Sintomas do covid19

COVID-19 é uma doença respiratória altamente infecciosa causada por um vírus novo ou inovador denominado SARS-CoV-2. COVID-19 está se espalhando rapidamente em todo o mundo e nos Estados Unidos.
Os sintomas do COVID-19 podem variar de leves a graves. Os sintomas podem incluir:
- Febre
- Arrepios
- Tosse
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga
- Dores musculares
- Dor de cabeça
- Perda do sentido do paladar ou olfato
- Dor de garganta
- Nariz entupido ou escorrendo
- Nausea e vomito
- Diarréia
(Observação: esta não é uma lista completa de possíveis sintomas. Mais podem ser adicionados conforme os especialistas em saúde aprendem mais sobre a doença.)
Algumas pessoas podem não ter nenhum sintoma ou ter alguns, mas não todos os sintomas.
Os sintomas podem se desenvolver dentro de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus. Na maioria das vezes, os sintomas aparecem cerca de 5 dias após a exposição. No entanto, você pode espalhar o vírus mesmo quando não tiver sintomas.
Os sintomas mais graves que requerem ajuda médica imediata incluem:
- Problemas respiratórios
- Dor ou pressão no peito que persiste
- Confusão
- Incapacidade de acordar
- Lábios ou rosto azuis
Idosos e pessoas com certas condições de saúde correm maior risco de desenvolver doenças graves e morrer. As condições de saúde que aumentam seu risco incluem:
- Doença cardíaca
- Doença renal
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Obesidade (IMC de 30 ou acima)
- Diabetes tipo 2
- Diabetes tipo 1
- Transplante de órgão
- Câncer
- Anemia falciforme
- Fumar
- Síndrome de Down
- Gravidez
Alguns sintomas do COVID-19 são semelhantes aos do resfriado comum e da gripe, então pode ser difícil saber com certeza se você tem o vírus SARS-CoV-2. Mas COVID-19 não é um resfriado e não é uma gripe.
A única maneira de saber se você tem COVID-19 é fazendo o teste. Se você quiser fazer o teste, deve entrar em contato com seu médico. Você também pode visitar o site do departamento de saúde do seu estado ou local. Isso fornecerá as orientações locais mais recentes sobre testes.
A maioria das pessoas com a doença apresenta sintomas leves a moderados e se recupera totalmente. Independentemente de você fazer o teste ou não, se tiver sintomas de COVID-19, você deve evitar o contato com outras pessoas para não espalhar a doença.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) consideram o COVID-19 uma séria ameaça à saúde pública. Para obter as notícias e informações mais atualizadas sobre o COVID-19, você pode visitar os seguintes sites:
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Coronavirus (COVID-19) - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html.
Site da Organização Mundial de Saúde. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) pandemia - www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.
COVID-19 é causado pelo vírus SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2). Os coronavírus são uma família de vírus que podem afetar pessoas e animais. Eles podem causar doenças respiratórias leves a graves.
O COVID-19 se espalha para pessoas em contato próximo (cerca de 6 pés ou 2 metros). Quando alguém com a doença tosse ou espirra, gotas infecciosas se espalham no ar. Você pode pegar a doença se respirar ou tocar essas partículas e, em seguida, tocar seu rosto, nariz, boca ou olhos.
Se você tem COVID-19 ou pensa que tem, deve se isolar em casa e evitar o contato com outras pessoas, tanto dentro quanto fora de sua casa, para evitar a propagação da doença. Isso é chamado de isolamento doméstico ou quarentena automática. Você deve fazer isso imediatamente e não esperar por nenhum teste COVID-19.
- Tanto quanto possível, fique em um quarto e longe dos outros em sua casa. Use um banheiro separado, se puder. Não saia de casa, exceto para obter cuidados médicos, se necessário.
- Não viaje enquanto estiver doente. Não use transporte público ou táxis.
- Acompanhe seus sintomas. Você pode receber instruções sobre como verificar e relatar seus sintomas.
- Use uma máscara facial quando estiver com pessoas na mesma sala e quando vir o seu provedor. Se você não pode usar uma máscara, as pessoas em sua casa devem usar uma máscara se precisarem ficar no mesmo cômodo que você.
- Evite o contato com animais de estimação ou outros animais. (O SARS-CoV-2 pode ser transmitido de pessoas para animais, mas não se sabe com que frequência isso acontece.) Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com a manga (não com as mãos) ao tossir ou espirrar. Jogue fora o lenço após o uso.
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Faça isso antes de comer ou preparar alimentos, depois de usar o banheiro e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool (pelo menos 60% de álcool) se não houver água e sabão disponíveis.
- Evite tocar seu rosto, olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
- Não compartilhe itens pessoais como xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama. Lave tudo o que você usou com água e sabão. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool (pelo menos 60% de álcool) se não houver água e sabão disponíveis.
- Limpe todas as áreas de "alto contato" da casa, como maçanetas, louças de banheiro e cozinha, banheiros, telefones, tablets e balcões e outras superfícies. Use um spray de limpeza doméstico e siga as instruções de uso.
- Você deve permanecer em casa e evitar contato com pessoas até que seu provedor diga que é seguro encerrar o isolamento doméstico.
Para ajudar a tratar os sintomas de COVID-19, as dicas a seguir podem ajudar.
- Descanse e beba muito líquido.
- Paracetamol (Tylenol) e ibuprofeno (Advil, Motrin) ajudam a reduzir a febre. Às vezes, os provedores aconselham você a usar os dois tipos de medicamento. Tome a quantidade recomendada para reduzir a febre. NÃO use ibuprofeno em crianças de 6 meses ou menos.
- A aspirina funciona bem para tratar a febre em adultos. NÃO dê aspirina a uma criança (com menos de 18 anos), a menos que o provedor de seu filho diga para fazer isso.
- Um banho morno ou de esponja pode ajudar a diminuir a febre. Continue a tomar o medicamento - caso contrário, a sua temperatura pode voltar a subir.
- Se você tiver uma tosse seca e com cócegas, experimente rebuçados para a tosse ou rebuçados.
- Use um vaporizador ou tome um banho de vapor para aumentar a umidade do ar e ajudar a aliviar a garganta seca e a tosse.
- Não fume e fique longe do fumo passivo.
Você deve entrar em contato com seu provedor imediatamente:
- Se você tiver sintomas e achar que pode ter sido exposto ao COVID-19
- Se você tem COVID-19 e seus sintomas estão piorando
Ligue para o 911 ou o número de emergência local se você tiver:
- Problemas respiratórios
- Dor ou pressão no peito
- Confusão ou incapacidade de acordar
- Lábios ou rosto azuis
- Quaisquer outros sintomas graves ou que o preocupem
Antes de ir ao consultório médico ou ao departamento de emergência hospitalar (DE), ligue com antecedência e diga que você tem ou acha que pode ter COVID-19. Conte a eles sobre quaisquer condições subjacentes que você possa ter, como doenças cardíacas, diabetes ou doenças pulmonares. Use uma máscara facial de pano com pelo menos duas camadas quando for ao consultório ou pronto-socorro, a menos que torne a respiração muito difícil. Isso ajudará a proteger outras pessoas com quem você entrar em contato.
Seu provedor irá perguntar sobre seus sintomas, qualquer viagem recente e qualquer possível exposição ao COVID-19. Seu provedor pode coletar amostras de cotonete da parte de trás do nariz e da garganta. Se necessário, seu provedor também pode colher outras amostras, como sangue ou escarro.
Se seus sintomas não indicarem uma emergência médica, seu provedor pode decidir monitorar seus sintomas enquanto você se recupera em casa. Você terá que permanecer longe de outras pessoas em sua casa e não sair de casa até que seu provedor diga que você pode interromper o isolamento doméstico. Para sintomas mais graves, pode ser necessário ir ao hospital para atendimento.
Novela do coronavírus 2019 - sintomas; 2019 Novo coronavírus - sintomas; SARS-Co-V2 - sintomas
COVID-19
Temperatura do termômetro
Sistema respiratório
Vias respiratórias superiores
Trato respiratório inferior
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Orientação clínica provisória para o manejo de pacientes com doença coronavírus confirmada (COVID-19). www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/clinical-guidance-management-patients.html. Atualizado em 8 de dezembro de 2020. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Orientação provisória para a implementação de atendimento domiciliar de pessoas que não requerem hospitalização por doença coronavírus 2019 (COVID-19). www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/guidance-home-care.html. Atualizado em 16 de outubro de 2020. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Visão geral dos testes para SARS-CoV-2 (COVID-19). www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/testing-overview.html. Atualizado em 21 de outubro de 2020. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.