Injeção de ranitidina
Contente
- A injeção de ranitidina é usada em pessoas hospitalizadas para tratar certas doenças nas quais o estômago produz muito ácido ou para tratar úlceras (feridas no revestimento do estômago ou intestino) que não foram tratadas com sucesso com outros medicamentos. A injeção de ranitidina também é usada em curto prazo em pessoas que não podem tomar medicação oral
- Antes de receber a injeção de ranitidina,
- A injeção de ranitidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
[Postado 01/04/2020]
EMITIR: O FDA anunciou que está solicitando aos fabricantes a retirada imediata de todos os medicamentos com ranitidina prescritos e de venda livre (OTC) do mercado.
Esta é a última etapa em uma investigação em andamento de um contaminante conhecido como N-Nitrosodimetilamina (NDMA) em medicamentos ranitidina (comumente conhecido pela marca Zantac). NDMA é um provável cancerígeno humano (uma substância que pode causar câncer). O FDA determinou que a impureza em alguns produtos de ranitidina aumenta com o tempo e, quando armazenados em temperaturas mais altas do que a ambiente, pode resultar na exposição do consumidor a níveis inaceitáveis dessa impureza. Como resultado desta solicitação imediata de retirada do mercado, os produtos de ranitidina não estarão disponíveis para prescrições novas ou existentes ou para uso OTC nos EUA.
FUNDO: A ranitidina é um bloqueador da histamina-2, que diminui a quantidade de ácido criada pelo estômago. A ranitidina prescrita é aprovada para várias indicações, incluindo tratamento e prevenção de úlceras do estômago e intestinos e tratamento da doença do refluxo gastroesofágico.
RECOMENDAÇÃO:
- Consumidores: O FDA também está aconselhando os consumidores que tomam ranitidina OTC a pararem de tomar quaisquer comprimidos ou líquidos que tenham atualmente, descartá-los de maneira adequada e não comprar mais; para aqueles que desejam continuar tratando sua condição, eles devem considerar o uso de outros produtos OTC aprovados.
- Pacientes: Os pacientes que tomam ranitidina prescrita devem falar com seu profissional de saúde sobre outras opções de tratamento antes de interromper o medicamento, pois há vários medicamentos aprovados para o mesmo uso ou usos semelhantes que a ranitidina que não apresentam os mesmos riscos de NDMA. Até o momento, os testes do FDA não encontraram NDMA na famotidina (Pepcid), cimetidina (Tagamet), esomeprazol (Nexium), lansoprazol (Prevacid) ou omeprazol (Prilosec).
- Consumidores e pacientes:À luz da atual pandemia de COVID-19, o FDA recomenda que os pacientes e consumidores não levem seus medicamentos para um local de devolução, mas sigam as etapas recomendadas pelo FDA, disponíveis em: https://bit.ly/3dOccPG, que incluem formas para descartar com segurança esses medicamentos em casa.
Para obter mais informações, visite o site da FDA em: http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation e http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety.
A injeção de ranitidina é usada em pessoas hospitalizadas para tratar certas doenças nas quais o estômago produz muito ácido ou para tratar úlceras (feridas no revestimento do estômago ou intestino) que não foram tratadas com sucesso com outros medicamentos. A injeção de ranitidina também é usada em curto prazo em pessoas que não podem tomar medicação oral
- para tratar úlceras,
- para evitar que as úlceras voltem depois de curadas,
- para tratar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE, uma condição em que o fluxo reverso de ácido do estômago causa azia e lesão do esôfago [tubo entre a garganta e o estômago]),
- e para tratar doenças em que o estômago produz ácido em excesso, como a síndrome de Zollinger-Ellison (tumores no pâncreas e no intestino delgado que causam aumento na produção de ácido estomacal).
A injeção de ranitidina está em uma classe de medicamentos chamados H2 bloqueadores. Ele age diminuindo a quantidade de ácido produzido no estômago.
A injeção de ranitidina é fornecida como uma solução (líquido) para ser misturada com outro fluido e injetada por via intravenosa (em uma veia) durante 5 a 20 minutos. A ranitidina também pode ser injetada no músculo. Geralmente é administrado a cada 6 a 8 horas, mas também pode ser administrado como uma infusão constante durante 24 horas.
Você pode receber injeção de ranitidina em um hospital ou pode administrar o medicamento em casa. Se você for receber injeção de ranitidina em casa, seu médico lhe mostrará como usar o medicamento. Certifique-se de entender essas instruções e pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de ranitidina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ranitidina, famotidina, cimetidina, nizatidina (Axid), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de ranitidina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin), atazanavir (Reyataz, em Evotaz), delavirdina (Rescriptor), gefitinibe (Iressa), glipizida (Glucotrol), cetoconazol (Nizoral) , midazolam (por via oral), procainamida e triazolam (Halcion). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve porfiria (uma doença hereditária do sangue que pode causar problemas de pele ou do sistema nervoso), ou doença renal ou hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante a injeção de ranitidina, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção de ranitidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de cabeça
- dor, queimação ou coceira na área onde o medicamento foi injetado
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- batimento cardíaco lento
- urticária
- coceira
- irritação na pele
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- dor de estômago
- Cansaço extremo
- sangramento ou hematoma incomum
- falta de energia
- perda de apetite
- dor na parte superior direita do estômago
- amarelecimento da pele ou olhos
- sintomas como os da gripe
A injeção de ranitidina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de ranitidina.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está usando a injeção de ranitidina.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Zantac®