Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Pancreatic Replacement Therapy (Made Easy) | Gallstones | Ursodiol
Vídeo: Pancreatic Replacement Therapy (Made Easy) | Gallstones | Ursodiol

Contente

Ursodiol é usado para dissolver cálculos biliares em pessoas que não desejam cirurgia ou não podem fazer a cirurgia para remover cálculos biliares. Ursodiol também é usado para prevenir a formação de cálculos biliares em pessoas com sobrepeso que estão perdendo peso muito rapidamente. Ursodiol é usado no tratamento de pessoas com cirrose biliar primária (PBC; uma doença hepática auto-imune). Ursodiol está em uma classe de medicamentos chamados agentes de dissolução de cálculos biliares. Ele age diminuindo a produção de colesterol e dissolvendo o colesterol na bile para prevenir a formação de cálculos e diminuindo os níveis tóxicos de ácidos biliares que se acumulam na cirrose biliar primária.

O Ursodiol é apresentado na forma de cápsulas e comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado duas ou três vezes ao dia com ou sem alimentos para tratar cálculos biliares e duas vezes ao dia para prevenir cálculos biliares em pessoas que estão perdendo peso rapidamente. Se estiver a tomar os comprimidos para tratar a cirrose biliar primária, normalmente são tomados 2 ou 4 vezes por dia com alimentos. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome ursodiol exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Se necessitar de partir o comprimido para a sua dose específica, coloque o comprimido numa superfície plana com a secção marcada na parte superior. Segure o tablet com os polegares perto da parte marcada e aplique uma leve pressão para dividir o tablet em duas partes. Tome a metade do comprimido conforme indicado pelo seu médico com alimentos e guarde a outra metade do comprimido no blister aberto. Use o meio comprimido armazenado dentro de 7 dias. Se tiver dúvidas, o seu médico ou farmacêutico dir-lhe-á como partir os comprimidos e como os deve tomar.

Este medicamento deve ser tomado por meses para fazer efeito. Se você estiver tomando cápsulas de ursodiol para dissolver cálculos biliares, pode ser necessário tomar ursodiol por até 2 anos. Seus cálculos biliares podem não se dissolver completamente e, mesmo que eles se dissolvam, você pode ter cálculos biliares novamente dentro de 5 anos após o tratamento bem-sucedido com ursodiol. Continue a tomar ursodiol mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar ursodiol sem falar com seu médico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de tomar ursodiol,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ursodiol, ácidos biliares ou qualquer outro medicamento, ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos e cápsulas de ursodiol. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antiácidos que contêm alumínio (Amphojel, Gaviscon, Maalox, Mylanta, outros), medicamentos que reduzem os níveis de lipídios ou colesterol, como colestiramina (Prevalite) e colestipol (Colestid) e medicamentos que contêm estrogênio ( incluindo pílulas anticoncepcionais).
  • Informe o seu médico se você tem bloqueio do ducto biliar. O seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar ursodiol. Seu médico provavelmente também lhe dirá para não tomar ursodiol se você tiver um tipo de cálculo biliar que não se dissolve ou se a cirurgia for a melhor escolha para sua condição.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve sangramento por varizes (sangramento no esôfago ou estômago) ou doença hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando ursodiol, chame seu médico.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.


Ursodiol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • Prisão de ventre
  • náusea
  • indigestão
  • tontura
  • dor de cabeça
  • vomitando
  • tosse, febre, dor de garganta, coriza ou outros sinais de infecção
  • dor nas costas
  • dor muscular
  • inchaço, dor ou rigidez nas articulações
  • perda de cabelo

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • micção frequente ou dor ao urinar

Ursodiol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • diarréia

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá análises ao sangue para verificar a função hepática a cada poucos meses, enquanto você toma o ursodiol. Você também terá que fazer um ultrassom (um tipo de imagem para observar órgãos e estruturas dentro do corpo) para ver como os cálculos biliares estão respondendo ao ursodiol.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Actigall®
  • Urso® 250
  • Urso® Forte
Última revisão - 15/05/2019

Artigos Frescos

8 benefícios impressionantes do óleo de salmão

8 benefícios impressionantes do óleo de salmão

O óleo de almão é mai conhecido por er uma fonte excepcionalmente rica em gordura ômega-3.A principai gordura ômega-3 encontrada no óleo de almão ão o ácid...
Diabetes tipo 2 e problemas gastrointestinais: Compreendendo a ligação

Diabetes tipo 2 e problemas gastrointestinais: Compreendendo a ligação

O diabete tipo 2 é uma doença de alto açúcar no angue. eu corpo e torna mai reitente ao efeito do hormônio inulina, que normalmente remove a glicoe (açúcar) da corre...