O que causa dor abdominal e dor de cabeça e como as trato?
Contente
- Causas de dor abdominal e dor de cabeça
- Gripe comum
- Gastroenterite
- Intolerância alimentar
- Infecção por Salmonella
- Infecção do trato urinário (ITU)
- Pedras nos rins
- Prostatite
- Mononucleose
- Enxaqueca abdominal
- Doença gastrointestinal
- Gripe
- Pneumonia
- Inflamação da vesícula biliar
- Doença inflamatória pélvica
- Apendicite
- Diverticulite
- Outras causas
- Dor abdominal e dor de cabeça após comer ou beber
- Dor abdominal e dor de cabeça durante a gravidez
- Dor abdominal e dor de cabeça com náusea
- Tratamento de dor abdominal e dor de cabeça
- Quando ver um médico
- Leve embora
Há muitos motivos pelos quais você pode ter dor abdominal e dor de cabeça ao mesmo tempo. Embora muitas dessas causas não sejam sérias, algumas podem ser. Essas dores podem ser sinais de um problema maior.
Tanto a dor abdominal quanto a dor de cabeça podem variar de leve a intensa, dependendo da causa. Continue lendo para aprender mais sobre possíveis causas e tratamentos.
Causas de dor abdominal e dor de cabeça
Algumas causas de dor abdominal e dores de cabeça concomitantes são comuns, enquanto outras são mais raras. Alguns podem ser leves, enquanto outros são graves. Abaixo estão algumas das causas potenciais de dor abdominal e dor de cabeça, da mais comum à menos comum.
Gripe comum
O resfriado comum é uma infecção viral do nariz e da garganta. A maioria das pessoas pega alguns resfriados por ano e se recupera em 7 a 10 dias sem tratamento. No entanto, você pode tratar os sintomas individuais de um resfriado comum. Outros sintomas incluem:
- nariz entupido ou escorrendo
- dor de garganta
- tosse
- espirros
- febre baixa
- dores
- sensação geral de não estar bem
Gastroenterite
A gastroenterite às vezes pode ser chamada de gripe estomacal, mas não é realmente gripe. É uma inflamação do revestimento do intestino, causada por um vírus, bactéria ou parasitas. A gastroenterite viral é a segunda doença mais comum nos Estados Unidos. Outros sintomas incluem:
- náusea
- diarréia
- vomitando
- febre
- arrepios
Intolerância alimentar
A intolerância alimentar, ou sensibilidade, é quando você tem dificuldade para digerir um certo tipo de alimento. Não é uma alergia. A intolerância à lactose é uma intolerância alimentar comum. Outros sintomas incluem:
- náusea
- gás
- inchaço
- cólicas
- azia
- diarréia
- vomitando
Infecção por Salmonella
Salmonella é uma doença de origem alimentar, geralmente transmitida por meio de carnes, aves, ovos ou leite. É uma das causas da gastroenterite bacteriana. Outros sintomas incluem:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- febre
- cólicas abdominais
Infecção do trato urinário (ITU)
Uma infecção do trato urinário é uma infecção em qualquer parte do sistema urinário. Ocorre mais comumente na bexiga ou uretra. UTIs são mais comuns em mulheres. Eles nem sempre causam sintomas, mas quando o fazem, esses sintomas incluem:
- desejo forte e persistente de urinar
- dor ao urinar
- urina vermelha, rosa ou marrom
- urina turva
- urina que cheira mal
- dor pélvica (especialmente em mulheres)
Pedras nos rins
A urina contém resíduos. Quando há muitos resíduos na urina, ela pode formar cristais e criar uma massa sólida chamada cálculo renal. Essas pedras podem ficar presas nos rins ou na uretra.
Em muitos casos, as pedras passam naturalmente, mas também podem reter a urina e causar muita dor. Os sintomas de pedras nos rins incluem:
- dor forte em um lado da parte inferior das costas
- sangue na sua urina
- náusea
- vomitando
- febre
- arrepios
- urina turva
- urina que cheira mal
Prostatite
A prostatite é uma inflamação da próstata. Pode ser causado por bactérias, mas geralmente a causa é desconhecida. A prostatite pode não causar sintomas, mas se causar, esses sintomas incluem:
- dor que dura pelo menos 3 meses em pelo menos uma das seguintes áreas: entre o escroto e o ânus, abdome inferior, pênis, escroto ou parte inferior das costas
- dor durante ou após a micção
- urinar oito ou mais vezes ao dia
- não ser capaz de reter a urina quando necessário
- jato de urina fraco
- febre
- arrepios
- dores no corpo
- incapacidade de esvaziar completamente a bexiga
- infecções do trato urinário
Mononucleose
Mononucleose (mono) é uma doença contagiosa que é mais comum em adolescentes e adultos jovens. Os sintomas geralmente duram de 4 a 6 semanas, mas podem durar mais. Os sintomas incluem:
- fadiga extrema
- febre
- dores
- dor de garganta
- gânglios linfáticos inchados
- erupção cutânea
Enxaqueca abdominal
A enxaqueca abdominal é uma forma de enxaqueca mais comum em crianças. A maioria das crianças com essa condição supera o problema e, em vez disso, desenvolve dores de cabeça de enxaqueca mais típicas. Os ataques geralmente duram de 2 a 72 horas e podem incluir:
- dor moderada a intensa ao redor do umbigo
- perda de apetite
- náusea
- vomitando
Doença gastrointestinal
As doenças gastrointestinais incluem uma ampla gama de doenças que se enquadram em duas categorias: funcionais e estruturais. As doenças gastrointestinais funcionais ocorrem quando o trato gastrointestinal (GI) parece normal, mas não funciona corretamente. Isso inclui constipação e síndrome do intestino irritável.
As doenças gastrointestinais estruturais ocorrem quando o intestino não parece ou não funciona normalmente. Os exemplos incluem hemorróidas, câncer de cólon, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn.
Gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza. Pode ser leve a grave e pode até levar à morte. Os casos fatais são mais comuns em crianças, idosos ou pessoas imunocomprometidas. Os sintomas geralmente aparecem de repente e incluem:
- febre
- dor de garganta
- tosse
- nariz escorrendo ou entupido
- dores
- fadiga
- vômitos e diarreia (sintomas menos comuns)
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção nos sacos de ar de um ou ambos os pulmões. Pode variar de leve a fatal. Outros sintomas incluem:
- dor no peito
- tosse com catarro
- febre
- arrepios
- dificuldade ao respirar
- fadiga
- náusea
- vomitando
- diarréia
Inflamação da vesícula biliar
A inflamação da vesícula biliar geralmente ocorre quando um cálculo biliar bloqueia o ducto cístico, que carrega a bile para fora da vesícula biliar. Essa inflamação também é chamada de colecistite e pode ser aguda (de repente) ou crônica (de longa duração). A inflamação da vesícula biliar requer hospitalização e pode exigir cirurgia. Outros sintomas incluem:
- febre
- náusea
- dor abdominal grave e constante na colecistite aguda
- dor abdominal que vem e vai na colecistite crônica
Doença inflamatória pélvica
A doença inflamatória pélvica é uma infecção nos órgãos reprodutivos da mulher. É causada por bactérias, geralmente de uma infecção sexualmente transmissível, e pode causar problemas de fertilidade se não for tratada. A doença inflamatória pélvica geralmente não causa sintomas, mas os sintomas potenciais incluem:
- dor no abdômen inferior
- febre
- corrimento vaginal fétido
- dor durante o sexo
- dor ao urinar
- menstruação irregular, como ciclos muito longos ou curtos
Apendicite
A apendicite é um bloqueio do apêndice. Pode causar aumento de pressão no apêndice, problemas com fluxo sanguíneo, inflamação e, potencialmente, causar a ruptura do apêndice.
Emergência MédicaA apendicite é uma emergência médica. Se você acha que pode ter apendicite, vá ao hospital o mais rápido possível. Os sintomas incluem:
- dor abdominal repentina, geralmente do lado direito
- inchaço abdominal
- febre baixa
- perda de apetite
- náusea
- vomitando
- constipação ou diarreia
- incapacidade de passar gás
Diverticulite
A diverticulose ocorre quando pequenas bolsas ou bolsas se formam no cólon e se projetam para fora através de pontos fracos nas paredes do cólon. Quando os sacos ficam inflamados, você desenvolveu diverticulite. A diverticulose geralmente não causa sintomas, mas a diverticulite tem sintomas potenciais que incluem:
- dor em seu abdômen esquerdo inferior
- constipação ou diarreia
- febre
- arrepios
- náusea
- vomitando
Outras causas
Outras causas mais raras de dor abdominal e dor de cabeça concomitantes incluem:
- síndrome do vômito cíclico, que causa episódios recorrentes de náuseas e vômitos graves
- síndrome de hiperimunoglobulina D, uma doença genética rara que causa febre alta, dores de cabeça, dor abdominal e perda de apetite
- síndrome de taquicardia postural ortostática (POTS), uma condição que afeta a circulação (os sintomas incluem tontura, desmaios e aumento dos batimentos cardíacos após levantar da posição reclinada)
Dor abdominal e dor de cabeça após comer ou beber
Se os seus sintomas se desenvolverem 8 a 72 horas após comer ou beber, a dor abdominal e a dor de cabeça podem ser causadas por gastroenterite. Se a dor surgir mais cedo, pode ser devido a uma intolerância alimentar ou doença gastrointestinal.
Dor abdominal e dor de cabeça durante a gravidez
A causa mais comum de dor abdominal e dor de cabeça durante a gravidez é uma infecção do trato urinário.
Dor abdominal e dor de cabeça com náusea
A causa mais comum de dor abdominal e dor de cabeça com náusea é a gastroenterite (gripe estomacal).
Tratamento de dor abdominal e dor de cabeça
O tratamento para dor abdominal e dor de cabeça concomitantes depende da causa. Os tratamentos potenciais e para que eles podem ser usados incluem:
- Sem tratamento (esperando a doença passar). Resfriado comum, gastroenterite e mononucleose. No entanto, você ainda pode tratar os sintomas dessas doenças, como coriza ou náuseas. A hidratação costuma ser importante.
- Antibióticos. Infecções do trato urinário, pneumonia, inflamação da vesícula biliar, doença inflamatória pélvica e diverticulite. Em casos graves, você pode precisar de antibióticos intravenosos.
- Cirurgia. Pedras renais graves (nas quais as pedras são atingidas por ondas sonoras), inflamação da vesícula biliar (remoção da vesícula biliar) e apendicite (remoção do apêndice).
- Analgésicos. Pedras nos rins, pneumonia e inflamação da vesícula biliar.
- Medicamentos para enxaqueca. Enxaqueca abdominal. Tanto o tratamento da enxaqueca aguda quanto o preventivo podem ser usados, dependendo da frequência e gravidade da enxaqueca.
- Medicamentos antivirais. Gripe
- Drogas antiinflamatórias. Doença inflamatória intestinal.
- Evitando alimentos desencadeantes. Constipação, síndrome do intestino irritável, intolerância alimentar.
Quando ver um médico
Embora muitas causas de dor abdominal e dor de cabeça concomitantes, como o resfriado comum, não requeiram atenção médica, outras podem ser graves. Consulte um médico se tiver sintomas de:
- apendicite
- doença inflamatória pélvica
- inflamação da vesícula biliar
- pneumonia
- pedras nos rins
- diverticulite
Você também deve consultar um médico se a sua dor for forte - especialmente se for repentina - ou se a dor ou outros sintomas persistirem por muito tempo.
Leve embora
Muitas causas de dor abdominal e dor de cabeça concomitantes podem ser tratadas apenas aguardando a passagem da doença e tratando os sintomas enquanto isso. Outros podem ser sérios.
Como a dor abdominal e a dor de cabeça simultâneas podem ser o sintoma de um problema maior, consulte um médico se os sintomas forem graves ou se tiver outros sintomas de uma doença grave, conforme listado acima.