Marcos dignos de câmera e preciosos para procurar em seu bebê de um ano
Contente
- Onde, oh, onde, meu pequeno foi?
- Durma, sono doce
- Chegando daqui para lá
- Mãos ocupadas
- A alegria de comer todas as coisas
- Um pouco de tagarela
- Tornando-se uma borboleta social
- Uma Mente Brilhante
- E se o meu filho não atingir todos esses marcos?
- O que deve desencadear uma conversa com seu pediatra
- O takeaway
Como passou um ano tão rapidamente ?! Ao preparar o bolo de sucesso e os convites para a primeira festa de aniversário (ou planejar uma pequena comemoração com a família), você provavelmente não pode deixar de pensar em quanto seu filho cresceu.
Mas o primeiro ano de vida é cheio de alegrias e preocupações para os pais. E uma das preocupações comuns que quase todos os pais compartilham é se o filho está se desenvolvendo tão rapidamente quanto os outros filhos - ou apenas o quanto deveriam.
Às vezes, parece que tudo o que você ouve nos círculos parentais são pessoas falando sobre a palavra mais recente de seus filhos ou sobre como começaram a andar. E se o seu bebê ainda não estiver fazendo essas coisas? É o suficiente para fazer de você um naufrágio nervoso!
Mas você ouvirá isso de outros pais, de seu pediatra e também de nós: toda criança se desenvolve de maneira diferente.
No entanto, compilamos informações sobre marcos comumente associados a completar um ano de idade. Essas coisas não acontecem magicamente no primeiro aniversário do bebê, mas são momentos fotogênicos que você pode esperar nessa época; aguarde alguns meses. Certifique-se de ter sua câmera pronta!
Onde, oh, onde, meu pequeno foi?
Seu bebê cresceu muito no ano passado! Quando o bebê completa 1 ano de idade, o peso médio de um menino é de 10,3 kg. Isso para uma garota custa 9,5 kg (20 libras e 15 onças).
Enquanto você estiver sentindo o peso (essas transportadoras podem ajudar), você pode piscar e sentir falta da altura do seu bebê! O comprimento médio de um menino de um ano é de 75,7 cm. E não muito atrás disso, as meninas de um ano de idade têm uma média de 74 cm.
Como o momento dos surtos de crescimento pode diferir de criança para criança, é importante lembrar que não há problema em seu filho parecer um pouco maior ou menor que os de seus colegas. Se você acompanhou as verificações de rotina do bebê durante o primeiro ano do seu filho, essas consultas permitiram que seu médico se certificasse de que seu bebê está no caminho certo.
Durma, sono doce
A maioria dos bebês dorme cerca de 10 a 12 horas durante a noite e tira 2 a 4 horas de cochilos até os 1 ano de idade. O sono geral pode totalizar cerca de 14 horas.
Você pode encontrar seu filho começando a fazer a transição de dois cochilos mais curtos para um cochilo mais longo nesse período. Você também pode notar breves regressões do sono, à medida que novas habilidades como cruzeiro e caminhada também ocorrem, juntamente com (possivelmente dolorosos) períodos de dentição.
Em geral, o sono deles se traduz no seu sono - e sua tranquilidade deve estar muito melhor do que na época do ano passado!
Chegando daqui para lá
Em um ano, é provável que seu filho fique sentado sem ajuda, puxando-se para “andar de barco” pelos móveis e pode até estar andando ou conversando de forma independente.
Essa é uma área em que as comparações entre crianças parecem fáceis de fazer; portanto, tenha certeza de que uma ampla gama de marcos de movimento é normal aos 1 ano de idade. Desde que seu filho seja móvel, eles estão indo muito bem!
Mãos ocupadas
Por volta de um ano de idade, a maioria das crianças bate nas coisas, coloca as coisas dentro e fora das caixas e segura as coisas com uma mão. Você também pode perceber que seu filho é:
- começando a virar páginas em livros, um de cada vez
- torres de construção fora de blocos
- usando uma pinça para tentar segurar instrumentos de coloração
- comendo com uma colher
Você deve continuar a ter um melhor controle sobre os objetos que eles estão segurando e seu próprio corpo à medida que o tempo passa.
A alegria de comer todas as coisas
Você pode perceber que seu filho diminui com a quantidade que come por volta de um ano de idade. Isso ocorre porque eles começam a crescer em um ritmo mais lento nessa época. Seu filho precisa de cerca de 1.000 calorias divididas entre três refeições e dois lanches por dia.
Você pode notar, no entanto, que eles podem querer comer muita comida de uma só vez - ou nenhuma. Suas preferências também podem mudar de dia para dia. Tudo isso é completamente normal! Eles devem poder comer comidas de dedo sozinhos, mas provavelmente ainda estão recebendo ajuda com colheres e garfos.
Por volta de um ano de idade, é apropriado introduzir alguns alimentos que estavam anteriormente na lista proibida. Leite integral e mel podem ser adicionados à dieta equilibrada do seu bebê.
Um pouco de tagarela
Quando seu bebê completar um ano, ele deverá produzir muitos sons! Entre 10 e 14 meses, a maioria dos bebês fala sua primeira palavra - e entre 12 e 18 meses, a maioria das crianças consegue nomear alguns objetos familiares.
Seu filho também deve se comunicar de outras maneiras. Você deve notá-los usando gestos como apertar a mão “não” ou acenar com “tchau”. Eles devem responder ao nome e instruções simples, como interromper uma atividade quando ouvem "não".
Tornando-se uma borboleta social
Socialmente, você pode perceber que seu filho é tímido ou nervoso com estranhos. Tudo bem - é totalmente normal nessa idade. Seu filho pode até chorar quando um dos pais sai e mostra medo em algumas situações. Isso pode ser doloroso para o coração, são sinais de uma maior consciência social. Eles provavelmente terão pessoas ou objetos favoritos claros que preferirem.
Por um ano, seu filho é capaz de interagir com outras pessoas (especialmente as pessoas favoritas deles!) E jogar jogos como peekaboo ou pat-a-cake. Eles provavelmente também estendem os braços e as pernas para "ajudar" a se vestir, e você os pega imitando as coisas que eles vêem ao seu redor. Você provavelmente perceberá o desejo de interagir com outras pessoas usando as novas habilidades que estão desenvolvendo.
Uma Mente Brilhante
Seu bebê deve ter uma maior compreensão do mundo, interagindo com objetos de formas físicas (como sacudir, bater ou jogar). Eles devem poder procurar e encontrar objetos ocultos, bem como identificar objetos que correspondam às palavras faladas.
Seu filho também está aprendendo muito imitando e copiando como os outros interagem com os objetos - seja apenas o maravilhoso modelo que você é! Eles podem testar comportamentos diferentes para ver sua reação também.
À medida que seu bebê não tão pequeno ganha mais habilidades motoras, ele deve começar a usar coisas como copos e pincéis corretamente. De fato, esses não é apenas habilidades motoras - elas mostram uma mente ocupada. Conforme você demonstra a maneira correta de usar essas ferramentas e elas imitam as ações que estão vendo, observe uma crescente proficiência!
E se o meu filho não atingir todos esses marcos?
Existem muitos fatores que podem impactar quando seu filho cumpre metas importantes. Por exemplo, um bebê prematuro nascido com 4 ou mais semanas de antecedência pode atingir metas mais próximas da data associada à sua Prazo Previsto do que seu aniversário prematuro. (Isso é conhecido como idade ajustada.)
Outros fatores que podem contribuir para o cronograma dos marcos incluem:
- genética
- sexo do bebê
- nutrição
- saúde geral
Toda criança é um indivíduo único e uma combinação de muitos fatores afeta seu desenvolvimento em todas as áreas.
O que deve desencadear uma conversa com seu pediatra
Embora cada criança seja única, se seu bebê não atingir metas importantes em alguns meses ou perde a capacidade de executar habilidades já alcançadas - como dizer "mamãe" - e depois conversar com o médico.
Alguns exemplos de marcos importantes que uma criança de 1 ano de idade deveria ter alcançado incluem:
- de pé quando suportado
- apontando para as coisas
- procurando por coisas que eles vêem você esconder
- dizendo palavras únicas (ex. "mama" ou "dada")
- aprendendo gestos como acenando ou balançando a cabeça
Se o seu filho não chegou a eles, marque uma consulta com o pediatra.
O takeaway
Tire um tempo para comemorar o quão longe o seu filho chegou no ano passado! Olhe para as fotos tiradas há apenas alguns meses e você ficará surpreso com o quanto elas cresceram.
É tentador comparar seu orgulho e alegria com outras crianças - todos somos culpados disso às vezes. Mas lembre-se de que seu bebê é um indivíduo único, com seus próprios pontos fortes e fracos. O que o bebê do primo em segundo grau de sua irmã fez aos 11 meses não tem nada a ver com o que o seu realizou - e fará no futuro.
Entre em contato com o pediatra se parece que seu bebê está ficando para trás em qualquer área do desenvolvimento, mas não se preocupe se eles ainda não se tornaram o principal goleiro do time de futebol. Esses dias estarão aqui antes que você perceba!