Estrogênio e progesterona (contraceptivos vaginais de anel)
Contente
- Antes de usar o anel vaginal de estrogênio e progesterona,
- O anel vaginal de estrogênio e progesterona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O tabagismo aumenta o risco de efeitos colaterais graves do anel vaginal de estrogênio e progesterona, incluindo ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e derrames. Esse risco é maior para mulheres com mais de 35 anos e fumantes inveterados (15 ou mais cigarros por dia). Se você usa estrogênio e progesterona, não deve fumar.
Contraceptivos vaginais com anel de estrogênio e progesterona são usados para prevenir a gravidez. Estrogênio (etinilestradiol) e progesterona (etonogestrel ou segesterona) são dois hormônios sexuais femininos. O estrogênio e a progesterona estão em uma classe de medicamentos chamados anticoncepcionais hormonais combinados (medicamentos anticoncepcionais). As combinações de estrogênio e progesterona atuam prevenindo a ovulação (liberação de óvulos dos ovários). Eles também alteram o revestimento do útero (útero) para evitar o desenvolvimento da gravidez e alteram o muco no colo do útero (abertura do útero) para impedir a entrada de espermatozoides (células reprodutoras masculinas). Os anéis vaginais contraceptivos são um método muito eficaz de controle de natalidade, mas não evitam a propagação do vírus da imunodeficiência humana (HIV, o vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida [AIDS]) e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Os anticoncepcionais vaginais com anel de estrogênio e progesterona vêm como um anel flexível para ser colocado na vagina. Os anticoncepcionais vaginais de estrogênio e progestágeno são geralmente colocados na vagina e deixados no local por 3 semanas. Após 3 semanas de uso do anel vaginal, remova o anel para um intervalo de 1 semana. Depois de usar o Annovera® anel vaginal por 3 semanas, limpe-o com sabão neutro e água morna, seque com um pano limpo ou papel toalha e coloque-o na caixa fornecida durante o intervalo de 1 semana. Depois de usar o NuvaRing® anel vaginal por 3 semanas, você pode descartá-lo e inserir um novo anel vaginal após o intervalo de 1 semana. Certifique-se de inserir o anel vaginal no final do intervalo de 1 semana no mesmo dia e na mesma hora em que você costuma inserir ou remover o anel, mesmo se você não tiver parado de sangrar. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use o anel anticoncepcional exatamente como dirigido.Nunca use mais de um anel anticoncepcional por vez e sempre insira e remova o anel de acordo com o cronograma que seu médico indicar.
Os anéis contraceptivos vaginais vêm em diferentes marcas. Diferentes marcas de anéis anticoncepcionais contêm medicamentos ou doses ligeiramente diferentes, são usados de maneiras ligeiramente diferentes e apresentam riscos e benefícios diferentes. Certifique-se de saber qual marca de anel vaginal contraceptivo está usando e exatamente como deve usá-lo. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma cópia das informações do fabricante para o paciente e leia com atenção.
O seu médico irá informá-lo quando deve inserir o seu primeiro anel vaginal contraceptivo. Isso depende se você estava usando outro tipo de controle de natalidade no mês anterior, se não estava usando o método de controle de natalidade ou se você deu à luz recentemente ou fez um aborto espontâneo. Em alguns casos, pode ser necessário usar um método anticoncepcional adicional durante os primeiros 7 dias de uso do anel anticoncepcional. Seu médico dirá se você precisa usar anticoncepcionais de reserva e ajudará você a escolher um método, como preservativos masculinos e / ou espermicidas. Você não deve usar um diafragma, capuz cervical ou um preservativo feminino quando um anel anticoncepcional estiver colocado.
Se você estiver usando o NuvaRing® anel vaginal, insira um novo anel após o intervalo de 1 semana; repetir o ciclo de 3 semanas de uso com intervalo de 1 semana, usando um novo anel vaginal para cada ciclo.
Se você estiver usando o Annovera® anel vaginal, reinsira o anel vaginal limpo após o intervalo de 1 semana; repita o ciclo de 3 semanas de uso com intervalo de 1 semana por até 13 ciclos.
O anel anticoncepcional geralmente fica na vagina até que você o remova. Às vezes, pode escorregar durante a remoção de um tampão, durante a relação sexual ou ao evacuar. Ligue para o seu médico se o seu anel anticoncepcional escorregar com frequência.
Se o seu NuvaRing® Se o anel anticoncepcional escorregar, você deve enxaguá-lo com água fria ou morna (não quente) e tentar substituí-lo dentro de 3 horas. No entanto, se o seu NuvaRing® O anel anticoncepcional escorrega e se quebra, descarte-o e substitua-o por um novo anel vaginal. Se o seu anel cair e se perder, você deve substituí-lo por um novo e remover o novo ao mesmo tempo em que foi programado para remover o anel que foi perdido. Se você não substituir seu NuvaRing® anel vaginal dentro do tempo apropriado, você deve usar um método anticoncepcional não hormonal de apoio (por exemplo, preservativos com espermicida) até que o anel seja colocado por 7 dias consecutivos.
Se o seu Annovera® o anel vaginal contraceptivo cair, lave-o com sabão neutro e água morna, enxágue e seque com uma toalha de pano limpa ou papel toalha e tente substituí-lo em 2 horas. Se o anel vaginal ficar fora do lugar por mais de 2 horas no total ao longo do ciclo de 3 semanas em que o anel vaginal deve ser inserido (por exemplo, por cair uma vez ou várias vezes), você deve usar um medicamento não hormonal método de reserva de controle de natalidade (por exemplo, preservativos com espermicida) até que você tenha colocado o anel por 7 dias consecutivos.
Verifique regularmente a presença do anel vaginal na vagina antes e depois da relação sexual.
Os anéis contraceptivos vaginais funcionarão apenas enquanto forem usados regularmente. Não pare de usar anéis vaginais anticoncepcionais sem falar com seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar o anel vaginal de estrogênio e progesterona,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a etonogestrel, segesterona, etinilestradiol, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do anel vaginal de estrogênio e progesterona. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes do anel vaginal de estrogênio e progesterona.
- informe o seu médico se estiver a tomar a combinação de ombitasvir, paritaprevir e ritonavir (Technivie) com ou sem dasabuvir (em Viekira Pak). O seu médico provavelmente lhe dirá para não usar o anel vaginal de estrogênio e progesterona se estiver tomando um ou mais desses medicamentos.
- informe o seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: paracetamol (Tylenol, outros); antifúngicos, tais como fluconazol (Diflucan), griseofulvina (Gris-Peg), itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Nizoral), miconazol (Oravig) e voriconazol (Vfend); aprepitante (Emend); ácido ascórbico (vitamina C); atorvastatina (Lipitor); barbitúricos; boceprevir (Victrelis; não está mais disponível nos EUA); bosentan (Tracleer); ácido clofíbrico; ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); medicamentos para HIV ou AIDS, como atazanavir (Reyataz), darunavir (Prezista) com ritonavir (Norvir), delavirdina (Rescriptor), efavirenz (Sustiva), etravirina (Intelence), indinavir (Crixivan), lopinavir (Kaletra), naceelfpt ), nevirapina (Viramune), ritonavir (Norvir), saquinavir (Invirase) e tipranavir (Aptivus); morfina (Astramorph, Kadian, outros); prednisolona (Orapred); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane), rufinamida (Banzel); medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Tegretol, Teril, outros), felbamato (Felbatol), lamotrigina (Lamictal), oxcarbazepina (Trileptal), fenobarbital, fenitoína (Dilantin, Phenytek) e topiramato (Topamax); telaprevir (Incivek; não disponível mais nos EUA); temazepam (Restoril); teofilina (Elixofilina, Theo-24, outros); hormona da tiróide; e tizanidina (Zanaflex). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Pode ser necessário usar um método anticoncepcional extra se tomar algum desses medicamentos enquanto estiver usando o anel anticoncepcional.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente produtos que contenham erva de São João.
- informe o seu médico se você tem ou já teve câncer de mama ou qualquer outro tipo de câncer; doença cerebrovascular (obstrução ou enfraquecimento dos vasos sanguíneos dentro do cérebro ou levando ao cérebro); um derrame ou mini-derrame; doença da artéria coronária (vasos sanguíneos obstruídos que conduzem ao coração); dor no peito; um ataque cardíaco; coágulos de sangue em suas pernas ou pulmões; colesterol alto ou triglicerídeos; pressão alta; fibrilação atrial; batimento cardíaco irregular; qualquer condição que afete as válvulas do coração (retalhos de tecido que se abrem e fecham para controlar o fluxo sanguíneo no coração); diabetes e maiores de 35 anos; diabetes com pressão alta ou problemas nos rins, vasos sanguíneos, olhos ou nervos; diabetes há mais de 20 anos; diabetes que afetou sua circulação; dores de cabeça que vêm junto com outros sintomas, como alterações na visão, fraqueza e tontura; enxaquecas (se tiver mais de 35 anos); tumores hepáticos ou doença hepática; problemas de sangramento ou coagulação do sangue; sangramento vaginal inexplicável; ou hepatite ou outros tipos de doença hepática. Seu médico provavelmente irá lhe dizer para não usar um anel vaginal de estrogênio e progesterona.
- informe o seu médico se você teve um bebê recentemente, um aborto espontâneo ou um aborto espontâneo. Além disso, informe o seu médico se você tem ou já teve icterícia (pele ou olhos amarelados); problemas mamários, como mamografia ou raio-x da mama anormais, nódulos mamários, doença fibrocística da mama; história familiar de câncer de mama; convulsões; depressão; melasma (manchas marrons no rosto); bexiga, útero ou reto que caiu ou saltou para dentro da vagina; qualquer condição que torne sua vagina mais suscetível a ficar irritada; síndrome do choque tóxico (infecção bacteriana); angioedema hereditário (condição hereditária que causa episódios de inchaço nas mãos, pés, face, vias aéreas ou intestinos); ou doença renal, tireoidiana ou da vesícula biliar.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar durante o uso de anel vaginal de estrogênio e progesterona, chame seu médico imediatamente. Você deve suspeitar que está grávida e ligar para o seu médico se você usou o anel anticoncepcional corretamente e perdeu duas menstruações consecutivas, ou se não usou o anel anticoncepcional de acordo com as instruções e faltou uma menstruação. Você não deve amamentar enquanto estiver usando o anel anticoncepcional.
- se for fazer uma cirurgia, diga ao médico que está usando um anel vaginal de estrogênio e progesterona. O seu médico pode pedir-lhe que pare de usar o anel vaginal pelo menos 4 semanas antes e até 2 semanas após certas cirurgias.
Converse com seu médico sobre a ingestão de suco de toranja durante o uso deste medicamento.
Cada marca de anel vaginal anticoncepcional tem instruções específicas a serem seguidas sobre quando remover e / ou inserir o anel anticoncepcional. Leia atentamente as instruções nas informações do fabricante para a paciente que veio com seu anel anticoncepcional. Se você não inserir o anel vaginal de acordo com as instruções ou se falhar uma dose, você precisará usar um método anticoncepcional alternativo. Não use mais de um anel vaginal de cada vez. Se você tiver alguma dúvida, ligue para o seu médico ou farmacêutico.
O anel vaginal de estrogênio e progesterona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- inchaço, vermelhidão, irritação, queimação, coceira ou infecção da vagina
- corrimento vaginal branco ou amarelo
- sangramento vaginal ou manchas quando não é hora de sua menstruação
- sensibilidade incomum nos seios
- dor de cabeça
- náusea
- vomitando
- diarréia
- ganho ou perda de peso
- dor, sensibilidade ou desconforto nos seios
- desconforto vaginal ou sensação de corpo estranho
- dor de estômago
- acne
- mudanças no desejo sexual
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
- dor na parte de trás da perna
- dor no peito aguda, súbita ou terrível
- peso no peito
- falta de ar repentina
- dor de cabeça intensa repentina, vômito, tontura ou desmaio
- problemas repentinos com a fala
- fraqueza ou dormência de um braço ou perna
- visão dupla, visão turva ou outras alterações na visão
- manchas escuras de pele na testa, bochechas, lábio superior e / ou queixo
- amarelecimento da pele ou olhos; perda de apetite; urina escura; Cansaço extremo; fraqueza; ou evacuações de cor clara
- febre alta repentina, vômito, diarreia, desmaio ou sensação de desmaio ao levantar-se, erupção na pele, dores musculares ou tontura
- depressão; dificuldade em dormir ou permanecer dormindo; perda de energia; ou outras mudanças de humor
- irritação na pele; inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas; urticária; ou coceira
O anel vaginal de estrogênio e progesterona pode aumentar a chance de desenvolver tumores no fígado. Esses tumores não são uma forma de câncer, mas podem se romper e causar sérios sangramentos dentro do corpo. Converse com seu médico sobre os riscos do uso do anel anticoncepcional.
O anel vaginal de estrogênio e progesterona pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz solar direta, excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não refrigerar ou congelar. Descarte o NuvaRing® após o prazo de validade, se não for utilizado na saqueta fornecida (bolsa de alumínio) e depois na lata de lixo. Não jogue o anel vaginal no vaso sanitário.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- sangrando
- náusea
- vomitando
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Siga as instruções do seu médico para examinar seus seios; relatar quaisquer caroços imediatamente.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando anel vaginal de estrogênio e progesterona.
Não use lubrificantes vaginais à base de óleo (incluindo à base de silicone) com o Annovera® anel vaginal.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Annovera® (contendo etinilestradiol, segesterona)
- NuvaRing® (contendo etinilestradiol, etonogestrel)
- anel contraceptivo