Mancha de fluoresceína nos olhos
Este é um teste que usa corante laranja (fluoresceína) e luz azul para detectar corpos estranhos no olho. Este teste também pode detectar danos à córnea. A córnea é a superfície externa do olho.
Um pedaço de papel absorvente contendo a tinta é tocado na superfície do seu olho. Você é solicitado a piscar. Piscando espalha a tinta e reveste a película lacrimal que cobre a superfície da córnea. O filme lacrimal contém água, óleo e muco para proteger e lubrificar o olho.
Em seguida, o profissional de saúde ilumina seus olhos com uma luz azul. Quaisquer problemas na superfície da córnea serão manchados pelo corante e parecerão verdes sob a luz azul.
O provedor pode determinar a localização e a causa provável do problema da córnea, dependendo do tamanho, localização e forma da coloração.
Você precisará remover seus óculos ou lentes de contato antes do teste.
Se seus olhos estiverem muito secos, o papel absorvente pode arranhar um pouco. O corante pode causar uma sensação leve e breve de ardor.
Este teste é para:
- Encontre arranhões ou outros problemas com a superfície da córnea
- Revelar corpos estranhos na superfície do olho
- Determine se há irritação da córnea após a prescrição de contatos
Se o resultado do teste for normal, a tinta permanece no filme lacrimal na superfície do olho e não adere ao próprio olho.
Resultados anormais podem apontar para:
- Produção anormal de lágrimas (olho seco)
- Canal lacrimal bloqueado
- Abrasão da córnea (um arranhão na superfície da córnea)
- Corpos estranhos, como cílios ou poeira (objeto estranho no olho)
- Infecção
- Lesão ou trauma
- Olho seco severo associado a artrite (ceratoconjuntivite seca)
Se a tinta entrar em contato com a pele, pode haver uma leve descoloração.
- Teste de olho fluorescente
Feder RS, Olsen TW, Prum BE Jr, e outros; Academia Americana de Oftalmologia. Diretrizes de padrão de prática preferencial de avaliação abrangente de olhos médicos para adultos. Oftalmologia. 2016; 123 (1): 209-236. PMID: 26581558 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26581558.
Prokopich CL, Hrynchak P, Elliott DB, Flanagan JG. Avaliação da saúde ocular. In: Elliott DB, ed. Procedimentos clínicos em cuidados oftalmológicos primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 7.