Biópsia de medula óssea
A biópsia da medula óssea é a remoção da medula de dentro do osso. A medula óssea é o tecido mole dentro dos ossos que ajuda a formar as células sanguíneas. Pode ser encontrada na parte oca da maioria dos ossos.
A biópsia da medula óssea não é o mesmo que aspiração da medula óssea. Uma aspiração remove uma pequena quantidade de medula na forma líquida para exame.
A biópsia da medula óssea pode ser feita no consultório do médico ou em um hospital.A amostra pode ser retirada do osso pélvico ou do esterno. Às vezes, outra área é usada.
A medula é removida nas seguintes etapas:
- Se necessário, você recebe um medicamento para ajudá-lo a relaxar.
- O provedor limpa a pele e injeta um remédio anestésico na área e na superfície do osso.
- Uma agulha de biópsia é inserida no osso. O centro da agulha é removido e a agulha oca é movida mais profundamente no osso. Isso captura uma pequena amostra, ou núcleo, de medula óssea dentro da agulha.
- A amostra e a agulha são removidas.
- Pressão e depois um curativo são aplicados na pele.
A aspiração da medula óssea também pode ser feita, geralmente antes da biópsia ser realizada. Depois que a pele é anestesiada, a agulha é inserida no osso e uma seringa é usada para retirar a medula óssea líquida. Se isso for feito, a agulha será removida e reposicionada. Ou outra agulha pode ser usada para a biópsia.
Diga ao provedor:
- Se você é alérgico a algum medicamento
- Quais medicamentos você está tomando
- Se você tiver problemas de sangramento
- Se voce esta gravida
Você sentirá uma picada aguda quando o medicamento anestésico for injetado. A agulha de biópsia também pode causar uma dor breve, geralmente opaca. Como o interior do osso não pode ser anestesiado, este teste pode causar algum desconforto.
Se também for feita uma aspiração da medula óssea, você poderá sentir uma dor breve e aguda quando o líquido da medula óssea for removido.
Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver tipos ou números anormais de glóbulos vermelhos ou brancos ou plaquetas em um hemograma completo (CBC).
Este teste é usado para diagnosticar leucemia, infecções, alguns tipos de anemia e outras doenças do sangue. Também pode ser usado para ajudar a determinar se um câncer se espalhou ou respondeu ao tratamento.
Um resultado normal significa que a medula óssea contém o número e os tipos adequados de células formadoras de sangue (hematopoiéticas), células de gordura e tecidos conjuntivos.
Os resultados anormais podem ser devidos a cânceres da medula óssea (leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou outros tipos de câncer).
Os resultados podem detectar a causa da anemia (poucos glóbulos vermelhos), glóbulos brancos anormais ou trombocitopenia (poucas plaquetas).
Condições específicas para as quais o teste pode ser realizado:
- Uma infecção fúngica em todo o corpo (coccidioidomicose disseminada)
- Um câncer de células brancas do sangue chamado leucemia de células cabeludas
- Câncer do tecido linfático (linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin)
- A medula óssea não produz células sanguíneas suficientes (anemia aplástica)
- Câncer de sangue chamado mieloma múltiplo
- Grupo de distúrbios em que não são produzidas células sanguíneas saudáveis suficientes (síndrome mielodisplásica; SMD)
- Um tumor de tecido nervoso chamado neuroblastoma
- Doença da medula óssea que leva a um aumento anormal das células sanguíneas (policitemia vera)
- Acúmulo anormal de proteínas em tecidos e órgãos (amiloidose)
- Distúrbio da medula óssea em que a medula é substituída por tecido cicatricial fibroso (mielofibrose)
- A medula óssea produz muitas plaquetas (trombocitemia)
- Câncer de glóbulos brancos chamado macroglobulinemia de Waldenström
- Anemia inexplicada, trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) ou leucopenia (baixa contagem de leucócitos)
Pode haver algum sangramento no local da punção. Riscos mais graves, como hemorragia grave ou infecção, são muito raros.
Biópsia - medula óssea
- Aspiração de medula óssea
- Biópsia óssea
Bates I, Burthem J. Bone medula biopsy. In: Bain BJ, Bates I, Laffan MA, eds. Dacie e Lewis Practical Hematology. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 7.
Chernecky CC, Berger BJ. Amostra para análise de aspiração de medula óssea (biópsia, coloração de ferro da medula óssea, coloração de ferro, medula óssea). In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 241-244.
Vajpayee N, Graham SS, Bem S. Exame básico de sangue e medula óssea. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 30.