envenenamento por mercúrio
![O QUE ACONTECE QUANDO BEBEMOS DEMAIS](https://i.ytimg.com/vi/xUT5Clcbbc8/hqdefault.jpg)
Este artigo discute o envenenamento por mercúrio.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Existem três formas diferentes de mercúrio que causam problemas de saúde. Eles são:
- Mercúrio elementar, também conhecido como mercúrio líquido ou mercúrio
- Sais de mercúrio inorgânico
- Mercúrio orgânico
Mercúrio elementar pode ser encontrado em:
- Termômetros de vidro
- Interruptores elétricos
- Lâmpadas fluorescentes
- Obturações dentárias
- Algum equipamento médico
O mercúrio inorgânico pode ser encontrado em:
- Baterias
- Laboratórios de química
- Alguns desinfetantes
- Remédios populares
- Mineral de cinábrio vermelho
O mercúrio orgânico pode ser encontrado em:
- Antissépticos (anti-sépticos) mais antigos, como o mercurocromo vermelho (merbromin) (esta substância foi proibida pelo FDA)
- Vapores da queima de carvão
- Peixes que comeram uma forma de mercúrio orgânico chamado metilmercúrio
Pode haver outras fontes dessas formas de mercúrio.
MERCÚRIO ELEMENTAR
O mercúrio elementar geralmente é inofensivo se for tocado ou engolido. É tão espesso e escorregadio que geralmente cai da pele ou deixa o estômago e os intestinos sem ser absorvido.
Muitos danos podem ocorrer, no entanto, se o mercúrio elementar entrar no ar na forma de pequenas gotículas que são respiradas para os pulmões. Isso geralmente ocorre por engano quando as pessoas tentam aspirar o mercúrio que foi derramado no solo.
Respirar mercúrio elementar suficiente causará sintomas imediatamente. Esses são chamados de sintomas agudos. Os sintomas de longo prazo ocorrerão se pequenas quantidades forem inaladas ao longo do tempo. Esses são chamados de sintomas crônicos. Os sintomas crônicos podem incluir:
- Gosto metálico na boca
- Vômito
- Dificuldade ao respirar
- Tosse ruim
- Gengivas inchadas e sangrando
Dependendo de quanto mercúrio é inalado, podem ocorrer danos permanentes nos pulmões e morte. Danos cerebrais de longo prazo causados pelo mercúrio elementar inalado também podem ocorrer.
Houve casos de injeção de mercúrio sob a pele, o que pode causar febre e erupção cutânea.
MERCÚRIO INORGÂNICO
Ao contrário do mercúrio elementar, o mercúrio inorgânico geralmente é venenoso quando ingerido. Dependendo de quanto é engolido, os sintomas podem incluir:
- Queimando no estômago e na garganta
- Diarreia com sangue e vômito
Se o mercúrio inorgânico entrar em sua corrente sanguínea, ele pode atacar os rins e o cérebro. Podem ocorrer danos renais permanentes e insuficiência renal. Uma grande quantidade na corrente sanguínea pode causar perda maciça de sangue e fluidos por diarréia e insuficiência renal, levando à morte.
MERCÚRIO ORGÂNICO
O mercúrio orgânico pode causar doenças se for inalado, ingerido ou colocado na pele por longos períodos. Normalmente, o mercúrio orgânico causa problemas ao longo de anos ou décadas, não imediatamente. Isso significa que a exposição a pequenas quantidades de mercúrio orgânico todos os dias durante anos provavelmente fará com que os sintomas apareçam mais tarde. Uma única grande exposição, entretanto, também pode causar problemas.
A exposição a longo prazo provavelmente causará sintomas no sistema nervoso, incluindo:
- Dormência ou dor em certas partes da pele
- Tremor ou tremor incontrolável
- Incapacidade de andar bem
- Cegueira e visão dupla
- Problemas de memória
- Apreensões e morte (com grandes exposições)
A exposição a grandes quantidades de mercúrio orgânico chamado metilmercúrio durante a gravidez pode causar danos cerebrais permanentes no bebê. A maioria dos profissionais de saúde recomenda comer menos peixe, especialmente peixe-espada, durante a gravidez. As mulheres devem conversar com seu provedor sobre o que devem ou não comer durante a gravidez.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa (por exemplo, a pessoa está acordada e alerta?)
- Fonte do mercúrio
- Hora em que foi engolido, inalado ou tocado
- Quantidade engolida, inalada ou tocada
NÃO demore a ligar para obter ajuda se não souber as informações acima.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O tratamento geral para exposição ao mercúrio inclui as etapas abaixo. O tratamento para a exposição a diferentes formas de mercúrio é dado após estas informações gerais.
A pessoa deve ser afastada da fonte de exposição.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Exames de sangue e urina
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma) ou traçado do coração
O tratamento pode incluir:
- Carvão ativado pela boca ou tubo através do nariz até o estômago, se o mercúrio for ingerido
- Diálise (máquina de rim)
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Remédio para tratar sintomas
O tipo de exposição determinará quais outros testes e tratamentos são necessários.
MERCÚRIO ELEMENTAR
O envenenamento por mercúrio elementar inalado pode ser difícil de tratar. A pessoa pode receber:
- Oxigênio ou ar umidificado
- Tubo de respiração através da boca para os pulmões e uso de uma máquina de respiração (ventilador)
- Sucção de mercúrio para fora dos pulmões
- Remédio para remover mercúrio e metais pesados do corpo
- Remoção cirúrgica do mercúrio se injetado sob a pele
MERCÚRIO INORGÂNICO
Para envenenamento por mercúrio inorgânico, o tratamento geralmente começa com cuidados de suporte. A pessoa pode receber:
- Fluidos por via intravenosa (em uma veia)
- Remédios para tratar os sintomas
- Carvão ativado, um medicamento que absorve muitas substâncias do estômago
- Medicamentos chamados quelantes para remover o mercúrio do sangue
MERCÚRIO ORGÂNICO
O tratamento para a exposição ao mercúrio orgânico geralmente consiste em medicamentos chamados quelantes. Eles removem o mercúrio do sangue e o afastam do cérebro e dos rins. Freqüentemente, esses medicamentos precisam ser usados por semanas a meses.
Respirar uma pequena quantidade de mercúrio elementar causará muito poucos, se houver, efeitos colaterais de longo prazo. No entanto, respirar em grandes quantidades pode levar a uma longa permanência no hospital. É provável que haja dano pulmonar permanente. Pode haver dano cerebral. Exposições muito grandes provavelmente causarão a morte.
Uma grande overdose de mercúrio inorgânico pode causar perda maciça de sangue e fluidos, insuficiência renal e provável morte.
Danos cerebrais crônicos causados por envenenamento por mercúrio orgânico são difíceis de tratar. Algumas pessoas nunca se recuperam, mas tem havido algum sucesso em pessoas que recebem tratamento de quelação.
Mahajan PV. Intoxicação por metais pesados. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 738.
Theobald JL, Mycyk MB. Ferro e metais pesados. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 151.