Injeção de Metotrexato
Contente
- Antes de receber a injeção de metotrexato,
- O metotrexato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O metotrexato pode causar efeitos colaterais muito graves e com risco de vida. Você só deve receber injeção de metotrexato para tratar câncer com risco de vida ou outras condições que são muito graves e não podem ser tratadas com outros medicamentos. Fale com o seu médico sobre os riscos de receber injeção de metotrexato para a sua doença.
Informe o seu médico se você tem ou teve excesso de líquido na área do estômago ou no espaço ao redor dos pulmões e se você tem ou já teve doença renal. Informe também o seu médico se você estiver tomando anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como aspirina, colina trisalicilato de magnésio (Tricosal, Trilisato), ibuprofeno (Advil, Motrin), salicilato de magnésio (Doan), naproxeno (Aleve, Naprosyn), ou salsalate. Essas condições e medicamentos podem aumentar o risco de desenvolver efeitos colaterais graves do metotrexato. O seu médico irá monitorizá-lo mais cuidadosamente e pode ter de lhe dar uma dose mais baixa de metotrexato ou interromper o seu tratamento com metotrexato.
O metotrexato pode causar uma diminuição no número de células sanguíneas produzidas pela medula óssea. Informe o seu médico se você tem ou já teve um número baixo de qualquer tipo de células do sangue ou qualquer outro problema com as suas células do sangue. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: dor de garganta, calafrios, febre, tosse e congestão contínuas ou outros sinais de infecção; hematomas ou sangramento incomuns; cansaço ou fraqueza incomum; pele pálida; ou falta de ar.
O metotrexato pode causar danos ao fígado, especialmente se for tomado por um longo período de tempo. Informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool ou se tem ou já teve doença hepática. Seu médico pode não querer que você receba injeção de metotrexato, a menos que você tenha uma forma de câncer com risco de vida, porque há um risco maior de desenvolver danos ao fígado. O risco de desenvolver danos ao fígado também pode ser maior se você for idoso, obeso ou tiver diabetes. Pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver recebendo injeção de metotrexato. Informe o seu médico se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: acitretina (Soriatane), azatioprina (Imuran), isotretinoína (Accutane), sulfassalazina (Azulfidina) ou tretinoína (Vesanóide). Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: náuseas, cansaço extremo, falta de energia, perda de apetite, dor na parte superior direita do estômago, pele ou olhos amarelados ou sintomas semelhantes aos da gripe. O seu médico pode pedir biópsias do fígado (remoção de um pequeno pedaço de tecido do fígado para ser examinado em um laboratório) antes e durante o tratamento com metotrexato.
O metotrexato pode causar danos aos pulmões. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença pulmonar. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: tosse seca, febre ou falta de ar.
O metotrexato pode causar danos ao revestimento da boca, estômago ou intestinos. Informe o seu médico se você tem ou já teve úlceras estomacais ou colite ulcerosa (uma condição que causa inchaço e feridas no revestimento do cólon [intestino grosso] e reto). Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas: feridas na boca, diarreia, fezes pretas, alcatrão ou com sangue e vômito, especialmente se o vômito for com sangue ou se parecer com borra de café.
Usar metotrexato pode aumentar o risco de desenvolver linfoma (câncer que começa nas células do sistema imunológico). Se você desenvolver linfoma, ele pode desaparecer sem tratamento quando você parar de tomar metotrexato, ou pode precisar ser tratado com quimioterapia.
Se estiver a tomar metotrexato para tratar o cancro, pode desenvolver certas complicações que podem ser graves ou potencialmente fatais, uma vez que o metotrexato atua destruindo as células cancerígenas. O seu médico irá monitorá-lo cuidadosamente e tratar estas complicações, se ocorrerem.
O metotrexato pode causar reações cutâneas graves ou com risco de vida. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, erupção na pele, bolhas ou descamação da pele.
O metotrexato pode diminuir a atividade do seu sistema imunológico e você pode desenvolver infecções graves. Informe o seu médico se você tiver qualquer tipo de infecção e se você tem ou já teve alguma condição que afete o seu sistema imunológico. O seu médico pode dizer-lhe que não deve receber metotrexato, a menos que tenha um cancro com risco de vida. Se você tiver sinais de infecção, como dor de garganta, tosse, febre ou calafrios, chame seu médico imediatamente.
Se você receber metotrexato enquanto está sendo tratado com radioterapia para câncer, o metotrexato pode aumentar o risco de que a radioterapia cause danos à sua pele, ossos ou outras partes do seu corpo.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório antes, durante e depois do tratamento para verificar a resposta do seu corpo ao metotrexato e para tratar os efeitos colaterais antes que se tornem graves.
Informe o seu médico se você ou sua parceira estão grávidas ou planejam engravidar. Se você for mulher, precisará fazer um teste de gravidez antes de receber metotrexato. Use um método confiável de controle de natalidade para que você ou sua parceira não engravidem durante ou logo após o tratamento. Se você é do sexo masculino, você e sua parceira devem continuar a usar métodos anticoncepcionais por 3 meses após a interrupção do uso do metotrexato. Se você é mulher, deve continuar a usar métodos anticoncepcionais até ter um período menstrual que começou depois que você parou de usar metotrexato. Se você ou sua parceira ficarem grávidas, chame seu médico imediatamente. O metotrexato pode causar danos ou morte ao feto.
A injeção de metotrexato é usada isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para tratar tumores trofoblásticos gestacionais (um tipo de tumor que se forma dentro do útero da mulher durante a gravidez), câncer de mama, câncer de pulmão, certos cânceres de cabeça e pescoço; certos tipos de leucemia (câncer dos glóbulos brancos), incluindo leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia meníngea (câncer na cobertura da medula espinhal e do cérebro); certos tipos de linfoma não-Hodgkin (tipos de câncer que começam em um tipo de glóbulos brancos que normalmente combate infecções); linfoma cutâneo de células T (CTCL, um grupo de cânceres do sistema imunológico que aparecem pela primeira vez como erupções cutâneas); e osteossarcoma (câncer que se forma nos ossos) após a cirurgia para remover o tumor. A injeção de metotrexato também é usada para tratar a psoríase grave (uma doença de pele em que manchas vermelhas e escamosas se formam em algumas áreas do corpo) que não pode ser controlada por outros tratamentos. A injeção de metotrexato também é usada junto com repouso, fisioterapia e, às vezes, outros medicamentos para tratar a artrite reumatóide ativa grave (AR; uma condição em que o corpo ataca suas próprias articulações, causando dor, inchaço e perda de função) que não pode ser controlada por certos outros medicamentos. O metotrexato está em uma classe de medicamentos chamados antimetabólitos. O metotrexato trata o câncer, retardando o crescimento das células cancerosas. O metotrexato trata a psoríase retardando o crescimento das células da pele para impedir a formação de escamas. O metotrexato pode tratar a artrite reumatóide, diminuindo a atividade do sistema imunológico.
A injeção de metotrexato vem como um pó para ser misturado com líquido para ser injetado por via intramuscular (em um músculo), por via intravenosa (em uma veia), intra-arterial (em uma artéria) ou intratecal (no espaço cheio de líquido do canal espinhal ) A duração do tratamento depende dos tipos de medicamentos que você está tomando, da resposta do seu corpo a eles e do tipo de câncer ou condição que você tem.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
O metotrexato às vezes também é usado em combinação com outros medicamentos para tratar o câncer de bexiga. Às vezes também é usado para tratar a doença de Crohn (condição em que o sistema imunológico ataca o revestimento do trato digestivo, causando dor, diarreia, perda de peso e febre) e outras doenças autoimunes (condições que se desenvolvem quando o sistema imunológico ataca células saudáveis em o corpo por engano). Pergunte ao seu médico sobre os riscos de usar este medicamento para a sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de metotrexato,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao metotrexato, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de metotrexato. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: certos antibióticos como cloranfenicol (cloramicetina), penicilinas e tetracilcinas; ácido fólico (disponível sozinho ou como ingrediente em alguns multivitamínicos); outros medicamentos para artrite reumatóide; fenitoína (Dilantin); probenecida (Benemid); inibidores da bomba de protões (PPIs), tais como esomeprazol (Nexium), omeprazol (Prilosec, Prilosec OTC, Zegerid), pantoprazol (Protonix); sulfonamidas, tais como cotrimoxazol (Bactrim, Septra), sulfadiazina, sulfametizol (Urobiótico) e sulfisoxazol (Gantrisina); e teofilina (Theochron, Theolair). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve alguma das condições mencionadas na seção ADVERTÊNCIA IMPORTANTE ou um baixo nível de folato no sangue.
- não amamente enquanto estiver recebendo injeção de metotrexato.
- deve saber que o metotrexato pode causar tonturas ou sonolência. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz solar ou ultravioleta (camas de bronzeamento e lâmpadas solares) e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. O metotrexato pode tornar a pele sensível à luz solar ou à luz ultravioleta. Se você tem psoríase, suas feridas podem piorar se você expor sua pele à luz solar enquanto estiver recebendo metotrexato.
- não tome nenhuma vacina durante o tratamento com metotrexato sem falar com o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
O metotrexato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dores nas articulações ou músculos
- olhos avermelhados
- gengivas inflamadas
- perda de cabelo
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- vomitando
- visão turva ou perda repentina de visão
- febre súbita, forte dor de cabeça e torcicolo
- apreensões
- confusão ou perda de memória
- fraqueza ou dificuldade de mover um ou ambos os lados do corpo
- dificuldade para andar ou andar instável
- perda de consciência
- fala prejudicada
- diminuição da micção
- inchaço da face, braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
- urticária
- coceira
- erupção cutânea
- dificuldade em respirar ou engolir
O metotrexato pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- feridas na boca e garganta
- dor de garganta, calafrios, febre, tosse e congestão contínuas ou outros sinais de infecção
- hematoma ou sangramento incomum
- fezes pretas e alcatrão ou com sangue
- vômito sangrento
- vomitou material que se parece com borra de café
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Abitrexate®¶
- Folex®¶
- Mexate®¶
- Ametopterina
- MTX
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/05/2014