Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Vacinas Meningocócicas ACWY (MenACWY) - Medicamento
Vacinas Meningocócicas ACWY (MenACWY) - Medicamento

A doença meningocócica é uma doença grave causada por um tipo de bactéria chamada Neisseria meningitidis. Pode causar meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal) e infecções do sangue. A doença meningocócica freqüentemente ocorre sem aviso, mesmo entre pessoas que são saudáveis.

A doença meningocócica pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de contato próximo (por exemplo, tosse, beijo) ou contato prolongado, especialmente entre pessoas que vivem na mesma casa. Existem pelo menos 12 tipos de N. meningitidis, chamados de "serogrupos". Os serogrupos A, B, C, W e Y causam a maioria das doenças meningocócicas.

Qualquer pessoa pode contrair a doença meningocócica, mas certas pessoas correm maior risco, incluindo:

  • Bebês com menos de um ano de idade
  • Adolescentes e jovens adultos de 16 a 23 anos
  • Pessoas com certas condições médicas que afetam o sistema imunológico
  • Microbiologistas que trabalham rotineiramente com isolados de N. meningitidis
  • Pessoas em risco devido a um surto meningocócico em sua comunidade

Mesmo quando tratada, a doença meningocócica mata 10 a 15 pessoas infectadas em 100. E das que sobrevivem, cerca de 10 a 20 em cada 100 sofrerão deficiências como perda auditiva, lesão cerebral, lesão renal, amputação, sistema nervoso problemas ou cicatrizes graves de enxertos de pele.


As vacinas meningocócicas ACWY podem ajudar a prevenir a doença meningocócica causada pelos serogrupos A, C, W e Y. Uma vacina meningocócica diferente está disponível para ajudar a proteger contra o sorogrupo B.

A vacina meningocócica conjugada (MenACWY) é licenciada pela Food and Drug Administration (FDA) para proteção contra os serogrupos A, C, W e Y.

Vacinação de rotina:

Duas doses de MenACWY são rotineiramente recomendadas para adolescentes de 11 a 18 anos de idade: a primeira dose aos 11 ou 12 anos de idade, com uma dose de reforço aos 16 anos.

Alguns adolescentes, incluindo aqueles com infecção pelo HIV, devem receber doses adicionais. Peça mais informações ao seu médico.

Além da vacinação de rotina para adolescentes, a vacina MenACWY também é recomendada para certos grupos de pessoas:

  • Pessoas em risco devido a um surto de doença meningocócica do sorogrupo A, C, W ou Y
  • Pessoas com HIV
  • Qualquer pessoa cujo baço esteja danificado ou tenha sido removido, incluindo pessoas com doença das células falciformes
  • Qualquer pessoa com uma condição rara do sistema imunológico chamada "deficiência persistente do componente do complemento"
  • Qualquer pessoa que esteja tomando um medicamento chamado eculizumabe (Soliris)
  • Microbiologistas que trabalham rotineiramente com isolados de N. meningitidis
  • Qualquer pessoa que viaje ou viva em uma parte do mundo onde a doença meningocócica é comum, como partes da África
  • Calouros da faculdade morando em dormitórios
  • Recrutas militares dos EUA

Algumas pessoas precisam de doses múltiplas para proteção adequada. Pergunte ao seu médico sobre o número e o momento das doses e a necessidade de doses de reforço.


Diga à pessoa que está administrando a vacina:

  • Se você tem alguma alergia grave com risco de vida.
  • Se você já teve uma reação alérgica com risco de vidaapós uma dose anterior da vacina meningocócica ACWY, ou se você tiver uma alergia grave a qualquer parte desta vacina, você não deve tomar esta vacina. Seu provedor pode informá-lo sobre os ingredientes da vacina.
  • Não se sabe muito sobre os riscos desta vacina para uma mulher grávida ou amamentando. No entanto, gravidez ou amamentação não são razões para evitar a vacinação MenACWY. Uma mulher grávida ou amamentando deve ser vacinada se ela apresentar risco aumentado de doença meningocócica.
  • Se você tiver uma doença leve, como um resfriado, provavelmente poderá tomar a vacina hoje. Se você estiver moderada ou gravemente doente, provavelmente deve esperar até se recuperar. Seu médico pode aconselhá-lo.

Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de efeitos colaterais. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria em alguns dias, mas também são possíveis reações graves.


Problemas leves após a vacinação meningocócica:

  • Quase metade das pessoas que tomam a vacina meningocócica ACWY têm problemas leves após a vacinação, como vermelhidão ou dor no local da injeção. Se esses problemas ocorrerem, geralmente duram 1 ou 2 dias.
  • Uma pequena porcentagem das pessoas que recebem a vacina sentem dores musculares ou nas articulações.

Problemas que podem acontecer após qualquer vacina injetada:

  • Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas ou vertigens ou se tiver alterações na visão.
  • Algumas pessoas sentem fortes dores no ombro e têm dificuldade em mover o braço onde a injeção foi aplicada. Isso raramente acontece.
  • Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em cerca de 1 em um milhão de doses, e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação. Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma doença grave. lesão ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.

O que devo procurar?

Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço do rosto e garganta, dificuldade em respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura e fraqueza - geralmente dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação.

O que devo fazer?

Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para 9-1-1 ou vá ao hospital mais próximo. Caso contrário, chame seu médico.

Posteriormente, a reação deve ser relatada ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina (VAERS). O seu médico deve apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.

VAERS não fornece aconselhamento médico.

O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.

  • Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines

Declaração de informações sobre vacinas meningocócicas. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 24/08/2018.

  • Menactra®
  • Menomune®
  • Meningovax®
  • Menveo®
  • MenHibrix® (contendo Haemophilus influenzae tipo b, vacina meningocócica)
  • MenACWY
Última revisão - 15/11/2018

Seleção Do Site.

Escrófula

Escrófula

A e crófula é uma infecção tuberculo a do gânglio linfático do pe coço.A e crófula é mai frequentemente cau ada pela bactéria Mycobacterium tuberculo ...
Cisternograma de radionuclídeo

Cisternograma de radionuclídeo

Um ci ternograma com radionuclídeo é um te te de varredura nuclear. É u ado para diagno ticar problema com o fluxo do fluido e pinhal. Uma punção lombar é feita primeiro....