Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 21 Setembro 2024
Anonim
SARCOMA UTERINO - DRA. TATIANA BAHAMONDES DÍAZ
Vídeo: SARCOMA UTERINO - DRA. TATIANA BAHAMONDES DÍAZ

O sarcoma uterino é um câncer raro do útero (útero). Não é o mesmo que câncer endometrial, um câncer muito mais comum que começa no revestimento do útero. O sarcoma uterino geralmente começa no músculo abaixo desse revestimento.

A causa exata não é conhecida. Mas existem alguns fatores de risco:

  • Radioterapia anterior. Algumas mulheres desenvolvem sarcoma uterino 5 a 25 anos depois de terem feito radioterapia para outro câncer pélvico.
  • Tratamento anterior ou atual com tamoxifeno para câncer de mama.
  • Corrida. As mulheres afro-americanas têm o dobro de risco que as mulheres brancas ou asiáticas.
  • Genética. O mesmo gene anormal que causa um câncer de olho chamado retinoblastoma também aumenta o risco de sarcoma uterino.
  • Mulheres que nunca engravidaram.

O sintoma mais comum do sarcoma uterino é o sangramento após a menopausa. Informe o seu médico o mais rápido possível sobre:

  • Qualquer sangramento que não faça parte do seu período menstrual
  • Qualquer sangramento que aconteça após a menopausa

Provavelmente, o sangramento não será de câncer. Mas você deve sempre informar ao seu provedor sobre sangramento incomum.


Outros possíveis sintomas de sarcoma uterino incluem:

  • Corrimento vaginal que não melhora com antibióticos e pode ocorrer sem sangramento
  • Uma massa ou caroço na vagina ou útero
  • Tendo que urinar frequentemente

Alguns dos sintomas do sarcoma uterino são semelhantes aos dos miomas. A única maneira de saber a diferença entre sarcoma e mioma é com testes, como uma biópsia de tecido retirado do útero.

Seu provedor irá obter seu histórico médico. Você também fará um exame físico e um exame pélvico. Outros testes podem incluir:

  • Biópsia endometrial para coletar uma amostra de tecido para procurar sinais de câncer
  • Dilatação e curetagem (D & C) para coletar células do útero em busca de câncer

Os exames de imagem são necessários para criar uma imagem de seus órgãos reprodutivos. O ultrassom da pelve geralmente é feito primeiro. No entanto, muitas vezes não consegue diferenciar um mioma e um sarcoma. Uma ressonância magnética da pelve também pode ser necessária.


Uma biópsia com ultrassom ou ressonância magnética para guiar a agulha pode ser usada para fazer o diagnóstico.

Se o seu provedor encontrar sinais de câncer, outros testes serão necessários para o estadiamento do câncer. Esses testes mostrarão a quantidade de câncer existente. Eles também mostrarão se ele se espalhou para outras partes do seu corpo.

A cirurgia é o tratamento mais comum para o câncer uterino. A cirurgia pode ser usada para diagnosticar, estadiar e tratar o sarcoma uterino de uma só vez.Após a cirurgia, o câncer será examinado em um laboratório para verificar o quão avançado está.

Dependendo dos resultados, você pode precisar de radioterapia ou quimioterapia para matar todas as células cancerosas remanescentes.

Você também pode fazer terapia hormonal para certos tipos de tumores que respondem aos hormônios.

Para câncer avançado que se espalhou para fora da pelve, você pode participar de um ensaio clínico para câncer uterino.

Com o câncer que voltou, a radiação pode ser usada para tratamento paliativo. Os cuidados paliativos destinam-se a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.


O câncer afeta a maneira como você se sente a respeito de si mesmo e de sua vida. Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que tenham as mesmas experiências e problemas pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho.

Peça ao seu provedor ou à equipe do centro de tratamento de câncer para ajudá-la a encontrar um grupo de apoio para pessoas que foram diagnosticadas com câncer uterino.

Seu prognóstico depende do tipo e estágio do sarcoma uterino que você teve durante o tratamento. Para o câncer que não se espalhou, pelo menos 2 em cada 3 pessoas estão livres do câncer após 5 anos. O número cai assim que o câncer começa a se espalhar e se torna mais difícil de tratar.

O sarcoma uterino geralmente não é encontrado precocemente, portanto, o prognóstico é ruim. Seu provedor pode ajudá-lo a entender a perspectiva de seu tipo de câncer.

As complicações podem incluir:

  • Uma perfuração (orifício) do útero pode ocorrer durante um D e C ou biópsia endometrial
  • Complicações de cirurgia, radiação e quimioterapia

Consulte o seu médico se tiver algum sintoma de câncer uterino.

Como a causa é desconhecida, não há como prevenir o sarcoma uterino. Se você fez radioterapia na região pélvica ou tomou tamoxifeno para câncer de mama, pergunte ao seu médico com que freqüência você deve ser examinado para possíveis problemas.

Leiomiossarcoma; Sarcoma do estroma endometrial; Sarcomas indiferenciados; Câncer uterino - sarcoma; Sarcoma uterino indiferenciado; Tumores malignos de Müller mistos; Adenosarcoma - uterino

Boggess JF, Kilgore JE, Tran A-Q. Câncer uterino. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 85.

Howitt BE, Nucci MR, Quade BJ. Tumores mesenquimais uterinos. In: Crum CP, Nucci MR, Howitt BE, Granter SR, Parast MM, Boyd TK, eds. Patologia Ginecológica e Obstétrica Diagnóstica. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 20.

Site do National Cancer Institute. Tratamento do sarcoma uterino (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/uterine/hp/uterine-sarcoma-treatment-pdq. Atualizado em 19 de dezembro de 2019. Acessado em 19 de outubro de 2020.

Interessante Hoje

É possível engravidar através do sexo anal?

É possível engravidar através do sexo anal?

De acordo com um etudo publicado no Archive of exual Behavior, a peoa no Etado Unido parecem ter mai exo anal hoje do que no paado.Além dio, o pequiadore decobriram que muita mulhere acham o exo ...
"O que você faz?" É um quebra-gelo comum. Eis por que devemos parar de perguntar

"O que você faz?" É um quebra-gelo comum. Eis por que devemos parar de perguntar

"Então, o que você faz?"Meu corpo ficou teno. Eu etava na feta de aniverário de um amigo há vário mee e abia que ea pergunta etava chegando. empre vem rápido, e...