Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
VACINA EM ADULTOS | O QUE É IMPORTANTE SABER? | BEEP SAÚDE
Vídeo: VACINA EM ADULTOS | O QUE É IMPORTANTE SABER? | BEEP SAÚDE

Todo o conteúdo abaixo foi retirado na íntegra da Declaração de Informações sobre Vacinas contra Varicela (VIS) do CDC: www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/varicella.html

Informações de revisão do CDC para o VIS da varicela:

  • Página revisada pela última vez: 15 de agosto de 2019
  • Última atualização da página: 15 de agosto de 2019
  • Data de emissão do VIS: 15 de agosto de 2019

Por que se vacinar?

Vacina contra varicela pode previnir catapora.

Catapora pode causar uma erupção cutânea com coceira que geralmente dura cerca de uma semana. Também pode causar febre, cansaço, perda de apetite e dor de cabeça. Pode causar infecções de pele, pneumonia, inflamação dos vasos sanguíneos e inchaço do cérebro e / ou da medula espinhal e infecções da corrente sanguínea, ossos ou articulações. Algumas pessoas que contraem varicela apresentam uma erupção na pele dolorosa chamada zona (também conhecida como herpes zóster) anos depois.

A varicela é geralmente leve, mas pode ser grave em crianças com menos de 12 meses de idade, adolescentes, adultos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Algumas pessoas ficam tão doentes que precisam ser hospitalizadas. Isso não acontece com frequência, mas as pessoas podem morrer de catapora.


A maioria das pessoas vacinadas com 2 doses da vacina contra a varicela estará protegida para o resto da vida.

Vacina contra varicela. 

As crianças precisam de 2 doses da vacina contra varicela, geralmente:

  • Primeira dose: 12 a 15 meses de idade
  • Segunda dose: 4 a 6 anos de idade

Crianças mais velhas, adolescentes, e adultos também precisam de 2 doses da vacina contra varicela se ainda não estiverem imunes à varicela.

A vacina contra varicela pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas. Além disso, uma criança entre 12 meses e 12 anos de idade pode receber a vacina contra varicela junto com a vacina MMR (sarampo, caxumba e rubéola) em uma única injeção, conhecida como MMRV. Seu médico pode lhe dar mais informações.

Converse com seu médico. 

Informe o seu fornecedor da vacina se a pessoa que está tomando a vacina:

  • Teve um reação alérgica após uma dose anterior de vacina contra varicela, ou qualquer alergia grave com risco de vida
  • É grávida, ou pensa que pode estar grávida
  • Tem um sistema imunológico enfraquecido, ou tem um pai, irmão ou irmã com histórico de problemas hereditários ou congênitos do sistema imunológico
  • Está tomando salicilatos (como aspirina)
  • Tem recentemente recebeu uma transfusão de sangue ou recebeu outros hemoderivados
  • Tem tuberculose
  • Tem recebeu qualquer outra vacina nas últimas 4 semanas

Em alguns casos, seu médico pode decidir adiar a vacinação contra a varicela para uma consulta futura.


Pessoas com doenças leves, como resfriado, podem ser vacinadas. Pessoas moderadamente ou gravemente doentes geralmente devem esperar até se recuperarem antes de receber a vacina contra varicela.

Seu médico pode lhe dar mais informações.

Riscos de uma reação à vacina. 

  • Braço dolorido devido à injeção, febre ou vermelhidão ou erupção cutânea onde a injeção foi aplicada podem ocorrer após a vacina contra varicela.
  • Reações mais sérias acontecem muito raramente. Isso pode incluir pneumonia, infecção do cérebro e / ou cobertura da medula espinhal ou convulsões que costumam estar associadas à febre.
  • Em pessoas com problemas sérios no sistema imunológico, esta vacina pode causar uma infecção que pode ser fatal. Pessoas com problemas sérios no sistema imunológico não devem tomar a vacina contra varicela.

É possível que uma pessoa vacinada desenvolva uma erupção cutânea. Se isso acontecer, o vírus da vacina da varicela pode se espalhar para uma pessoa desprotegida. Qualquer pessoa que tenha erupção na pele deve ficar longe de pessoas com sistema imunológico enfraquecido e bebês até que a erupção desapareça. Converse com seu médico para saber mais.


Algumas pessoas vacinadas contra a varicela desenvolvem herpes zoster anos depois. Isso é muito menos comum após a vacinação do que após a varicela.

As pessoas às vezes desmaiam após procedimentos médicos, incluindo vacinação. Informe o seu médico se sentir tonturas ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.

Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.

E se houver um problema sério?

Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue 9-1-1 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.

Para outros sinais que dizem respeito a você, ligue para seu médico.

As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). O seu provedor de cuidados de saúde geralmente irá apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo. Visite o VAERS em vaers.hhs.gov ou ligue para 1-800-822-7967. O VAERS serve apenas para relatar reações e os funcionários do VAERS não fornecem aconselhamento médico.

O Programa Nacional de Compensação de Lesões por Vacinas. 

O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Visite o VICP em www.hrsa.gov/vaccine-compensation/index.html ou ligue 1-800-338-2382 para saber mais sobre o programa e como fazer uma reclamação. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.

Como posso aprender mais?

  • Pergunte ao seu médico.
  • Entre em contato com o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ligando para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visitando o site de vacinas do CDC.
  • Catapora
  • Vacinas

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vacina contra varicela (catapora). www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/varicella.html. 15 de agosto de 2019. Acessado em 23 de agosto de 2019.

Mais Lendo

Difenidramina Tópico

Difenidramina Tópico

A difenidramina, um anti-hi tamínico, é u ada para aliviar a coceira de picada de in eto , queimadura de ol, picada de abelha, hera veneno a, carvalho veneno o e irritaçõe leve na ...
Acesso à hemodiálise - autocuidado

Acesso à hemodiálise - autocuidado

É nece ário um ace o para fazer a hemodiáli e. U ando o ace o, o angue é removido do eu corpo, limpo por um diali ador e, em eguida, devolvido ao eu corpo.Normalmente, o ace o ...