Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 15 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Inalação oral de arformoterol - Medicamento
Inalação oral de arformoterol - Medicamento

Contente

A inalação de arformoterol é usada para controlar sibilos, falta de ar, tosse e aperto no peito causados ​​por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças pulmonares, que inclui bronquite crônica e enfisema). Arformoterol está em uma classe de medicamentos chamados beta agonistas de longa ação (LABAs). Ele age relaxando e abrindo as passagens de ar nos pulmões, tornando mais fácil respirar.

O Arformoterol vem como uma solução (líquido) para inalar pela boca usando um nebulizador (máquina que transforma o medicamento em uma névoa que pode ser inalada). Geralmente é inalado duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Inale o arformoterol aproximadamente às mesmas horas todos os dias e espace as suas doses em cerca de 12 horas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use arformoterol exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Não engula ou injete arformoterol para inalação.


Não use a inalação de arformoterol para tratar ataques repentinos de DPOC. Seu médico irá prescrever um medicamento agonista beta de ação curta, como o albuterol (Accuneb, Proair, Proventil, Ventolin) para usar durante os ataques. Se você estava usando este tipo de medicamento regularmente antes de iniciar o tratamento com arformoterol, seu médico provavelmente lhe dirá para parar de usá-lo regularmente, mas continuar a usá-lo para tratar ataques.

Se os seus sintomas de DPOC piorarem, se a inalação de arformoterol se tornar menos eficaz, se você precisar de mais doses do que o normal do medicamento que usa para tratar ataques repentinos ou se o medicamento que você usa para tratar ataques não aliviar seus sintomas, sua condição pode ser piorando. Não use doses extras de arformoterol. Ligue para seu médico imediatamente.

Arformoterol controla os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica, mas não cura a doença. Continue a usar o arformoterol mesmo que se sinta bem. Não pare de usar arformoterol sem falar com seu médico. Se você parar de usar o arformoterol repentinamente, seus sintomas podem piorar.


Para usar a inalação de arformoterol, siga estas etapas:

  1. Abra a bolsa de alumínio rasgando a borda áspera ao longo da borda da bolsa e remova o frasco. Observe a solução no frasco para se certificar de que é incolor. Se não for incolor, chame seu médico ou farmacêutico e não use a solução.
  2. Torça a parte superior do frasco e esprema todo o líquido no reservatório do seu nebulizador. Não adicione nenhum outro medicamento ao nebulizador porque pode não ser seguro misturá-los com arformoterol. Use todos os medicamentos nebulizados separadamente, a menos que seu médico diga especificamente para misturá-los.
  3. Conecte o reservatório do nebulizador ao bocal ou máscara facial.
  4. Conecte o nebulizador ao compressor.
  5. Sente-se ereto e coloque o bocal na boca ou coloque a máscara facial.
  6. Ligue o compressor.
  7. Respire calmamente, profundamente e uniformemente até que a névoa pare de se formar no nebulizador. Isso deve levar entre 5 e 10 minutos.
  8. Limpe o nebulizador de acordo com as instruções do fabricante.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a inalação de arformoterol,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a arformoterol, formoterol (Perforomist, em Bevespi, Dulera, Symbicort), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da solução de arformoterol. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se você usar outro LABA, como formoterol (Perforomist, em Bevespi Aerosphere, Duaklir Pressair, Dulera, Symbicort), indacaterol (Arcapta), olodaterol (Striverdi Respimat, em Stiolto Respimat), salmeterol (Serevent, em Advair), ou vilanterol (em Anoro Ellipta, Breo Ellipta, Trelegy Ellipta). Esses medicamentos não devem ser usados ​​com arformoterol. Seu médico lhe dirá qual medicamento você deve usar e qual medicamento você deve parar de usar.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: aminofilina; amiodarona (Nexterone, Pacerone); antidepressivos, tais como amitriptilina, amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Silenor, Zonalon), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil); bloqueadores beta, tais como atenolol (Tenormin), labetalol (Normodyne), metoprolol (Lopressor, Toprol XL, outros), nadolol (Corgard), propranolol (Inderal) e sotalol (Betapace, Sorine, Sotylize, Betapace AF); pílulas dietéticas; disopiramida (Norpace); diuréticos ('pílulas de água'); dofetilide (Tikosyn); epinefrina (Primatene Mist); eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin); medicamentos para resfriados, como fenilefrina (Sudafed PE) e pseudofedrina (Sudafed); inibidores da monoamina oxidase (MAO), incluindo isocarboxazida (Marplan), linezolida (Zyvox), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate); moxifloxacina (Avelox), esteróides, tais como dexametasona, metilprednisolona (Depo-Medrol, Medrol, Solu-Medrol) e prednisona (Rayos); pimozida (Orap); procainamida; quinidina (em Nuedexta); teofilina (Theochron, Theo-24); e tioridazina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o arformoterol, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você tem asma. O seu médico irá dizer-lhe para não usar o arformoterol a menos que o esteja usando junto com um medicamento esteróide inalado.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve um batimento cardíaco irregular; Prolongamento QT (ritmo cardíaco irregular que pode causar desmaios, perda de consciência, convulsões ou morte súbita); pressão alta; convulsões; diabetes; ou doença cardíaca, hepática ou tireoidiana.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando arformoterol, chame seu médico.
  • você deve saber que a inalação de arformoterol às vezes causa sibilos e dificuldade para respirar imediatamente após ser inalado. Se isso acontecer, chame seu médico imediatamente. Não use a inalação de arformoterol novamente, a menos que seu médico lhe diga que deveria.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não inale uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Arformoterol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • nervosismo
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • dor de cabeça
  • tontura
  • cansaço
  • falta de energia
  • não se sentindo bem
  • sintomas de gripe
  • inchaço dos braços ou pernas
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • dor, especialmente dor nas costas
  • diarréia
  • náusea
  • vomitando
  • cólicas
  • boca seca

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • batimento cardíaco rápido ou acelerado
  • dor no peito
  • urticária
  • irritação na pele
  • inchaço dos olhos, rosto, língua, lábios, boca, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • aumento da dificuldade em respirar ou engolir

Arformoterol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de alumínio com que foi enviada, bem fechada e fora do alcance das crianças. Proteja o medicamento do calor e da luz. Você pode armazenar o medicamento na geladeira até o fim do prazo de validade impresso na embalagem, ou pode armazenar o medicamento em temperatura ambiente por até 6 semanas. Descarte qualquer medicamento que tenha sido armazenado em temperatura ambiente por mais de 6 semanas ou que tenha sido removido da embalagem de alumínio e não usado imediatamente.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • dor no peito
  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • nervosismo
  • dor de cabeça
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • boca seca
  • cãibras musculares
  • náusea
  • tontura
  • cansaço excessivo
  • fraqueza
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Antes de fazer qualquer teste de laboratório (especialmente aqueles que envolvem azul de metileno), diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando arformoterol.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Brovana®
Última revisão - 15/10/2019

Interessante No Site

Nicotina Oral Inalação

Nicotina Oral Inalação

A inalação oral de nicotina é u ada para ajudar a pe oa a pararem de fumar. A inalação oral de nicotina deve er u ada junto com um programa de ce ação do tabagi mo, ...
Injeção de palonossetrom

Injeção de palonossetrom

A injeção de palono etrom é u ada para prevenir náu ea e vômito que podem ocorrer dentro de 24 hora apó o recebimento da quimioterapia ou cirurgia do câncer. Tamb...