Coloração de Gram do líquido pleural
A coloração de Gram do líquido pleural é um teste para diagnosticar infecções bacterianas nos pulmões.
Uma amostra do fluido pode ser removida para teste. Este processo é denominado toracocentese. Um teste que pode ser feito no líquido pleural envolve colocar o líquido em uma lâmina de microscópio e misturá-lo com uma coloração violeta (chamada coloração de Gram). Um especialista de laboratório usa um microscópio para procurar bactérias na lâmina.
Se houver bactérias, a cor, o número e a estrutura das células são usados para identificar o tipo de bactéria. Este teste será feito se houver preocupação de que uma pessoa tenha uma infecção envolvendo o pulmão ou o espaço fora do pulmão, mas dentro do tórax (espaço pleural).
Nenhuma preparação especial é necessária antes do teste. Provavelmente, será feita uma radiografia de tórax antes e depois do teste.
NÃO tussa, respire profundamente ou se mova durante o teste para evitar lesões no pulmão.
Você sentirá uma sensação de ferroada quando o anestésico local for injetado. Você pode sentir dor ou pressão quando a agulha é inserida no espaço pleural.
Informe o seu médico se sentir falta de ar ou dor no peito.
Normalmente, os pulmões enchem o peito de uma pessoa com ar. Se o fluido se acumular fora dos pulmões, mas dentro do tórax, isso pode causar muitos problemas. A remoção do fluido pode aliviar os problemas respiratórios de uma pessoa e ajudar a explicar como o fluido se acumulou lá.
O teste é realizado quando o profissional de saúde suspeita de uma infecção do espaço pleural ou quando uma radiografia de tórax revela uma coleção anormal de líquido pleural. A coloração de Gram pode ajudar a identificar a bactéria que pode estar causando a infecção.
Normalmente, nenhuma bactéria é vista no líquido pleural.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Você pode ter uma infecção bacteriana no revestimento dos pulmões (pleura).
Coloração de Gram do líquido pleural
- Esfregaço pleural
Broaddus VC, Light RW. Derrame pleural. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 79.
Hall GS, Woods GL. Bacteriologia médica. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 58.