Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 10 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Oxibutinina ucc
Vídeo: Oxibutinina ucc

Contente

A oxibutinina é usada para tratar a bexiga hiperativa (uma condição na qual os músculos da bexiga se contraem incontrolavelmente e causam micção frequente, necessidade urgente de urinar e incapacidade de controlar a micção) em alguns adultos e crianças. A oxibutinina também é usada como um comprimido de liberação prolongada para controlar os músculos da bexiga em adultos e crianças de 6 anos de idade ou mais com espinha bífida (uma deficiência que ocorre quando a medula espinhal não fecha adequadamente antes do nascimento) ou outras condições do sistema nervoso que afetam os músculos da bexiga. A oxibutinina está em uma classe de medicamentos chamados anticolinérgicos / antimuscarínicos. Ele age relaxando os músculos da bexiga.

A oxibutinina vem na forma de comprimido, xarope e comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) para administração oral. Os comprimidos e o xarope são geralmente tomados duas a quatro vezes ao dia. O comprimido de liberação prolongada é geralmente tomado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Tome oxibutinina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome oxibutinina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros com bastante água ou outro líquido. Não divida, mastigue ou esmague os comprimidos de liberação prolongada. Informe o seu médico se você ou o seu filho não conseguem engolir os comprimidos.

Use uma colher ou copo medidor de dose para medir a quantidade correta de líquido para cada dose, não uma colher doméstica.

O seu médico pode começar com uma dose baixa de oxibutinina e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez por semana.

A oxibutinina pode controlar seus sintomas, mas não curará sua condição. Continue a tomar oxibutinina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar oxibutinina sem falar com seu médico.

Você pode notar alguma melhora em seus sintomas nas primeiras 2 semanas de seu tratamento. No entanto, pode levar de 6 a 8 semanas para obter todos os benefícios da oxibutinina. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem em 8 semanas.

Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de tomar oxibutinina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a oxibutinina, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de oxibutinina, comprimidos de liberação prolongada ou xarope. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Cordarone, Pacerone); certos antibióticos, tais como claritromicina (Biaxin), eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin) e tetraciclina (Bristamicina, Sumycin, Tetrex); certos antifúngicos, tais como itraconazol (Sporanox), miconazol (Monistat) e cetoconazol (Nizoral); anti-histamínicos; aspirina e outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); cimetidina (Tagamet); diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac); fluvoxamina; ipratrópio (Atrovent); suplementos de ferro; certos medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), como indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept) e ritonavir (Norvir, em Kaletra); medicamentos para doenças do intestino irritável, enjôo, doença de Parkinson, úlceras ou problemas urinários; medicamentos para a osteoporose (uma condição em que os ossos são fracos, frágeis e podem quebrar facilmente), como alendronato (Fosamax), ibandronato (Boniva) e risedronato (Actonel); nefazodona; suplementos de potássio; quinidina; e verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma de ângulo estreito (uma doença ocular grave que pode causar perda de visão), qualquer condição que impeça o esvaziamento completo da bexiga ou qualquer condição que faça com que seu estômago esvazie lentamente ou de forma incompleta. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar oxibutinina.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve colite ulcerosa (uma condição que causa inchaço e feridas no revestimento do cólon [intestino grosso] e reto); doença do refluxo gastroesofágico (DRGE; condição na qual o conteúdo do estômago volta para o esôfago e causa dor e azia); hérnia hiatal (condição em que uma parte da parede do estômago se projeta para fora e pode causar dor e azia); hipertireoidismo (condição em que há excesso de hormônio tireoidiano no corpo); miastenia gravis (um distúrbio do sistema nervoso que causa fraqueza muscular); Mal de Parkinson; demência; batimento cardíaco rápido ou irregular; pressão alta; hipertrofia benigna da próstata (BPH, aumento da próstata, um órgão reprodutor masculino); ou doença cardíaca, hepática ou renal.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando oxibutinina, chame seu médico.
  • converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar comprimidos ou xarope de oxibutinina se você tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos geralmente não devem tomar comprimidos ou xarope de oxibutinina porque eles não são tão seguros e podem não ser tão eficazes quanto outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a mesma condição.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar oxibutinina.
  • você deve saber que este medicamento pode causar sonolência ou causar visão turva. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • converse com seu médico sobre o uso seguro de álcool enquanto estiver tomando este medicamento. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da oxibutinina.
  • você deve saber que a oxibutinina pode tornar mais difícil para o seu corpo esfriar quando fica muito quente. Evite a exposição ao calor extremo e chame seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência se tiver febre ou outros sinais de insolação, como tontura, náusea, dor de cabeça, confusão e pulso acelerado após a exposição ao calor.

Fale com o seu médico sobre comer toranja e beber sumo de toranja enquanto está a tomar este medicamento.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A oxibutinina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • boca seca
  • visão embaçada
  • olhos, nariz ou pele secos
  • dor de estômago
  • Prisão de ventre
  • diarréia
  • náusea
  • azia
  • gás
  • mudança na capacidade de saborear alimentos
  • dor de cabeça
  • tontura
  • fraqueza
  • confusão
  • sonolência
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • nervosismo
  • rubor
  • inchaço das mãos, braços, pés, tornozelos ou pernas
  • dor nas costas ou nas articulações

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir o seguinte sintoma, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • irritação na pele
  • urticária
  • inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua ou garganta
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • micção frequente, urgente ou dolorosa
  • batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

A oxibutinina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • inquietação
  • agitação incontrolável de uma parte do seu corpo
  • irritabilidade
  • apreensões
  • confusão
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • rubor
  • febre
  • arritmia cardíaca
  • vomitando
  • dificuldade para urinar
  • respiração lenta ou difícil
  • incapacidade de se mover
  • coma (perda de consciência por um período de tempo)
  • perda de memória
  • agitação
  • pupilas largas (círculos pretos no centro dos olhos)
  • pele seca

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

Se estiver tomando o comprimido de liberação prolongada, você poderá notar algo semelhante a um comprimido nas suas fezes. Esta é apenas a cápsula vazia do comprimido e não significa que não recebeu a sua dose completa da medicação.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Ditropan®
  • Ditropan® XL

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/03/2021

Escolha Dos Editores

Receita de abacate, mel e girassol das Tone It Up Girls

Receita de abacate, mel e girassol das Tone It Up Girls

Adoramo e magá-la na torrada com uco de limão e azeite de oliva ou cortá-la em uma alada. Adoramo em um molho mexicano (ou ne ta 10 receita de abacate algada que não ão guacam...
A opinião de um especialista em luto sobre a ansiedade pandêmica

A opinião de um especialista em luto sobre a ansiedade pandêmica

Não é urpre a que todo e tejam mai an io o e te ano, graça à pandemia do coronavíru e à eleiçõe . Ma , felizmente, exi tem maneira imple de evitar que i o aia d...