Voriconazol
Contente
- Antes de tomar voriconazol,
- O voriconazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados nas PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O voriconazol é usado em adultos e crianças com 2 anos de idade ou mais para tratar infecções fúngicas graves, como aspergilose invasiva (uma infecção fúngica que começa nos pulmões e se espalha pela corrente sanguínea para outros órgãos), candidíase esofágica (uma levedura [um tipo de fungo] que pode causar manchas brancas na boca e na garganta) e candidemia (uma infecção fúngica no sangue). Também é usado para tratar outras infecções fúngicas quando outros medicamentos não funcionam para certos pacientes. O voriconazol está em uma classe de medicamentos antifúngicos chamados triazóis. Atua retardando o crescimento dos fungos que causam a infecção.
O voriconazol apresenta-se na forma de comprimido e suspensão (líquido) para administração oral. Geralmente, é tomado a cada 12 horas com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 1 hora após uma refeição. Para o ajudar a lembrar de tomar o voriconazol, tome-o aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome voriconazol exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Se você estiver tomando suspensão de voriconazol, agite o frasco fechado por cerca de 10 segundos antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente. Não misture a suspensão com qualquer outro medicamento, água ou qualquer outro líquido. Sempre use o medidor que vem com o medicamento. Você pode não receber a quantidade correta de medicamento se usar uma colher doméstica para medir sua dose.
No início do seu tratamento, você pode receber voriconazol por injeção intravenosa (na veia). Quando você começa a tomar voriconazol por via oral, o seu médico pode iniciar com uma dose baixa e aumentar a sua dose se a sua condição não melhorar. O seu médico também pode diminuir a sua dose se sentir efeitos secundários com o voriconazol.
A duração do seu tratamento depende do seu estado geral de saúde, do tipo de infecção que você tem e de como você responde à medicação. Continue a tomar voriconazol mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar voriconazol sem falar com seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar voriconazol,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a voriconazol, outros medicamentos antifúngicos, como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Onmel, Sporanox) ou cetoconazol (Nizoral); quaisquer outros medicamentos, lactose ou qualquer um dos outros ingredientes dos comprimidos de voriconazol e suspensão. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes dos comprimidos e suspensão de voriconazol.
- não tome voriconazol se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Equetro, Tegretol, Teril); cisaprida (propulsido); efavirenz (Sustiva, em Atripla); medicamentos do tipo ergotamina, como diidroergotamina (D.H.E. 45, Migranal), mesilatos ergolóides (Hydergine), ergotamina (Ergomar, em Cafergot, em Migergot) e metilergonovina (Methergine); ivabradina (Corlanor); naloxegol (Monvatik); fenobarbital; pimozida (Orap); quinidina (em Nuedexta); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater); ritonavir (Norvir, em Kaletra); sirolimus (Rapamune); Erva de São João; tolvaptano (Jynarque, Samsca); e venetoclax (Venclexta).
- informe o seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin, Jantoven); benzodiazepinas como alprazolam (Niravam, Xanax), midazolam e triazolam (Halcion); bloqueadores dos canais de cálcio, tais como amlodipina (Norvasc, em Amturnide, em Tekamlo), felodipina (Plendil), isradipina, nicardipina (Cardene), nifedipina (Adalat, Afeditab, Procardia), nimodipina (Nymalize) e nisoldipina (Sular); medicamentos para baixar o colesterol (estatinas), como atorvastatina (Lipitor, em Caduet, em Liptruzet), fluvastatina (Lescol), lovastatina (Altoprev, em Advicor), pravastatina (Pravachol) e sinvastatina (Zocor, em Simcor, em Vytorin); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); everolimus (Afinitor, Zortress); fentanil (Abstral, Actiq, Fentora, Lazanda, Subsys); medicamentos para diabetes, como glipizida (Glucotrol), gliburida (Diabeta, Glynase,, em Glucovance) e tolbutamida; medicamentos para HIV, como delavirdina (Rescriptor), nelfinavir (Viracept), nevirapina (Viramune) e saquinavir (Invirase); metadona (Dolofina, Metadose); antiinflamatórios não esteróides (diclofenaco, ibuprofeno), anticoncepcionais orais; oxicodona (Oxecta, Oxycontin, em Oxycet, em Percocet, em Percodan, em Roxicet, em Xartemis); fenitoína (Dilantin, Phenytek); inibidores da bomba de prótons, como esomeprazol (Nexium, em Vimovo), lansoprazol (Prevacid), omeprazol (Prilosec, em Prevpac), pantoprazol (Protonix) e rabeprazol (AcipHex); tacrolimus (Astagraf, Prograf); vinblastina; e vincristina. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o voriconazol, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você já foi tratado com medicamentos de quimioterapia para câncer e se você tem ou já teve um intervalo QT prolongado (um problema cardíaco raro que pode causar batimentos cardíacos irregulares, desmaios ou morte súbita), ou se você tem ou já teve batimentos cardíacos lentos ou irregulares, baixos níveis sanguíneos de potássio, magnésio ou cálcio, cardiomiopatia (músculo cardíaco aumentado ou engrossado que impede o coração de bombear sangue normalmente), câncer das células sanguíneas, intolerância à galactose ou má absorção de glicose-galactose ( doenças hereditárias em que o corpo não é capaz de tolerar a lactose); qualquer condição que torne difícil para você digerir a sacarose (açúcar de mesa) ou lactose (encontrada no leite e seus derivados), ou doença hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Não deve engravidar enquanto estiver a tomar voriconazol. Você deve usar um método anticoncepcional eficaz para prevenir a gravidez durante o tratamento com voriconazol. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Se você engravidar enquanto estiver tomando voriconazol, chame seu médico imediatamente. O voriconazol pode prejudicar o feto.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar voriconazol.
- deve saber que o voriconazol pode causar visão turva ou outros problemas de visão e pode tornar os olhos sensíveis à luz forte. Não dirija à noite enquanto estiver tomando voriconazol. Não conduza um carro durante o dia nem opere máquinas se tiver problemas de visão enquanto estiver a tomar este medicamento.
- planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. O voriconazol pode tornar a sua pele sensível à luz solar.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O voriconazol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- visão anormal
- dificuldade em ver cores
- diarréia
- náusea
- vomitando
- dor de cabeça
- tontura
- boca seca
- rubor
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados nas PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- febre
- arrepios ou tremores
- batimento cardíaco rápido
- respiração rápida
- confusão
- dor de estômago
- Cansaço extremo
- hematoma ou sangramento incomum
- perda de apetite
- coceira, urina escura, perda de apetite, fadiga, amarelecimento da pele ou olhos, dor na parte superior direita do estômago, náuseas, vômitos ou sintomas semelhantes aos da gripe
- cansaço; falta de energia; fraqueza; náusea; vômito; tontura; perda de peso ou dor abdominal
- ganho de peso; protuberância gordurosa entre os ombros; face arredondada (face da lua); escurecimento da pele no estômago, coxas, seios e braços; afinamento da pele; hematomas; crescimento excessivo do cabelo; ou suando
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- dor no peito ou aperto
- irritação na pele
- suando
- urticária ou descamação da pele
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
O voriconazol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde os comprimidos à temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Conservar a suspensão oral não misturada no frigorífico, mas uma vez misturada, conservar à temperatura ambiente e não refrigerar ou congelar. Elimine qualquer suspensão não utilizada após 14 dias.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- sensibilidade à luz
- pupilas dilatadas (círculos pretos no meio dos olhos)
- olhos fechados
- babando
- perda de equilíbrio durante o movimento
- depressão
- falta de ar
- apreensões
- estômago inchado
- Cansaço extremo
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao voriconazol.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita. Se você ainda tiver sintomas de infecção após terminar o voriconazol, chame seu médico.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Vfend®