Isoniazida
Contente
- Antes de tomar isoniazida,
- A isoniazida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
A isoniazida pode causar lesões hepáticas graves e às vezes fatais. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática, se bebe ou bebeu grandes quantidades de álcool, ou se usa ou já abusou de drogas injetáveis de rua. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: cansaço excessivo, fraqueza, falta de energia, perda de apetite, náuseas, vômitos, urina amarela escura ou marrom, amarelecimento da pele ou olhos, dor na parte superior direita do estômago ou sintomas semelhantes aos da gripe.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico solicitará alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à isoniazida.
A isoniazida é usada com outros medicamentos para tratar a tuberculose (TB; uma infecção grave que afeta os pulmões e, às vezes, outras partes do corpo). A isoniazida também é usada com outros medicamentos para tratar pessoas com TB latente (em repouso ou não), incluindo aqueles em contato próximo com pessoas que têm TB ativa, um teste cutâneo de tuberculina positivo, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e aqueles com fibrose pulmonar (cicatrizes dos pulmões com uma causa desconhecida). A isoniazida está em uma classe de medicamentos chamados agentes antituberculose. Atua matando a bactéria que causa a tuberculose.
A isoniazida é apresentada na forma de comprimido e solução (líquido) para administração oral, sem alimentos. A isoniazida é geralmente administrada uma vez ao dia; também pode ser tomado uma, duas ou três vezes por semana. Tome isoniazida aproximadamente à mesma hora todos os dias programados. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome isoniazida exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico pode dizer-lhe para tomar isoniazida durante 6 meses ou mais. Continue a tomar isoniazida mesmo que se sinta bem. Não pule doses ou pare de tomar isoniazida sem falar com seu médico. Parar a isoniazida cedo demais pode fazer com que as bactérias se tornem resistentes aos antibióticos.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar isoniazida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à isoniazida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de isoniazida ou solução oral. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: paracetamol (Tylenol), antiácidos, carbamazepina (Carbatrol, Equetro, Tegretol, outros), citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem, Symbyax), fluvoxamina (Luv) , cetoconazol (Nizoral), paroxetina (Paxil), fenitoína (Dilantin, Phenytek), sertralina (Zoloft), teofilina (Elixofilina, Teocrono, Theo-24) e ácido valpróico (Depakene, Depakote). Muitos outros medicamentos podem interagir com a isoniazida, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- além das condições listadas na seção AVISO IMPORTANTE, informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal; diabetes; formigamento, queimação e dor nos dedos das mãos ou dos pés (neuropatia periférica); ou vírus da imunodeficiência humana (HIV).
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar durante o tratamento com isoniazida, ligue para o seu médico.
- você deve saber que não deve beber álcool enquanto estiver tomando este medicamento.
Você deve evitar comer bebidas que contenham quantidades muito altas de tiramina ou histamina durante o tratamento com isoniazida. Esses alimentos e bebidas incluem certos queijos, vinho tinto e certos peixes (por exemplo, atum, outros peixes tropicais). Fale com o seu médico ou nutricionista sobre os alimentos que deve evitar durante o tratamento ou se não se sentir bem depois de comer ou beber certos alimentos enquanto está a tomar isoniazida.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A isoniazida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de estômago
- diarreia (ao tomar solução)
Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- dor nos olhos
- mudanças na visão
- dormência ou formigamento nas mãos e pés
- irritação na pele
- febre
- glândulas inchadas
- dor de garganta
- sangramento ou hematoma incomum
- dor contínua que começa no estômago, mas pode se espalhar para as costas
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- náusea
- vomitando
- tontura
- fala arrastada
- problemas de visão
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando isoniazida.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Hyzyd®¶
- INH®¶
- Laniazid®¶
- Nydrazid®¶
- Rimifon®¶
- Estanozida®¶
- Tubizid®¶
- IsonaRif® (contendo isoniazida, rifampicina)¶
- Rifamato® (contendo isoniazida, rifampicina)
- Rifater® (contendo isoniazida, pirazinamida, rifampicina)
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/12/2016