Autor: William Ramirez
Data De Criação: 18 Setembro 2021
Data De Atualização: 12 Novembro 2024
Anonim
Pros and cons of ruxolitinib for the treatment of MPNs
Vídeo: Pros and cons of ruxolitinib for the treatment of MPNs

Contente

O ruxolitinib é utilizado para tratar a mielofibrose (um cancro da medula óssea em que a medula óssea é substituída por tecido cicatricial e causa diminuição da produção de células sanguíneas). Também é usado para tratar a policitemia vera (PV; um câncer do sangue de crescimento lento no qual a medula óssea produz muitos glóbulos vermelhos) em pessoas que não puderam ser tratadas com sucesso com hidroxiureia. Ruxolitinibe também é usado para tratar a doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD; uma complicação do transplante de células-tronco hematopoéticas [TCTH; um procedimento que substitui medula óssea doente por medula óssea saudável]) em adultos e crianças com 12 anos de idade ou mais que foram tratados sem sucesso com medicamentos esteróides. O ruxolitinibe está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da quinase. Atua no tratamento da mielofibrose e PV, bloqueando os sinais que causam a multiplicação das células cancerosas. Isso ajuda a impedir a disseminação das células cancerosas. Atua no tratamento do GVHD, bloqueando os sinais das células que causam o GVHD.

O ruxolitinib é apresentado em comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, duas vezes ao dia. Tome ruxolitinib aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome ruxolitinib exatamente como dirigido. Não tome mais nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Se estiver a receber tratamento para mielofibrose ou PV, o seu médico pode iniciar com uma dose baixa de ruxolitinib durante as primeiras quatro semanas de tratamento e aumentar gradualmente a sua dose após esse período, não mais do que uma vez a cada 2 semanas. Se estiver a ser tratado para a DECH, o seu médico pode começar com uma dose baixa de ruxolitinib e pode aumentar a sua dose após pelo menos 3 dias de terapêutica.

Engula os comprimidos inteiros; não os mastigue nem os esmague.

Se você não pode comer pela boca e fazer uma sonda nasogástrica (NG), seu médico pode dizer para você tomar ruxolitinibe por meio da sonda nasogástrica (NG). O seu médico ou farmacêutico irá explicar como preparar ruxolitinib para administrar através de uma sonda NG.

O seu médico pedirá análises de sangue antes e durante o seu tratamento para ver como você é afetado por este medicamento. O seu médico pode aumentar ou diminuir a sua dose de ruxolitinib durante o seu tratamento ou pode dizer-lhe para parar de tomar ruxolitinib durante algum tempo. Isso depende de quão bem o medicamento funciona para você, dos resultados dos seus exames laboratoriais e se você tem efeitos colaterais. Converse com seu médico sobre como você se sente durante o tratamento. Continue a tomar ruxolitinib mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar ruxolitinib sem falar com o seu médico. Se o seu médico decidir interromper o seu tratamento com ruxolitinib, poderá diminuir a sua dose gradualmente.


Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar ruxolitinibe,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao ruxolitinibe, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes do ruxolitinibe. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: medicamentos antifúngicos, incluindo itraconazol (Sporanox), cetoconazol e voriconazol (Vfend); carbamazepina (Carbatrol, Equetro, Tegretol, outros); claritromicina; efavirenz (Sustiva, em Atripla, Symfi); fluconazol (Diflucan); Inibidores da protease do HIV, incluindo indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra, Viekira Pak) e saquinavir (Invirase); mibefradil (Posicor); nefazodona; nevirapina (Viramune); fenitoína (Dilantin, Phenytek); pioglitazona (Actos, em Oseni, Duetact); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, Rifater); telaprevir (Incivik); e telitromicina (Ketek). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.Muitos outros medicamentos também podem interagir com o ruxolitinibe, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
  • Informe o seu médico se você tem anemia, uma infecção, se você está fazendo diálise ou se esteve recentemente perto de alguém que tem tuberculose (TB, uma infecção pulmonar grave) ou visitou ou viveu onde a TB é comum. Informe também o seu médico se você tem ou já teve tuberculose, colesterol alto, câncer de pele, hepatite B ou outra doença hepática ou renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando ruxolitinibe, ligue para o seu médico. Não deve amamentar enquanto está a tomar ruxolitinib e durante 2 semanas após a sua dose final.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Ruxolitinibe pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • tontura
  • dor de cabeça
  • cansaço
  • fraqueza
  • falta de ar
  • ganho de peso
  • gás
  • dor abdominal
  • diarréia
  • Prisão de ventre
  • náusea
  • coceira
  • irritação na pele
  • dores musculares ou articulares
  • inchaço dos braços, pernas ou outras partes do corpo

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • sangramento incomum ou forte ou hematomas
  • febre, dor de garganta, calafrios, tosse, dor no peito, suores noturnos, micção frequente, dolorosa e urgente e outros sinais de infecção
  • queimação, formigamento, coceira ou sensibilidade da pele em um lado do corpo ou rosto com erupção na pele dolorosa ou bolhas que aparecem vários dias depois.
  • novas feridas, inchaços ou descoloração ou outras alterações na pele
  • pele pálida, cansaço ou falta de ar (especialmente durante o exercício)
  • dificuldade de se mover ou manter o equilíbrio, fraqueza das pernas ou braços que está piorando, dificuldade de entender ou falar, perda de memória, problemas de visão ou mudanças na personalidade

Ruxolitinib pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • sangramento ou hematoma incomum
  • tontura
  • dor de cabeça
  • cansaço
  • febre, dor de garganta, calafrios, tosse e outros sinais de infecção

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Jakafi
Última revisão - 15/08/2019

Escolha Dos Editores

Óleo de Semente de Abóbora para Perda de Cabelo: Funciona?

Óleo de Semente de Abóbora para Perda de Cabelo: Funciona?

Muito óleo à bae de planta ganharam grande reputação por ua gordura audávei ​​e benefício de bem-etar. Um dele é o óleo de emente de abóbora.Aim como o ...
Flail Chest

Flail Chest

Flail peito é uma leão que ocorre normalmente apó um trauma contuo no peito. Quando trê ou mai cotela eguida apreentam múltipla fratura dentro de cada cotela, io pode fazer co...