Autor: Joan Hall
Data De Criação: 2 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Óleo de fígado de bacalhau - Medicamento
Óleo de fígado de bacalhau - Medicamento

Contente

O óleo de fígado de bacalhau pode ser obtido comendo fígado de bacalhau fresco ou tomando suplementos.

O óleo de fígado de bacalhau é usado como fonte de vitamina A e vitamina D. Também é usado como fonte de gordura chamada ômega-3 para a saúde do coração, depressão, artrite e outras condições, mas não há boas evidências científicas para qualquer uso .

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU são como segue:

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Uma doença ocular que leva à perda de visão em adultos mais velhos (degeneração macular relacionada à idade ou DMRI). Pessoas que comem muito peixe e tomam óleo de fígado de bacalhau não têm menor risco de desenvolver essa condição em comparação com pessoas que comem muito peixe.
  • Rinite alérgica. Tomar óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez ou amamentação, ou dar óleo de fígado de bacalhau a bebês de até 2 anos de idade, não parece prevenir a febre do feno.
  • Batimento cardíaco irregular (arritmia). Tomar óleo de fígado de bacalhau por via oral pode reduzir um tipo específico de batimento cardíaco irregular em algumas pessoas. Mas não se sabe se isso reduz o risco de morte relacionada ao coração. Tomar óleo de fígado de bacalhau por via oral não parece reduzir o batimento cardíaco irregular em homens com batimento cardíaco irregular após um ataque cardíaco.
  • Asma. A maioria das pesquisas mostra que tomar óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez ou amamentação, ou dar óleo de fígado de bacalhau a uma criança de até 2 anos de idade, não previne a asma. Mas tomar óleo de fígado de bacalhau 1-3 vezes por semana durante a gravidez pode reduzir o risco de asma na criança aos 6 anos de idade.
  • Eczema (dermatite atópica). A maioria das pesquisas mostra que tomar óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez ou amamentação, ou dar óleo de fígado de bacalhau a uma criança de até 2 anos de idade, não previne o eczema. Mas menos bebês têm eczema com um ano de idade se tomarem óleo de fígado de bacalhau pelo menos quatro vezes por semana.
  • Depressão. O consumo de óleo de fígado de bacalhau tem sido associado a uma chance 29% menor de idosos apresentarem sintomas de depressão.
  • Diabetes. Tomar óleo de fígado de bacalhau pode ajudar a controlar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes durante a gravidez. Isso pode ajudar a prevenir complicações no nascimento. O benefício pode levar até 12 semanas. Tomar óleo de fígado de bacalhau não parece ajudar no controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 1.
  • Tendência herdada de colesterol alto (hipercolesterolemia familiar). Pesquisas iniciais mostram que tomar óleo de fígado de bacalhau não parece diminuir os níveis de colesterol em pessoas com hipercolesterolemia familiar.
  • Colesterol alto. Tomar óleo de fígado de bacalhau por via oral não reduz os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto. Mas pode aumentar os níveis "bons" de colesterol de lipoproteína de alta densidade em pessoas com diabetes tipo 1 e colesterol alto. Também pode reduzir as gorduras no sangue chamadas "triglicerídeos" em homens que tiveram um ataque cardíaco.
  • Pressão alta. Tomar óleo de fígado de bacalhau por via oral parece baixar ligeiramente a pressão arterial em pessoas saudáveis ​​e naquelas com pressão arterial ligeiramente elevada. Mas não está claro se essa redução é clinicamente significativa para pessoas com colesterol muito alto.
  • Edema de longo prazo (inflamação) no trato digestivo (doença inflamatória intestinal ou DII). Algumas pessoas com doença inflamatória intestinal têm dores nas articulações. Tomar óleo de fígado de bacalhau pode reduzir a dor nas articulações em algumas pessoas com essa condição.
  • Osteoartrite. Tomar óleo de fígado de bacalhau junto com um AINE não reduz o inchaço em pessoas com osteoartrite melhor do que tomar apenas um AINE.
  • Infecção de ouvido (otite média). Tomar óleo de fígado de bacalhau e um multivitamínico pode reduzir a necessidade de usar remédios para tratar infecções de ouvido em crianças pequenas em cerca de 12%.
  • Infecção das vias aéreas. Dar a crianças pequenas óleo de fígado de bacalhau e um multivitamínico parece reduzir o número de consultas médicas para infecções das vias aéreas.
  • Artrite reumatóide (AR). Tomar óleo de fígado de bacalhau pode diminuir a dor, a rigidez matinal e o inchaço em alguns pacientes com artrite reumatóide. Além disso, tomar óleo de fígado de bacalhau e óleo de peixe parece reduzir a necessidade de usar medicamentos para tratar o inchaço das articulações em pessoas com essa condição.
  • Deficiência de vitamina D. A ingestão de óleo de fígado de bacalhau parece aumentar os níveis sanguíneos de vitamina D em algumas pessoas. Mas não está claro se o óleo de fígado de bacalhau aumenta a vitamina D para níveis normais em pessoas com baixos níveis de vitamina D.
  • Um grupo de doenças oculares que podem levar à perda de visão (glaucoma).
  • Reações alérgicas na pele.
  • Queimaduras.
  • Assaduras.
  • Doença cardíaca.
  • Hemorróidas.
  • Níveis elevados de gorduras chamadas triglicerídeos no sangue (hipertrigliceridemia).
  • Danos renais em pessoas com diabetes (nefropatia diabética). .
  • Cicatrização de feridas.
  • Outras condições.
São necessárias mais evidências para avaliar o óleo de fígado de bacalhau para esses usos.

O óleo de fígado de bacalhau contém certos "ácidos graxos" que impedem que o sangue coagule facilmente. Esses ácidos graxos também reduzem a dor e o inchaço.

Quando tomado por via oral: Óleo de fígado de bacalhau é PROVÁVELMENTE SEGURO para a maioria dos adultos, quando tomado por via oral. Pode causar efeitos colaterais, incluindo arrotos, mau hálito, azia, fezes moles e náuseas. Tomar óleo de fígado de bacalhau às refeições pode diminuir esses efeitos colaterais. Altas doses de óleo de fígado de bacalhau são POSSIVELMENTE INSEGURO. Eles podem impedir a coagulação do sangue e aumentar a chance de sangramento. Os níveis de vitamina A e vitamina D também podem ficar muito altos com altas doses de óleo de fígado de bacalhau.

Quando aplicado na pele: Não há informações confiáveis ​​o suficiente para saber se o óleo de fígado de bacalhau é seguro ou quais podem ser os efeitos colaterais.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Óleo de fígado de bacalhau é POSSIVELMENTE SEGURO quando usado em quantidades que não fornecem mais do que a ingestão diária recomendada de vitamina A e vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado em grandes quantidades. Mulheres grávidas ou amamentando não devem tomar óleo de fígado de bacalhau, que fornece mais do que cerca de 3.000 mcg de vitamina A e 100 mcg de vitamina D.

Crianças: Óleo de fígado de bacalhau é PROVÁVELMENTE SEGURO para a maioria das crianças, quando tomado por via oral em quantidades que não fornecem mais do que a ingestão diária recomendada de vitamina A e vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau é POSSIVELMENTE INSEGURO quando tomado em grandes quantidades.

Diabetes: Tem havido alguma preocupação de que o óleo de fígado de bacalhau ou outros óleos de peixe possam aumentar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Mas não há nenhuma pesquisa forte que apóie essa preocupação. Mas há algumas evidências de que o óleo de fígado de bacalhau pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar os efeitos redutores do açúcar no sangue de alguns medicamentos antidiabéticos. Existe a preocupação de que o açúcar no sangue possa cair muito. Se você tem diabetes e usa óleo de fígado de bacalhau, monitore seus níveis de açúcar no sangue de perto.

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Medicamentos para diabetes (medicamentos antidiabéticos)
O óleo de fígado de bacalhau pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Os medicamentos para diabetes são usados ​​para diminuir o açúcar no sangue. Tomar óleo de fígado de bacalhau junto com medicamentos para diabetes pode fazer com que o açúcar no sangue fique muito baixo. Monitore o açúcar no sangue de perto. Pode ser necessário alterar a dose do seu medicamento para diabetes.
Alguns medicamentos usados ​​para diabetes incluem glimepirida (Amaryl), gliburida (DiaBeta, Glynase PresTab, Micronase), insulina, metformina (Glucophage), pioglitazona (Actos), rosiglitazona (Avandia), clorpropamida (Diabinese), glipizida (Glucotrol), tolbutamida ( Orinase) e outros.
Medicamentos para hipertensão (medicamentos anti-hipertensivos)
O óleo de fígado de bacalhau parece diminuir a pressão arterial. Tomar óleo de fígado de bacalhau junto com medicamentos para hipertensão pode fazer com que sua pressão arterial caia muito.

Alguns medicamentos para hipertensão incluem captopril (Capoten), enalapril (Vasotec), losartan (Cozaar), valsartan (Diovan), diltiazem (Cardizem), amlodipina (Norvasc), hidroclorotiazida (HydroDIURIL), furosemida (Lasix) e muitos outros .
Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (medicamentos anticoagulantes / antiplaquetários)
O óleo de fígado de bacalhau pode retardar a coagulação do sangue. Tomar óleo de fígado de bacalhau junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenaco (Voltaren, Cataflam, outros), dipiridamol (Persantina), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn, outros), dalteparina (Fragmin) , enoxaparina (Lovenox), heparina, ticlopidina (Ticlid), varfarina (Coumadin) e outros.
Ervas e suplementos que podem reduzir a pressão arterial
O óleo de fígado de bacalhau pode reduzir a pressão arterial. Tem o potencial de aumentar os efeitos de redução da pressão arterial de outras ervas e suplementos que também reduzem a pressão arterial. Outras ervas e suplementos que podem reduzir a pressão arterial incluem andrographis, peptídeos de caseína, unha de gato, coenzima Q10, L-arginina, lycium, urtiga, teanina e outros.
Ervas e suplementos que podem reduzir o açúcar no sangue
O óleo de fígado de bacalhau pode reduzir o açúcar no sangue. Se for tomado junto com outras ervas e suplementos que podem reduzir o açúcar no sangue, o açúcar no sangue pode ficar muito baixo em algumas pessoas. Algumas ervas e suplementos que podem reduzir o açúcar no sangue incluem ácido alfa-lipóico, melão amargo, cromo, garra do diabo, feno-grego, alho, goma de guar, castanha da Índia, Panax ginseng, psyllium, ginseng siberiano e outros.
Ervas e suplementos que podem retardar a coagulação do sangue
O óleo de fígado de bacalhau pode retardar a coagulação do sangue. Usar óleo de fígado de bacalhau com ervas e suplementos que também diminuem a coagulação do sangue pode aumentar a chance de hematomas e sangramento em algumas pessoas. Essas ervas incluem angélica, óleo de semente de borragem, cravo, danshen, alho, gengibre, ginkgo, trevo vermelho, açafrão, salgueiro e outros.
Não há interações conhecidas com alimentos.
A dose adequada de óleo de fígado de bacalhau depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar um intervalo adequado de doses para o óleo de fígado de bacalhau. Lembre-se de que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte o seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar. Aceite de Higado de Bacalao, Ácidos Gras Oméga 3, Ácidos Gras N-3, Ácidos Gras Polyinsaturés, Óleo de Bacalhau, Óleo de Fígado de Peixe, Óleo de Peixe, Óleo de Fígado de Halibut, Huile de Foie, Huile de Foie de Flétan, Huile de Foie de Morue , Huile de Foie de Poisson, Huile de Morue, Huile de Poisson, óleo de fígado, ácidos graxos N-3, ômega 3, ômega 3, ácidos graxos ômega 3, ômega 3, ácidos graxos ômega-3, ácidos graxos poliinsaturados

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Conus N, Burgher-Kennedy N, van den Berg F, Kaur Datta G. Um ensaio randomizado comparando os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega-3 após a ingestão de formulações de óleo de fígado de bacalhau emulsificado e não emulsionado. Curr Med Res Opin. 2019; 35: 587-593. Veja o resumo.
  2. Øien T, Schjelvaag A, Storrø O, Johnsen R, Simpson MR. O consumo de peixe com um ano de idade reduz o risco de eczema, asma e respiração ofegante aos seis anos. Nutrientes. 2019; 11. pii: E1969. Veja o resumo.
  3. Yang S, Lin R, Si L, et al. O óleo de fígado de bacalhau melhora os índices metabólicos e os níveis de PCR-us em pacientes com diabetes mellitus gestacional: um ensaio clínico duplo-cego randomizado e controlado. J Diabetes Res. 2019; 2019: 7074042. Veja o resumo.
  4. Helland IB, Saarem K, Saugstad OD, Drevon CA. Composição de ácidos graxos no leite materno e plasma durante a suplementação com óleo de fígado de bacalhau. Eur J Clin Nutr 1998; 52: 839-45. Veja o resumo.
  5. Bartolucci G, Giocaliere E, Boscaro F, et al. Quantificação de vitamina D3 em um suplemento à base de óleo de fígado de bacalhau. J Pharm Biomed Anal 2011; 55: 64-70. Veja o resumo.
  6. Linday LA. Óleo de fígado de bacalhau, crianças pequenas e infecções do trato respiratório superior. J Am Coll Nutr 2010; 29: 559-62. Veja o resumo.
  7. Olafsdottir AS, Thorsdottir I, Wagner KH, Elmadfa I. Ácidos graxos poliinsaturados na dieta e no leite materno de mulheres islandesas em lactação com consumo tradicional de óleo de fígado de bacalhau e peixe. Ann Nutr Metab 2006; 50: 270-6. Veja o resumo.
  8. Helland IB, Saugstad OD, Saarem K, et al. A suplementação de ácidos graxos n-3 durante a gravidez e lactação reduz os níveis de lipídios plasmáticos maternos e fornece DHA aos bebês. J Matern Fetal Neonatal Med 2006; 19: 397-406. Veja o resumo.
  9. Foti C, Bonamonte D, Conserva A, Pepe ML, Angelini G. Dermatite de contato alérgica ao óleo de fígado de bacalhau contido em uma pomada tópica. Contact Dermatitis 2007; 57: 281-2. Veja o resumo.
  10. Mavroeidi A, Aucott L., Black AJ, et al. Variação sazonal em 25 (OH) D em Aberdeen (57 ° N) e indicadores de saúde óssea - as férias ao sol e os suplementos de óleo de fígado de bacalhau podem aliviar a deficiência? PLoS One 2013; 8: e53381. Veja o resumo.
  11. Eysteinsdottir T, Halldorsson TI, Thorsdottir I, et al. Consumo de óleo de fígado de bacalhau em diferentes períodos da vida e densidade mineral óssea na velhice. Br J Nutr 2015; 114: 248-56. Veja o resumo.
  12. Hardarson T, Kristinsson A, Skúladóttir G, Asvaldsdóttir H, Snorrason SP. O óleo de fígado de bacalhau não reduz as extrassístoles ventriculares após o infarto do miocárdio. J Intern Med 1989; 226: 33-7. Veja o resumo.
  13. Skúladóttir GV, Gudmundsdóttir E, Olafsdóttir E, et al. Influência do óleo de fígado de bacalhau na dieta sobre a composição de ácidos graxos dos lipídios do plasma em humanos do sexo masculino após infarto do miocárdio. J Intern Med 1990; 228: 563-8. Veja o resumo.
  14. Gruenwald J, Graubaum HJ, Harde A. Effect do óleo de fígado de bacalhau nos sintomas da artrite reumatóide. Adv Ther 2002; 19: 101-7. Veja o resumo.
  15. Linday LA, Shindledecker RD, Tapia-Mendoza J, Dolitsky JN. Efeito do óleo de fígado de bacalhau diário e de um suplemento multivitamínico-multimineral com selênio nas visitas pediátricas do trato respiratório superior por crianças latinas jovens do centro da cidade: locais pediátricos randomizados. Ann Otol Rhinol Laryngol 2004; 113: 891-901. Veja o resumo.
  16. Porojnicu AC, Bruland OS, Aksnes L, Brant WB, Moan J. Espreguiçadeiras e óleo de fígado de bacalhau como fontes de vitamina D. J Photochem Photobiol B Biol 2008; 91: 125-31. Veja o resumo.
  17. Brunborg LA, Madland TM, Lind RA, et al. Efeitos da administração oral de curto prazo de óleos marinhos na dieta em pacientes com doença inflamatória intestinal e dor nas articulações: um estudo piloto comparando óleo de foca e óleo de fígado de bacalhau. Clin Nutr 2008; 27: 614-22. Veja o resumo.
  18. Jonasson F, Fisher DE, Eiriksdottir G, et al. Incidência de cinco anos, progressão e fatores de risco para degeneração macular relacionada à idade: a idade, estudo de susceptibilidade do gene / ambiente. Ophthalmology 2014; 121: 1766-72. Veja o resumo.
  19. Mai XM, Langhammer A, Chen Y, Camargo CA. Ingestão de óleo de fígado de bacalhau e incidência de asma em adultos noruegueses - o estudo HUNT. Thorax 2013; 68: 25-30. Veja o resumo.
  20. Detopoulou P, Papamikos V. Sangramento gastrointestinal após alta ingestão de ácidos graxos ômega-3, cortisona e antibioticoterapia: um estudo de caso. Int J Sport Nutr Exerc Metab 2014; 24: 253-7. Veja o resumo.
  21. Ross AC, Taylor CL, Yaktine AL, Del Valle HB (eds). Ingestão dietética de referência para cálcio e vitamina D. Institute of Medicine, 2011. Disponível em: www.nap.edu/catalog/13050/dietary-reference-intakes-for-calcium-and-vitamin-d (acessado em 17 de abril de 2016) .
  22. Ahmed AA, Holub BJ. Alteração e recuperação dos tempos de sangramento, agregação plaquetária e composição de ácidos graxos de fosfolipídios individuais em plaquetas de seres humanos recebendo um suplemento de óleo de fígado de bacalhau. Lipids 1984; 19: 617-24. Veja o resumo.
  23. Lorenz R, Spengler U, Fischer S, Duhm J, Weber PC.Função plaquetária, formação de tromboxano e controle da pressão arterial durante a suplementação da dieta ocidental com óleo de fígado de bacalhau. Circulation 1983; 67: 504-11. Veja o resumo.
  24. Galarraga, B., Ho, M., Youssef, HM, Hill, A., McMahon, H., Hall, C., Ogston, S., Nuki, G., and Belch, óleo de fígado de bacalhau JJ (n-3 ácidos graxos) como um agente poupador de drogas antiinflamatórias não esteróides na artrite reumatóide. Rheumatology. (Oxford) 2008; 47: 665-669. Veja o resumo.
  25. Raeder MB, Steen VM, Vollset SE, Bjelland I. Associações entre o uso de óleo de fígado de bacalhau e sintomas de depressão: The Hordaland Health Study. J Affect Disord 2007; 101: 245-9. Veja o resumo.
  26. Fazendeiro A, Montori V, Dinneen S, Clar C. Óleo de peixe em pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Cochrane Database Syst Rev 2001; 3: CD003205. Veja o resumo.
  27. Linday LA, Dolitsky JN, Shindledecker RD, Pippenger CE. Óleo de fígado de bacalhau com sabor de limão e suplemento multivitamínico-mineral para a prevenção secundária de otite média em crianças: pesquisa piloto. Ann Otol Rhinol Laryngol 2002: 111: 642-52 .. Exibir resumo.
  28. Brox JH, Killie JE, Osterud B, et al. Efeitos do óleo de fígado de bacalhau nas plaquetas e coagulação na hipercolesterolemia familiar (tipo IIa). Acta Med Scand 1983; 213: 137-44 .. Ver resumo.
  29. Landymore RW, MacAulay MA, Cooper JH, Sheridan BL. Efeitos do óleo de fígado de bacalhau na hiperplasia da íntima em enxertos de veias usados ​​para bypass arterial. Can J Surg 1986; 29: 129-31 .. Ver resumo.
  30. al-Meshal MA, Lutfi KM, Tariq M. O óleo de fígado de bacalhau inibe a gastropatia induzida por indometacina sem afetar sua biodisponibilidade e atividade farmacológica. Life Sci 1991; 48: 1401-9 .. Ver resumo.
  31. Hansen JB, Olsen JO, Wilsgard L, Osterud B. Efeitos da suplementação dietética com óleo de fígado de bacalhau na síntese de tromboplastina de monócitos, coagulação e fibrinólise. J Intern Med Suppl 1989; 225: 133-9 .. Ver resumo.
  32. Aviram M, Brox J, Nordoy A. Effects of postprandial plasma and quilomicrons on endotelial cells. Diferenças entre creme dietético e óleo de fígado de bacalhau. Acta Med Scand 1986; 219: 341-8 .. Ver resumo.
  33. Sellmayer A, Witzgall H, Lorenz RL, Weber PC. Efeitos do óleo de peixe na dieta sobre complexos ventriculares prematuros. Am J Cardiol 1995; 76: 974-7. Veja o resumo.
  34. Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Ingestão dietética de referência para vitamina A, vitamina K, arsênico, boro, cromo, cobre, iodo, ferro, manganês, molibdênio, níquel, silício, vanádio e zinco. Washington, DC: National Academy Press, 2002. Disponível em: www.nap.edu/books/0309072794/html/.
  35. Sanders TA, Vickers M., Haines AP. Efeito sobre os lipídios do sangue e a hemostasia de um suplemento de óleo de fígado de bacalhau, rico em ácidos eicosapentainóico e docosahexaenóico, em homens jovens saudáveis. Clin Sci (Colch) 1981; 61: 317-24. Veja o resumo.
  36. Brox JH, Killie JE, Gunnes S, Nordoy A. O efeito do óleo de fígado de bacalhau e óleo de milho nas plaquetas e na parede dos vasos no homem. Thromb Haemost 1981; 46: 604-11. Veja o resumo.
  37. Landymore RW, Kinley CE, Cooper JH, et al. Óleo de fígado de bacalhau na prevenção da hiperplasia intimal em enxertos de veias autógenas utilizados para derivação arterial. J Thorac Cardiovasc Surg 1985; 89: 351-7. Veja o resumo.
  38. Landymore RW, MacAulay M, Sheridan B, Cameron C. Comparação de óleo de fígado de bacalhau e aspirina-dipiridamol para a prevenção de hiperplasia intimal em enxertos de veia autóloga. Ann Thorac Surg 1986; 41: 54-7. Veja o resumo.
  39. Henderson MJ, Jones RG. Óleo de fígado de bacalhau ou busto. Lancet 1987; 2: 274-5.
  40. Anon. Concentrado de óleo de peixe licenciado versus óleo de fígado de bacalhau. Lancet 1987; 2: 453.
  41. Jensen T, Stender S, Goldstein K. et al. Normalização parcial por óleo de fígado de bacalhau na dieta do aumento do vazamento de albumina microvascular em pacientes com diabetes insulino-dependente e albuminúria. N Engl J Med 1989; 321: 1572-7. Veja o resumo.
  42. Stammers T, Sibbald B, Freeling P. Eficácia do óleo de fígado de bacalhau como adjuvante ao tratamento com drogas antiinflamatórias não esteroidais no manejo da osteoartrite na prática geral. Ann Rheum Dis 1992; 51: 128-9. Veja o resumo.
  43. Lombardo YB, Chicco A, D’Alessandro ME, et al. O óleo de peixe na dieta normaliza a dislipidemia e a intolerância à glicose com níveis de insulina inalterados em ratos alimentados com uma dieta rica em sacarose. Biochim Biophys Acta 1996; 1299: 175-82. Veja o resumo.
  44. Dawson JK, Abernethy VE, Graham DR, Lynch MP. Uma mulher que pegou óleo de fígado de bacalhau e fumou. Lancet 1996; 347: 1804.
  45. Veierod MB, Thelle DS, Laake P. Dieta e risco de melanoma maligno cutâneo: um estudo prospectivo de 50.757 homens e mulheres noruegueses. Int J Cancer 1997; 71: 600-4. Veja o resumo.
  46. Terkelsen LH, Eskild-Jensen A., Kjeldsen H, et al. A aplicação tópica de pomada de óleo de fígado de bacalhau acelera a cicatrização de feridas: um estudo experimental em feridas nas orelhas de camundongos sem pelos. Scand J Plast Reconstr Surg Hand Surg 2000; 34: 15-20. Veja o resumo.
  47. FDA. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada. Carta sobre alegação de saúde de suplemento dietético para ácidos graxos ômega-3 e doença cardíaca coronária. Disponível em: http://www.fda.gov/ohrms/dockets/dockets/95s0316/95s-0316-Rpt0272-38-Apêndice-D-Reference-F-FDA-vol205.pdf. (Acessado em 7 de fevereiro de 2017).
  48. Shimizu H, Ohtani K., Tanaka Y, et al. Efeito a longo prazo do ácido eicosapentaenóico etílico (EPA-E) na albuminúria de pacientes diabéticos não insulino-dependentes. Diabetes Res Clin Pract 1995; 28: 35-40. Veja o resumo.
  49. Toft I, Bonaa KH, Ingebretsen OC, et al. Efeitos dos ácidos graxos poliinsaturados n-3 na homeostase da glicose e na pressão arterial na hipertensão essencial. Um ensaio clínico randomizado e controlado. Ann Intern Med 1995; 123: 911-8. Veja o resumo.
  50. Prisco D, Paniccia R, Bandinelli B, et al. Efeito da suplementação de médio prazo com uma dose moderada de ácidos graxos poliinsaturados n-3 na pressão arterial em pacientes hipertensos leves. Thromb Res 1998; 1: 105-12. Veja o resumo.
  51. Gibson RA. Ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa e desenvolvimento infantil (editorial). Lancet 1999; 354: 1919.
  52. Lucas A., Stafford M., Morley R., et al. Eficácia e segurança da suplementação de ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa de leite em pó infantil: um ensaio randomizado. Lancet 1999; 354: 1948-54. Veja o resumo.
Última revisão - 12/02/2021

Posts Frescos

Tudo o que você precisa saber sobre o resfriado comum

Tudo o que você precisa saber sobre o resfriado comum

Qual é a diferença entre um refriado e uma gripe?O refriado comum e a gripe podem parecer muito emelhante no início. Na verdade, ão doença repiratória e podem cauar into...
Cirurgia de Hérnia Hiatal

Cirurgia de Hérnia Hiatal

vião globalA hérnia de hiato ocorre quando parte do etômago e etende pelo diafragma e chega ao tórax. Pode cauar refluxo ácido grave ou intoma de DRGE. Freqüentemente, e...