Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 24 Julho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
BACTÉRIA ANTRAZ
Vídeo: BACTÉRIA ANTRAZ

Contente

O antraz é uma doença grave que pode afetar animais e humanos. É causado por uma bactéria chamada Bacillus anthracis. As pessoas podem pegar antraz pelo contato com animais infectados, lã, carne ou peles.

Antraz cutâneo. Em sua forma mais comum, o antraz é uma doença de pele que causa úlceras cutâneas e geralmente febre e fadiga. Até 20% desses casos são fatais se não tratados.

Antraz Gastrointestinal. Esta forma de antraz pode resultar da ingestão de carne infectada crua ou mal passada. Os sintomas podem incluir febre, náuseas, vômitos, dor de garganta, dor abdominal e inchaço e gânglios linfáticos inchados. O antraz gastrointestinal pode causar envenenamento do sangue, choque e morte.

Antraz por inalação. Esta forma de antraz ocorre quando B. anthracis é inalado e é muito sério. Os primeiros sintomas podem incluir dor de garganta, febre baixa e dores musculares. Em alguns dias, esses sintomas são seguidos por graves problemas respiratórios, choque e, freqüentemente, meningite (inflamação do cérebro e do revestimento da medula espinhal). Essa forma de antraz requer hospitalização e tratamento agressivo com antibióticos. Muitas vezes é fatal.


A vacina contra o antraz protege contra a doença do antraz. A vacina usada nos Estados Unidos não contém B. anthracis células e não causa antraz. A vacina contra o antraz foi licenciada em 1970 e relicenciada em 2008.

Com base em evidências limitadas, mas sólidas, a vacina protege contra o antraz cutâneo (pele) e inalatório.

A vacina contra antraz é recomendada para certas pessoas de 18 a 65 anos de idade que podem ser expostas a grandes quantidades de bactérias no trabalho, incluindo:

  • certos laboratórios ou trabalhadores de remediação
  • algumas pessoas manuseando animais ou produtos de origem animal
  • alguns militares, conforme determinado pelo Departamento de Defesa

Essas pessoas devem receber cinco doses da vacina (no músculo): a primeira dose quando o risco de uma potencial exposição for identificado, e as doses restantes em 4 semanas e 6, 12 e 18 meses após a primeira dose.

Doses de reforço anuais são necessárias para proteção contínua.

Se a dose não for administrada no horário programado, a série não precisa ser reiniciada. Retome a série assim que possível.


A vacina contra antraz também é recomendada para pessoas não vacinadas que foram expostas ao antraz em certas situações. Essas pessoas devem receber três doses da vacina (sob a pele), com a primeira dose assim que possível após a exposição, e a segunda e terceira doses administradas 2 e 4 semanas após a primeira.

  • Qualquer pessoa que já teve uma reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina contra o antraz não deve receber outra dose.
  • Qualquer pessoa com alergia grave a qualquer componente da vacina não deve receber uma dose. Informe o seu provedor se você tem alguma alergia grave, incluindo látex.
  • Se você já teve a síndrome de Guillain Barr (GBS), seu provedor pode recomendar não tomar a vacina contra o antraz.
  • Se você tiver uma doença moderada ou grave, seu provedor pode pedir que você espere até se recuperar para receber a vacina. Pessoas com doenças leves geralmente podem ser vacinadas.
  • A vacinação pode ser recomendada para mulheres grávidas que foram expostas ao antraz e estão em risco de desenvolver doença por inalação. As mães que amamentam podem receber a vacina contra o antraz com segurança.

Como qualquer medicamento, a vacina pode causar um problema sério, como uma reação alérgica grave.


O antraz é uma doença muito séria e o risco de danos graves com a vacina é extremamente pequeno.

  • Ternura no braço onde a injeção foi aplicada (cerca de 1 pessoa em 2)
  • Vermelhidão no braço onde a injeção foi aplicada (cerca de 1 em 7 homens e 1 em 3 mulheres)
  • Coceira no braço onde a injeção foi aplicada (cerca de 1 em 50 homens e 1 em 20 mulheres)
  • Protuberância no braço onde a injeção foi aplicada (cerca de 1 em 60 homens e 1 em 16 mulheres)
  • Hematoma no braço onde a injeção foi aplicada (cerca de 1 em 25 homens e 1 em 22 mulheres)
  • Dores musculares ou limitação temporária do movimento do braço (cerca de 1 em 14 homens e 1 em 10 mulheres)
  • Dores de cabeça (cerca de 1 em 25 homens e 1 em 12 mulheres)
  • Fadiga (cerca de 1 em 15 homens, cerca de 1 em 8 mulheres)
  • Reação alérgica grave (muito rara - menos de uma vez em 100.000 doses).

Como acontece com qualquer vacina, outros problemas graves foram relatados. Mas isso não parece ocorrer com mais frequência entre os receptores da vacina contra o antraz do que entre as pessoas não vacinadas.

Não há evidências de que a vacina contra o antraz cause problemas de saúde a longo prazo.

Comitês civis independentes não descobriram que a vacinação contra o antraz é um fator de doenças inexplicáveis ​​entre os veteranos da Guerra do Golfo.

  • Qualquer condição incomum, como uma reação alérgica grave ou febre alta. Se uma reação alérgica grave ocorresse, ocorreria dentro de alguns minutos a uma hora após a injeção. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir dificuldade para respirar, fraqueza, rouquidão ou respiração ofegante, batimento cardíaco acelerado, urticária, tontura, palidez ou inchaço da garganta.
  • Chame um médico ou leve a pessoa ao médico imediatamente.
  • Informe o seu médico o que aconteceu, a data e hora em que aconteceu e quando a vacinação foi dada.
  • Peça ao seu provedor para relatar a reação preenchendo um formulário do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). Ou você pode enviar este relatório através do site VAERS em http://vaers.hhs.gov/index ou ligando para 1-800-822-7967. VAERS não fornece aconselhamento médico.

Um programa federal, o Programa de Compensação de Lesões de Contramedidas, foi criado sob a Lei PREP para ajudar a pagar por cuidados médicos e outras despesas específicas de certos indivíduos que têm uma reação grave a esta vacina.

Se você tiver uma reação à vacina, sua capacidade de processar pode ser limitada por lei. Para obter mais informações, visite o site do programa em www.hrsa.gov/countermeasurescomp ou ligue para 1-888-275-4772.

  • Pergunte ao seu médico ou outro profissional de saúde. Eles podem fornecer a você o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://emergency.cdc.gov/agent/anthrax/vaccination /.
  • Entre em contato com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD): ligue para 1-877-438-8222 ou visite o site do DoD em http://www.anthrax.osd.mil.

Declaração de informações sobre vacinas contra antraz. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 3/10/2010.

  • Biothrax®
Última revisão - 15/03/2014

Popular No Portal

Os 9 erros mais comuns na cozinha

Os 9 erros mais comuns na cozinha

Me mo que jogue o alimento mai fre co e audávei ​​em eu carrinho, você pode armazená-lo e prepará-lo de maneira que roubam dele (e de eu corpo) o próprio nutriente que procura...
Super Sculpt

Super Sculpt

É difícil o uficiente para fazer um treino em condiçõe normai , ma durante a féria , pode parecer qua e impo ível. Felizmente, ne ta temporada de fe ta , você nã...