Injeções epidurais para dor nas costas
Uma injeção epidural de esteróide (ESI) é a aplicação de um poderoso medicamento antiinflamatório diretamente no espaço externo do saco de fluido ao redor da medula espinhal. Essa área é chamada de espaço peridural.
ESI não é o mesmo que anestesia peridural administrada pouco antes do parto ou certos tipos de cirurgia.
O ESI é feito em um hospital ou clínica ambulatorial. O procedimento é feito da seguinte maneira:
- Você muda para um vestido.
- Você então se deita com o rosto para baixo em uma mesa de raios-X com um travesseiro sob o estômago. Se essa posição causar dor, você se senta ou deita de lado em uma posição curvada.
- O médico limpa a área das costas onde a agulha será inserida. Medicamentos podem ser usados para anestesiar a área. Você pode receber medicamentos para ajudá-lo a relaxar.
- O médico insere uma agulha nas suas costas. O médico provavelmente usa uma máquina de raios-X que produz imagens em tempo real para ajudar a guiar a agulha até o local correto na parte inferior das costas.
- Uma mistura de esteróide e medicamento anestésico é injetada na área. Este medicamento diminui o inchaço e a pressão nos nervos maiores ao redor da coluna e ajuda a aliviar a dor. O medicamento anestésico também pode identificar o nervo dolorido.
- Você pode sentir alguma pressão durante a injeção. Na maioria das vezes, o procedimento não é doloroso. É importante não se mover durante o procedimento porque a injeção precisa ser muito precisa.
- Você é observado por 15 a 20 minutos após a injeção, antes de ir para casa.
Seu médico pode recomendar ESI se você sentir dor que se espalha da parte inferior da coluna para os quadris ou para baixo na perna. Essa dor é causada pela pressão em um nervo conforme ele sai da coluna vertebral, na maioria das vezes devido a um disco protuberante.
ESI é usado somente quando sua dor não melhorou com medicamentos, fisioterapia ou outros tratamentos não cirúrgicos.
O ESI é geralmente seguro. As complicações podem incluir:
- Tontura, dor de cabeça ou sensação de enjôo. Na maioria das vezes, são leves.
- Danos na raiz do nervo com aumento da dor na perna
- Infecção na coluna ou ao redor dela (meningite ou abcesso)
- Reação alérgica ao medicamento utilizado
- Sangramento ao redor da coluna vertebral (hematoma)
- Possíveis problemas raros do cérebro e do sistema nervoso
- Dificuldade em respirar se a injeção for no pescoço
Converse com seu médico sobre o risco de complicações.
Tomar essas injeções com muita frequência pode enfraquecer os ossos da coluna ou os músculos próximos. Receber doses mais altas de esteróides nas injeções também pode causar esses problemas. Por causa disso, a maioria dos médicos limita as pessoas a duas ou três injeções por ano.
Seu médico provavelmente terá solicitado uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada das costas antes deste procedimento. Isso ajuda o médico a determinar a área a ser tratada.
Diga ao seu provedor:
- Se você está grávida ou pode estar grávida
- Quais medicamentos você está tomando, incluindo ervas, suplementos e outros medicamentos que você comprou sem receita
Pode ser solicitado que você pare temporariamente de tomar anticoagulantes. Isso inclui aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), clopidogrel (Plavix), varfarina (Coumadin, Jantoven), naproxeno (Aleve, Naprosyn) e heparina.
Você pode sentir algum desconforto na área onde a agulha foi inserida. Isso deve durar apenas algumas horas.
Você pode ser instruído a pegar leve pelo resto do dia.
A sua dor pode piorar 2 a 3 dias após a injeção, antes de começar a melhorar. O esteróide geralmente leva de 2 a 3 dias para fazer efeito.
Se receber medicamentos que o deixem sonolento durante o procedimento, você deve providenciar alguém para levá-lo para casa.
ESI fornece alívio da dor de curto prazo em pelo menos metade das pessoas que o recebem. Os sintomas podem permanecer melhores por semanas a meses, mas raramente até um ano.
O procedimento não cura a causa de sua dor nas costas. Você precisará continuar os exercícios para as costas e outros tratamentos.
ESI; Injeção espinhal para dor nas costas; Injeção de dor nas costas; Injeção de esteróide - peridural; Injeção de esteróide - costas
Dixit R. Dor lombar. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, Mcinnes IB, O’Dell JR, eds. Livro Didático de Reumatologia de Kelley e Firestein. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 47.
Mayer EAK, Maddela R. Manejo não operatório intervencionista da dor no pescoço e nas costas. In: Steinmetz MP, Benzel EC, eds. Cirurgia da Coluna de Benzel. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 107.