Acidose
Contente
- Causas de acidose
- Acidose respiratória
- Acidose metabólica
- Fatores de risco
- Sintomas de acidose
- Acidose respiratória
- Acidose metabólica
- Testes e diagnóstico
- Tratamento para acidose
- Acidose respiratória
- Acidose metabólica
- Complicações
- Prevenção da acidose
- Acidose respiratória
- Acidose metabólica
- Perspectiva de acidose
O que é acidose?
Quando seus fluidos corporais contêm muito ácido, isso é conhecido como acidose. A acidose ocorre quando seus rins e pulmões não conseguem manter o pH do seu corpo em equilíbrio. Muitos dos processos do corpo produzem ácido. Seus pulmões e rins geralmente compensam pequenos desequilíbrios de pH, mas problemas com esses órgãos podem levar ao acúmulo de ácido em seu corpo.
A acidez do sangue é medida determinando seu pH. Um pH mais baixo significa que seu sangue é mais ácido, enquanto um pH mais alto significa que seu sangue é mais básico. O pH do seu sangue deve estar em torno de 7,4. De acordo com a American Association for Clinical Chemistry (AACC), a acidose é caracterizada por um pH de 7,35 ou inferior. A alcalose é caracterizada por um nível de pH de 7,45 ou superior. Embora aparentemente leves, essas diferenças numéricas podem ser sérias. A acidose pode levar a vários problemas de saúde e pode até ser fatal.
Causas de acidose
Existem dois tipos de acidose, cada um com várias causas. O tipo de acidose é classificado como acidose respiratória ou acidose metabólica, dependendo da causa primária de sua acidose.
Acidose respiratória
A acidose respiratória ocorre quando muito CO2 se acumula no corpo. Normalmente, os pulmões removem o CO2 enquanto você respira. No entanto, às vezes seu corpo não consegue se livrar de CO2 suficiente. Isso pode acontecer devido a:
- condições crônicas das vias aéreas, como asma
- lesão no peito
- obesidade, que pode dificultar a respiração
- uso indevido de sedativos
- uso excessivo de álcool
- fraqueza muscular no peito
- problemas com o sistema nervoso
- estrutura torácica deformada
Acidose metabólica
A acidose metabólica começa nos rins, e não nos pulmões. Ocorre quando eles não conseguem eliminar ácido suficiente ou quando se livram de muita base. Existem três formas principais de acidose metabólica:
- Acidose diabética ocorre em pessoas com diabetes mal controlada. Se seu corpo não tem insulina suficiente, as cetonas se acumulam e acidificam o sangue.
- Acidose hiperclorêmica resulta da perda de bicarbonato de sódio. Essa base ajuda a manter o sangue neutro. Tanto a diarréia quanto o vômito podem causar esse tipo de acidose.
- Acidose láctica ocorre quando há muito ácido láctico em seu corpo. As causas podem incluir uso crônico de álcool, insuficiência cardíaca, câncer, convulsões, insuficiência hepática, falta prolongada de oxigênio e baixo nível de açúcar no sangue. Mesmo o exercício prolongado pode levar ao acúmulo de ácido láctico.
- Acidose tubular renal ocorre quando os rins são incapazes de excretar ácidos na urina. Isso faz com que o sangue se torne ácido.
Fatores de risco
Os fatores que podem contribuir para o risco de acidose incluem:
- uma dieta rica em gordura com baixo teor de carboidratos
- falência renal
- obesidade
- desidratação
- envenenamento por aspirina ou metanol
- diabetes
Sintomas de acidose
A acidose respiratória e metabólica compartilham muitos sintomas. No entanto, os sintomas de acidose variam de acordo com sua causa.
Acidose respiratória
Alguns dos sintomas comuns de acidose respiratória incluem o seguinte:
- fadiga ou sonolência
- cansar-se facilmente
- confusão
- falta de ar
- sonolência
- dor de cabeça
Acidose metabólica
Alguns dos sintomas comuns de acidose metabólica incluem o seguinte:
- respiração rápida e superficial
- confusão
- fadiga
- dor de cabeça
- sonolência
- falta de apetite
- icterícia
- aumento da frequência cardíaca
- hálito com cheiro de fruta, o que é um sinal de acidose diabética (cetoacidose)
Testes e diagnóstico
Se você acha que pode ter acidose, vá ao médico imediatamente. O diagnóstico precoce pode fazer uma grande diferença na sua recuperação.
Os médicos diagnosticam a acidose com uma série de exames de sangue. A gasometria arterial analisa os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Ele também revela o pH do sangue. Um painel metabólico básico verifica o funcionamento dos rins e o equilíbrio do pH. Ele também mede seus níveis de cálcio, proteína, açúcar no sangue e eletrólitos. Se esses testes forem feitos juntos, eles podem identificar diferentes tipos de acidose.
Se você for diagnosticado com acidose respiratória, seu médico vai querer verificar a saúde de seus pulmões. Isso pode envolver uma radiografia de tórax ou um teste de função pulmonar.
Se houver suspeita de acidose metabólica, você precisará fornecer uma amostra de urina. Os médicos verificarão o pH para ver se você está eliminando ácidos e bases adequadamente. Podem ser necessários testes adicionais para determinar a causa de sua acidose.
Tratamento para acidose
Os médicos geralmente precisam saber o que está causando a acidose para determinar como tratá-la. No entanto, alguns tratamentos podem ser usados para qualquer tipo de acidose. Por exemplo, o seu médico pode dar-lhe bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) para aumentar o pH do seu sangue. Isso pode ser feito por via oral ou por gotejamento intravenoso (IV). O tratamento para outros tipos de acidose pode envolver o tratamento de sua causa.
Acidose respiratória
Os tratamentos para essa condição geralmente são planejados para ajudar os pulmões. Por exemplo, você pode receber medicamentos para dilatar suas vias respiratórias. Você também pode receber oxigênio ou um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). O dispositivo CPAP pode ajudá-lo a respirar se você tiver uma via aérea obstruída ou fraqueza muscular.
Acidose metabólica
Cada um dos tipos específicos de acidose metabólica tem seus próprios tratamentos. Pessoas com acidose hiperclorêmica podem receber bicarbonato de sódio oral. A acidose por insuficiência renal pode ser tratada com citrato de sódio. Os diabéticos com cetoacidose recebem fluidos IV e insulina para equilibrar o pH. O tratamento da acidose láctica pode incluir suplementos de bicarbonato, fluidos intravenosos, oxigênio ou antibióticos, dependendo da causa.
Complicações
Sem tratamento imediato, a acidose pode levar às seguintes complicações de saúde:
- pedras nos rins
- problemas renais crônicos
- falência renal
- doença óssea
- crescimento atrasado
Prevenção da acidose
Você não pode prevenir completamente a acidose. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir o risco.
Acidose respiratória
Você pode fazer o seguinte para reduzir o risco de acidose respiratória:
- Tome sedativos conforme prescrito e nunca os misture com álcool.
- Pare de fumar. Fumar pode causar danos aos pulmões e tornar a respiração menos eficaz.
- Mantenha um peso saudável. A obesidade pode dificultar a respiração.
Acidose metabólica
Você pode fazer o seguinte para reduzir o risco de acidose metabólica:
- Fique hidratado. Beba muita água e outros líquidos.
- Mantenha o controle de seu diabetes. Se você controlar bem os níveis de açúcar no sangue, poderá evitar a cetoacidose.
- Pare de beber álcool. O consumo crônico de álcool pode aumentar o acúmulo de ácido láctico.
Perspectiva de acidose
Algumas pessoas se recuperam totalmente da acidose. Outras pessoas têm problemas com funções orgânicas, insuficiência respiratória e insuficiência renal. A acidose severa pode causar choque ou até morte.
O quão bem você se recupera da acidose depende de sua causa. O tratamento rápido e adequado também influencia fortemente sua recuperação.