritrócitos materno-fetais - Medicamento Teste de sangue de distribuição de eritrócitos materno-fetais - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/millipede-toxin.webp)
O teste de distribuição de eritrócitos materno-fetais é usado para medir o número de glóbulos vermelhos do feto no sangue de uma mulher grávida.
É necessária uma amostra de sangue.
Nenhuma preparação especial é necessária para este teste.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
A incompatibilidade de Rh é uma condição que ocorre quando o tipo de sangue da mãe é Rh-negativo (Rh-) e o tipo de sangue de seu bebê é Rh-positivo (Rh +). Se a mãe for Rh +, ou se ambos os pais forem Rh-, não há razão para se preocupar com a incompatibilidade de Rh.
Se o sangue do bebê for Rh + e entrar na corrente sanguínea Rh- da mãe, seu corpo produzirá anticorpos. Esses anticorpos podem passar de volta pela placenta e prejudicar os glóbulos vermelhos do bebê em desenvolvimento. Isso pode causar anemia leve a grave no feto.
Este teste determina a quantidade de sangue que foi trocada entre a mãe e o feto. Todas as mulheres grávidas Rh- devem fazer este teste se apresentarem sangramento ou risco de sangramento durante a gravidez.
Em uma mulher cujo sangue é Rh incompatível com o de seu bebê, este teste ajuda a descobrir a quantidade de imunoglobulina Rh (RhoGAM) que ela deve receber para evitar que seu corpo produza proteínas anormais que atacam o feto em gestações futuras.
Em um valor normal, nenhuma ou poucas células do bebê estão no sangue da mãe. A dose padrão de RhoGAM é suficiente neste caso.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Em um resultado de teste anormal, o sangue do feto está vazando para a circulação sanguínea da mãe. Quanto mais células do bebê houver, mais imunoglobulina Rh a mãe deve receber.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Várias punções para localizar veias
- Desmaio ou sensação de tontura
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Coloração Kleihauer-Betke; Citometria de fluxo - distribuição de eritrócitos materno-fetais; Incompatibilidade de Rh - distribuição de eritrócitos
Chernecky CC, Berger BJ. Coloração de Betke-Kleihauer (coloração de hemoglobina fetal, coloração de Kleihauer-Betke, K-B) - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 193-194.
Cooling L, Downs T. Immunohematology. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gerenciamento por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 35.
Moise KJ. Aloimunização de eritrócitos. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 40.