Transplante de cabelo
Um transplante de cabelo é um procedimento cirúrgico para melhorar a calvície.
Durante um transplante de cabelo, os cabelos são movidos de uma área de crescimento espesso para áreas calvas.
A maioria dos transplantes de cabelo é feita em um consultório médico. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- Você recebe anestesia local para anestesiar o couro cabeludo. Você também pode receber remédios para relaxar.
- Seu couro cabeludo está bem limpo.
- Uma tira do couro cabeludo é removida com um bisturi (faca cirúrgica) e colocada de lado. Esta área do couro cabeludo é chamada de área doadora. O couro cabeludo é fechado com pontos minúsculos.
- Pequenos grupos de cabelos, ou fios de cabelo individuais, são cuidadosamente separados do couro cabeludo removido.
- Em alguns casos, áreas menores do couro cabeludo e grupos de cabelos são removidos com outro equipamento ou assistência robótica.
- As áreas calvas que receberão esses fios saudáveis são limpas. Essas áreas do couro cabeludo são chamadas de áreas receptoras.
- Pequenos cortes são feitos na área calva.
- Os cabelos saudáveis são cuidadosamente colocados nos cortes. Durante uma única sessão de tratamento, centenas ou mesmo milhares de fios de cabelo podem ser transplantados.
Um transplante de cabelo pode melhorar a aparência e a autoconfiança de pessoas que estão ficando calvas. Este procedimento não pode criar novos cabelos. Ele só pode mover o cabelo que você já tem para as áreas calvas.
A maioria das pessoas que faz um transplante de cabelo tem calvície de padrão masculino ou feminino. A queda de cabelo ocorre na parte frontal ou superior do couro cabeludo. Você ainda deve ter cabelos grossos na parte de trás ou nas laterais do couro cabeludo para ter folículos capilares suficientes para se mover.
Em alguns casos, pessoas com queda de cabelo por lúpus, lesões ou outros problemas médicos são tratadas com um transplante de cabelo.
Os riscos da cirurgia em geral incluem:
- Sangrando
- Infecção
Outros riscos que podem ocorrer com este procedimento:
- Cicatriz
- Tufos de cabelo novo com aparência não natural
É possível que o cabelo transplantado não fique tão bom quanto você desejava.
Se você planeja fazer um transplante de cabelo, deve estar com boa saúde. Isso ocorre porque a cirurgia tem menos probabilidade de ser segura e bem-sucedida se sua saúde estiver fraca. Discuta seus riscos e opções com seu médico antes de se submeter a este procedimento.
Siga as instruções do médico sobre como cuidar do couro cabeludo e quaisquer outras medidas de autocuidado. Isso é especialmente importante para garantir a cura.
Por um ou dois dias após o procedimento, você pode ter um curativo cirúrgico grande ou um curativo menor que pode ser protegido por um boné de beisebol.
Durante o período de recuperação após a cirurgia, seu couro cabeludo pode ficar muito sensível. Você pode precisar tomar remédios para dor. Os enxertos de cabelo podem parecer cair, mas eles voltarão a crescer.
Também pode ser necessário tomar antibióticos ou antiinflamatórios após a cirurgia.
A maioria dos transplantes capilares resulta em um excelente crescimento capilar vários meses após o procedimento. Mais de uma sessão de tratamento pode ser necessária para criar melhores resultados.
Os cabelos substituídos são em sua maioria permanentes. Nenhum cuidado de longo prazo é necessário.
Restauração capilar; Substituição de cabelo
- Camadas de pele
Avram MR, Keene SA, Stough DB, Rogers NE, Cole JP. Restauração capilar. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 157.
Fisher J. Restauração capilar. In: Rubin JP, Neligan PC, eds. Cirurgia Plástica, Volume 2: Cirurgia estética. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.