Análise de fluido sinovial
A análise do líquido sinovial é um grupo de testes que examina o líquido das articulações (sinovial). Os testes ajudam a diagnosticar e tratar problemas relacionados às articulações.
Uma amostra de líquido sinovial é necessária para este teste. O líquido sinovial é normalmente um líquido espesso, cor de palha, encontrado em pequenas quantidades nas articulações.
Depois que a pele ao redor da articulação é limpa, o médico insere uma agulha estéril através da pele e no espaço articular. O líquido é então puxado pela agulha para uma seringa estéril.
A amostra do fluido é enviada para o laboratório. O técnico de laboratório:
- Verifica a cor da amostra e quão clara é
- Coloca a amostra sob um microscópio, conta o número de glóbulos vermelhos e brancos e procura cristais (no caso de gota) ou bactérias
- Mede glicose, proteínas, ácido úrico e lactato desidrogenase (LDH)
- Mede a concentração de células no fluido
- Cultiva o fluido para ver se alguma bactéria cresce
Normalmente, nenhuma preparação especial é necessária. Informe o seu provedor se você estiver tomando um anticoagulante, como aspirina, varfarina (Coumadin) ou clopidogrel (Plavix). Estes medicamentos podem afetar os resultados do teste ou sua capacidade de fazer o teste.
Às vezes, o provedor injeta primeiro um medicamento anestésico na pele com uma pequena agulha, que pode arder. Uma agulha maior é então usada para retirar o líquido sinovial.
Este teste também pode causar algum desconforto se a ponta da agulha tocar o osso. O procedimento geralmente dura menos de 1 a 2 minutos. Pode demorar mais se houver uma grande quantidade de fluido que precisa ser removido.
O teste pode ajudar a diagnosticar a causa da dor, vermelhidão ou inchaço nas articulações.
Às vezes, a remoção do fluido também pode ajudar a aliviar a dor nas articulações.
Este teste pode ser usado quando seu médico suspeitar de:
- Sangramento na articulação após uma lesão na articulação
- Gota e outros tipos de artrite
- Infecção em uma articulação
O fluido articular anormal pode parecer turvo ou anormalmente espesso.
O seguinte, encontrado no fluido articular, pode ser um sinal de um problema de saúde:
- Sangue - lesão na articulação ou um problema de sangramento em todo o corpo
- Pus - infecção na articulação
- Excesso de fluido articular - osteoartrite ou lesão da cartilagem, ligamento ou menisco
Os riscos deste teste incluem:
- Infecção da articulação - incomum, mas mais comum com aspirações repetidas
- Sangrando no espaço articular
Compressas de gelo ou frias podem ser aplicadas na articulação por 24 a 36 horas após o teste para reduzir o inchaço e a dor nas articulações. Dependendo do problema exato, você provavelmente poderá retomar suas atividades normais após o procedimento. Converse com seu provedor para determinar qual atividade é mais apropriada para você.
Análise de fluido articular; Aspiração de fluido articular
- Aspiração articular
El-Gabalawy HS. Análise do líquido sinovial, biópsia sinovial e patologia sinovial. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O’Dell JR, eds. Livro Didático de Reumatologia de Kelley e Firestein. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 53.
Pisetsky DS. Testes de laboratório nas doenças reumáticas. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 257.