Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Prochlorperazine (Compazine) : Meds Made Easy (MME)
Vídeo: Prochlorperazine (Compazine) : Meds Made Easy (MME)

Contente

Estudos demonstraram que adultos mais velhos com demência (um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de lembrar, pensar com clareza, comunicar-se e realizar atividades diárias e que pode causar alterações no humor e na personalidade) que tomam antipsicóticos (medicamentos para doenças mentais) como a proclorperazina têm maior chance de morte durante o tratamento.

A proclorperazina não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de problemas de comportamento em idosos com demência. Fale com o médico que prescreveu este medicamento se você, um membro da família ou alguém de quem você cuida tem demência e está tomando proclorperazina. Para obter mais informações, visite o site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs

Supositórios e comprimidos de proclorperazina são usados ​​para controlar náuseas e vômitos graves. Os comprimidos de proclorperazina também são usados ​​para tratar os sintomas da esquizofrenia (uma doença mental que causa pensamentos perturbados ou incomuns, perda de interesse pela vida e emoções fortes ou inadequadas). Os comprimidos de proclorperazina também são usados ​​em curto prazo para tratar a ansiedade que não poderia ser controlada por outros medicamentos. A proclorperazina não deve ser usada para tratar qualquer condição em crianças menores de 2 anos ou que pesem menos de 20 libras (cerca de 9 kg). A proclorperazina está em uma classe de medicamentos chamados antipsicóticos convencionais. Ele age diminuindo a excitação anormal no cérebro.


A proclorperazina vem na forma de comprimido para tomar por via oral e como supositório para colocar no reto. Os comprimidos de proclorperazina são geralmente tomados três a quatro vezes ao dia por adultos e geralmente são administrados às crianças uma a três vezes ao dia. Os supositórios de proclorperazina são geralmente inseridos duas vezes ao dia. Use proclorperazina por volta da (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use proclorperazina exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O seu médico pode começar com uma dose baixa de proclorperazina e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez a cada 2-3 dias.

Se você estiver usando proclorperazina para tratar esquizofrenia, a proclorperazina pode ajudar a controlar seus sintomas, mas não curará sua condição. Continue a usar a proclorperazina mesmo que se sinta bem. Não pare de usar proclorperazina sem falar com seu médico. Se você parar de usar a proclorperazina repentinamente, poderá sentir sintomas de abstinência, como náuseas, vômitos, tonturas e tremores.


Para inserir um supositório de proclorperazina, siga estas etapas:

  1. Lave bem as mãos com água e sabão.
  2. Se o supositório for mole, coloque-o sob água fria ou leve à geladeira por alguns minutos para endurecê-lo antes de retirar a embalagem.
  3. Remova o invólucro, se houver.
  4. Se lhe disserem para usar metade do supositório, corte-o no sentido do comprimento com uma lâmina limpa e afiada.
  5. Coloque um berço ou luva descartável, se desejar (disponível na farmácia).
  6. Lubrifique a ponta do supositório com um lubrificante solúvel em água, como o K-Y Jelly, não a vaselina (vaselina). Se você não tiver esse lubrificante, umedeça a área retal com água fria da torneira.
  7. Deite-se de lado com a perna esticada e a coxa dobrada para a frente em direção ao estômago.
  8. Levante a nádega superior para expor a área retal.
  9. Insira o supositório, com a ponta pontiaguda primeiro, com o dedo até que ele passe pelo esfíncter muscular do reto, cerca de 1/2 a 1 polegada (1,25 a 2,5 centímetros) em bebês e 1 polegada (2,5 centímetros) em adultos. Se não for inserido além desse esfíncter, o supositório pode saltar para fora.
  10. Segure as nádegas juntas por alguns segundos.
  11. Fique deitado por cerca de 15 minutos para evitar que o supositório saia.
  12. Tente evitar evacuar por cerca de uma hora para que o medicamento no supositório possa ser absorvido pelo corpo.
  13. Descarte os materiais usados ​​e lave bem as mãos.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de usar proclorperazina,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a proclorperazina, outras fenotiazinas, como clorpromazina, flufenazina, perfenazina, prometazina (Phenergan), tioridazina e trifluoperazina; ou qualquer outro medicamento. Se você for tomar comprimidos de proclorperazina, informe também ao seu médico se você é alérgico à tartrazina (um corante amarelo encontrado em alguns alimentos e medicamentos) ou à aspirina.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin); antidepressivos; anti-histamínicos; atropina (em Motofen, em Lomotil, em Lonox); barbitúricos, tais como pentobarbital (Nembutal), fenobarbital (Luminal) e secobarbital (Seconal); diuréticos ('pílulas de água'); epinefrina (Epipen); guanetidina (não disponível nos EUA); ipratrópio (Atrovent); lítio (Eskalith, Lithobid), medicamentos para ansiedade, doença do intestino irritável, doença mental, doença de Parkinson, enjôo, úlceras ou problemas urinários; medicamentos para convulsões, como fenitoína (Dilantin); medicamentos narcóticos para a dor; propranolol (Inderal); sedativos; pílulas para dormir; e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma (condição em que o aumento da pressão no olho pode levar à perda gradual de visão), dificuldade para manter o equilíbrio, convulsões, um eletroencefalograma anormal (EEG; teste que mede a atividade elétrica no cérebro ), lesão cerebral, feocromocitoma (tumor em uma pequena glândula perto dos rins), câncer de mama, qualquer condição que afete a produção de células sanguíneas pela medula óssea ou doença cardíaca. Informe também o seu médico se você já teve que parar de tomar um medicamento para doenças mentais devido a efeitos colaterais graves e se planeja trabalhar com inseticidas organofosforados (um tipo de produto químico usado para matar insetos).
  • se você for dar proclorperazina a uma criança, informe o médico da criança se a criança tiver varicela, sarampo, vírus do estômago ou uma infecção do cérebro ou da medula espinhal. Informe também o médico da criança se a criança apresentar algum dos seguintes sintomas: vômito, apatia, sonolência, confusão, agressão, convulsões, pele ou olhos amarelados, fraqueza ou sintomas semelhantes aos da gripe. Certifique-se de informar o médico da criança se ela não tiver bebido normalmente, tiver diarreia excessiva ou parecer desidratada.
  • se você for usar proclorperazina para tratar náuseas e vômitos, é importante informar o seu médico sobre quaisquer outros sintomas que você estiver experimentando, especialmente apatia; sonolência; confusão; agressão; convulsões; dores de cabeça; problemas de visão, audição, fala ou equilíbrio; dor de estômago ou cólicas; ou prisão de ventre. A náusea e o vômito que acompanham esses sintomas podem ser um sinal de uma condição mais séria que não deve ser tratada com proclorperazina.
  • informe o seu médico se estiver grávida, especialmente se estiver nos últimos meses de gravidez, ou se planeja engravidar ou estiver a amamentar. Se você engravidar enquanto toma proclorperazina, chame seu médico. A ptroclorperazina pode causar problemas em recém-nascidos após o parto, se for tomada durante os últimos meses de gravidez.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que está usando proclorperazina.
  • se você vai fazer um mielograma (exame de raio-X da coluna), diga ao seu médico e ao radiologista que você está tomando proclorperazina. Seu médico provavelmente irá lhe dizer para não tomar proclorperazina por 2 dias antes do mielograma e por um dia após o mielograma.
  • Você deve saber que este medicamento pode causar sonolência e afetar seu raciocínio e movimentos, especialmente no início do tratamento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de álcool durante o tratamento com proclorperazina. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da proclorperazina.
  • você deve saber que a proclorperazina pode causar tonturas, especialmente quando você se levanta de uma posição deitada. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
  • você deve saber que a proclorperazina pode dificultar o resfriamento do corpo quando fica muito quente. Informe o seu médico se você planeja fazer exercícios vigorosos ou se expor a calor extremo.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A proclorperazina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • tontura, sensação de instabilidade ou dificuldade para manter o equilíbrio
  • visão embaçada
  • boca seca
  • Nariz cheio
  • dor de cabeça
  • náusea
  • Prisão de ventre
  • dificuldade para urinar
  • alargamento ou estreitamento das pupilas (círculos pretos no centro dos olhos)
  • aumento do apetite
  • ganho de peso
  • agitação
  • nervosismo
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • expressão facial vazia
  • babando
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • caminhada arrastada
  • aumento do peito
  • produção de leite materno
  • períodos menstruais perdidos
  • diminuição da capacidade sexual em homens

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • febre
  • rigidez muscular
  • caindo
  • confusão
  • batimento cardíaco rápido ou irregular
  • suando
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • sintomas como os da gripe
  • dor de garganta, calafrios e outros sinais de infecção
  • cãibras no pescoço
  • língua que sai da boca
  • aperto na garganta
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • movimentos finos da língua semelhantes a vermes
  • movimentos incontroláveis ​​e rítmicos de rosto, boca ou mandíbula
  • apreensões
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, boca, lábios, língua, garganta, braços, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • perda de visão, especialmente à noite
  • vendo tudo com uma tonalidade marrom
  • coma (perda de consciência por um período de tempo)
  • ereção que dura horas

A proclorperazina pode causar outros efeitos colaterais. Informe o seu médico se você tiver algum problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Armazene os supositórios de proclorperazina em suas embalagens; não desembrulhe um supositório antes de inseri-lo. Armazene o medicamento em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • agitação
  • nervosismo
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • expressão facial vazia
  • babando
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • caminhada arrastada
  • sonolência
  • coma (perda de consciência por um período de tempo)
  • apreensões
  • arritmia cardíaca
  • febre
  • boca seca
  • Prisão de ventre

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Antes de fazer qualquer teste de laboratório, diga ao seu médico e ao técnico de laboratório que você está tomando proclorperazina.

A proclorperazina pode interferir nos resultados dos testes de gravidez caseiros. Fale com o seu médico se você acha que pode estar grávida durante o tratamento com proclorperazina. Não tente fazer o teste de gravidez em casa.

Não deixe ninguém tomar ou usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Compazine®
  • Compro®
  • Procomp®

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/02/2018

Interessante

7 razões para encurtar seu treino

7 razões para encurtar seu treino

e você tende a olhar o relógio durante o treino que parecem e arra tar, você ficará feliz em aber que uma rotina de treino rápida de 20 ou 30 minuto pode er tão boa, e n...
Como ser feliz: os sete segredos das pessoas que são

Como ser feliz: os sete segredos das pessoas que são

CompartilhadoEm qualquer época do ano, cerca de metade de nó e tá procurando como er mai feliz, de acordo com MaryAnn Troiani, p icóloga clínica e autora de E pontâneoOti...