Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Acetaminophen/Paracetamol (Tylenol)
Vídeo: Acetaminophen/Paracetamol (Tylenol)

Contente

Tomar muito paracetamol pode causar danos ao fígado, às vezes graves o suficiente para exigir um transplante de fígado ou causar a morte. Você pode acidentalmente tomar muito paracetamol se não seguir as instruções da prescrição ou do rótulo da embalagem com cuidado, ou se tomar mais de um produto que contém paracetamol.

Para ter certeza de que você toma paracetamol com segurança, você deve

  • não tome mais de um produto que contenha paracetamol de cada vez. Leia os rótulos de todos os medicamentos prescritos e não prescritos que está tomando para ver se eles contêm paracetamol. Esteja ciente de que abreviações como APAP, AC, Paracetamol, Acetaminof, Acetaminop, Acetamina ou Acetam. pode ser escrito no rótulo no lugar da palavra paracetamol. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você não sabe se um medicamento que está tomando contém paracetamol.
  • tome paracetamol exatamente como indicado na receita ou no rótulo da embalagem. Não tome mais paracetamol ou mais frequentemente do que o recomendado, mesmo se você ainda tiver febre ou dor. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você não sabe a quantidade de medicamentos que deve tomar ou com que freqüência. Ligue para o seu médico se você ainda tiver dor ou febre depois de tomar o medicamento de acordo com as instruções.
  • esteja ciente de que você não deve tomar mais do que 4000 mg de paracetamol por dia. Se você precisar tomar mais de um produto que contém paracetamol, pode ser difícil calcular a quantidade total de paracetamol que está tomando. Peça ajuda ao seu médico ou farmacêutico.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática.
  • não tome paracetamol se você beber três ou mais bebidas alcoólicas todos os dias. Converse com seu médico sobre o uso seguro de álcool enquanto estiver tomando paracetamol.
  • pare de tomar a medicação e chame seu médico imediatamente se achar que tomou paracetamol em excesso, mesmo que se sinta bem.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre o uso seguro de paracetamol ou produtos contendo paracetamol.


O paracetamol é usado para aliviar dores leves a moderadas de dores de cabeça, dores musculares, períodos menstruais, resfriados e dores de garganta, dores de dente, dores nas costas e reações a vacinas (injeções) e para reduzir a febre. O paracetamol também pode ser usado para aliviar a dor da osteoartrite (artrite causada pela ruptura do revestimento das articulações). O paracetamol está em uma classe de medicamentos chamados analgésicos (analgésicos) e antipiréticos (redutores da febre). Ele age mudando a maneira como o corpo sente a dor e esfriando o corpo.

O paracetamol vem na forma de comprimido, comprimido para mastigar, cápsula, suspensão ou solução (líquido), comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) e comprimido de desintegração oral (comprimido que se dissolve rapidamente na boca), para tomar por via oral, com ou sem Comida. O paracetamol está disponível sem receita, mas seu médico pode prescrever paracetamol para tratar certas condições. Siga as instruções na embalagem ou no rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.


Se você estiver dando paracetamol para seu filho, leia o rótulo da embalagem com atenção para se certificar de que é o produto certo para a idade da criança. Não dê paracetamol para crianças produtos feitos para adultos. Alguns produtos para adultos e crianças mais velhas podem conter muito paracetamol para uma criança mais nova. Verifique o rótulo da embalagem para saber a quantidade de medicamentos que a criança precisa. Se você sabe quanto seu filho pesa, dê a dose que corresponde a esse peso no gráfico. Se você não sabe o peso do seu filho, dê a dose que corresponde à idade dele. Pergunte ao médico do seu filho se você não sabe a quantidade de medicamento que deve dar a ele.

O paracetamol vem em combinação com outros medicamentos para tratar tosse e sintomas de resfriado. Peça conselho ao seu médico ou farmacêutico sobre o produto mais adequado para os seus sintomas. Verifique cuidadosamente os rótulos dos produtos não prescritos para tosse e resfriado antes de usar dois ou mais produtos ao mesmo tempo. Estes produtos podem conter o (s) mesmo (s) ingrediente (s) ativo (s) e tomá-los juntos pode causar uma sobredosagem. Isso é especialmente importante se você for administrar medicamentos para tosse e resfriado a uma criança.


Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros; não divida, mastigue, esmague ou dissolva.

Coloque o comprimido de desintegração oral ('Meltaways') na boca e deixe dissolver ou mastigar antes de engolir.

Agite bem a suspensão antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente. Sempre use o copo medidor ou a seringa fornecidos pelo fabricante para medir cada dose da solução ou suspensão. Não troque os dispositivos de dosagem entre produtos diferentes; sempre use o dispositivo que vem na embalagem do produto.

Pare de tomar paracetamol e chame seu médico se seus sintomas piorarem, você desenvolver sintomas novos ou inesperados, incluindo vermelhidão ou inchaço, sua dor durar mais de 10 dias, ou sua febre piorar ou durar mais de 3 dias. Além disso, pare de dar paracetamol ao seu filho e chame o médico do seu filho se ele desenvolver novos sintomas, incluindo vermelhidão ou inchaço, ou se a dor do seu filho durar mais de 5 dias, ou se a febre piorar ou durar mais de 3 dias.

Não dê paracetamol a uma criança com dor de garganta intensa ou que não passa, ou que ocorre junto com febre, dor de cabeça, erupção na pele, náusea ou vômito. Ligue para o médico da criança imediatamente, porque esses sintomas podem ser sinais de uma condição mais séria.

O paracetamol também pode ser usado em combinação com aspirina e cafeína para aliviar a dor associada à enxaqueca.

Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar paracetamol,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao paracetamol, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do produto. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o rótulo da embalagem para obter uma lista de ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais ou produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar. Não se esqueça de mencionar os anticoagulantes ("diluidores do sangue"), como a varfarina (Coumadin); isoniazida (INH); certos medicamentos para convulsões, incluindo carbamazepina (Tegretol), fenobarbital e fenitoína (Dilantin); medicamentos para dor, febre, tosse e resfriados; e fenotiazinas (medicamentos para doenças mentais e náuseas). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você já desenvolveu uma erupção cutânea após tomar paracetamol.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando paracetamol, chame seu médico.
  • se você bebe três ou mais bebidas alcoólicas todos os dias, não tome paracetamol. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando paracetamol.
  • você deve saber que produtos combinados de paracetamol para tosse e resfriados que contêm descongestionantes nasais, anti-histamínicos, antitussígenos e expectorantes não devem ser usados ​​em crianças menores de 2 anos de idade. O uso desses medicamentos em crianças pequenas pode causar efeitos graves e fatais ou até a morte. Em crianças de 2 a 11 anos de idade, a combinação de produtos para tosse e resfriado deve ser usada com cuidado e apenas de acordo com as instruções do rótulo.
  • se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que algumas marcas de comprimidos mastigáveis ​​de paracetamol podem ser adoçados com aspartame. uma fonte de fenilalanina.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Este medicamento geralmente é tomado conforme necessário. Se o seu médico lhe disse para tomar paracetamol regularmente, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O paracetamol pode causar efeitos colaterais.

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, pare de tomar paracetamol e chame seu médico imediatamente ou obtenha atenção médica de emergência:

  • pele vermelha, descamada ou com bolhas
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir

O paracetamol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Se alguém tomar mais do que a dose recomendada de paracetamol, procure ajuda médica imediatamente, mesmo se a pessoa não apresentar sintomas. Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • náusea
  • vomitando
  • perda de apetite
  • suando
  • Cansaço extremo
  • sangramento ou hematoma incomum
  • dor na parte superior direita do estômago
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • sintomas como os da gripe

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando paracetamol.

Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre o paracetamol.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Actamin®
  • Feverall®
  • Panadol®
  • Tempra Quicklets®
  • Tylenol®
  • Dayquil® (contendo paracetamol, dextrometorfano, pseudoefedrina)
  • NyQuil Resfriado / Alívio da Gripe® (contendo paracetamol, dextrometorfano, doxilamina)
  • Percocet® (contendo paracetamol, oxicodona)
  • APAP
  • N-acetil-para-aminofenol
  • Paracetamol
Última revisão - 15/04/2021

Artigos Do Portal.

As mulheres têm melhor resistência muscular do que os homens, de acordo com um novo estudo

As mulheres têm melhor resistência muscular do que os homens, de acordo com um novo estudo

Um e tudo recente publicado na revi ta Fi iologia Aplicada, Nutrição e Metaboli mo ugere que a mulhere têm maior re i tência mu cular do que o homen .O e tudo foi pequeno - te tou ...
Dormir com sono é bom para sua saúde?

Dormir com sono é bom para sua saúde?

e o eu padrão típico de ono con i te em exercício matinai durante a emana e happy hour que vão um pouco tarde demai , eguido por fin de emana pa ado ​​na cama até o meio-dia,...