O que é ceratose actínica, exatamente?
Contente
- O que é ceratose actínica?
- O que causa a ceratose actínica?
- A ceratose actínica é perigosa?
- A ceratose actínica pode se transformar em câncer?
- O que envolve o tratamento da ceratose actínica?
- Revisão para
Muitas doenças de pele comuns por aí - pense em marcas de pele, angiomas em cereja, ceratose pilar - são feias e irritantes de lidar, mas, no final do dia, não representam muito risco para a saúde. Essa é uma das principais coisas que torna a ceratose actínica diferente.
Esse problema comum tem o potencial de se tornar um problema muito sério, ou seja, câncer de pele. Mas isso não significa que você deva surtar se tiver uma dessas manchas de pele áspera.
Embora afete mais de 58 milhões de americanos, apenas 10% das ceratoses actínicas se tornarão cancerosas, de acordo com a Fundação do Câncer de Pele. Então, respire fundo. À frente, os dermatologistas explicam tudo o que você precisa saber sobre a ceratose actínica, das causas ao tratamento.
O que é ceratose actínica?
Ceratose actínica, também conhecida como ceratose solar, é um tipo de tumor pré-canceroso que aparece como pequenas manchas ásperas de pele descolorida, diz Kautilya Shaurya, M.D., dermatologista do Grupo de Dermatologia Schweiger na cidade de Nova York. Essas manchas - a maioria das quais tem menos de um centímetro de diâmetro, embora possam crescer com o tempo - podem ser castanho claro ou marrom mais escuro. Mais frequentemente, no entanto, eles são rosa ou vermelhos, de acordo com a dermatologista de Chicago Emily Arch, M.D., que também aponta que a mudança na textura da pele é uma característica definidora. “Muitas vezes você pode sentir essas lesões com mais facilidade do que vê-las. Elas são ásperas ao toque, como uma lixa, e podem se tornar escamosas”, diz ela. (Relacionado: Razões pelas quais você pode ter a pele áspera e irregular)
Embora semelhante em nome (ceratose) e aparência (áspero, marrom-ish), ceratose actínica, ou AK, é não o mesmo que a ceratose seborréica, que é um tumor cutâneo comum, um pouco mais saliente e com textura mais cerosa, de acordo com a American Academy of Dermatology.
O que causa a ceratose actínica?
O sol. (Lembre-se: também é chamado solar ceratose.)
"A exposição cumulativa aos raios ultravioleta, tanto UVA quanto UVB, causa ceratose actínica", diz o Dr. Arch. “Quanto mais tempo um indivíduo fica exposto à luz ultravioleta e quanto mais intensa a exposição, maior o risco de desenvolver ceratoses actínicas”. É por isso que costuma ser visto em pacientes mais velhos com pele clara, especialmente aqueles que vivem em climas mais ensolarados ou com ocupações ao ar livre ou passatempos, ela aponta. Da mesma forma, eles costumam aparecer em áreas do corpo que estão cronicamente expostas ao sol, como rosto, topo das orelhas, couro cabeludo e dorso das mãos ou antebraços, diz o Dr. Arch. (Relacionado: O que está causando toda essa vermelhidão da pele?)
A radiação ultravioleta leva a danos diretos ao DNA das células da pele e, com o tempo, seu corpo não é capaz de reparar o DNA de maneira eficaz, explica o Dr. Shaurya. E é aí que você começa a ter mudanças anormais na textura e cor da pele.
A ceratose actínica é perigosa?
Por si só, a ceratose actínica geralmente não representa um risco imediato para a saúde. Mas isso posso tornar-se problemático no futuro. “A ceratose actínica pode ser perigosa se não tratada porque é um precursor do câncer de pele”, adverte o Dr. Shaurya. Até esse ponto ...
A ceratose actínica pode se transformar em câncer?
Sim, e mais especificamente, a ceratose actínica pode se transformar em carcinoma de células escamosas, que ocorre em até 10 por cento das lesões de ceratose actínica, diz o Dr. Arch. Sem mencionar que o risco de AK se tornar canceroso também aumenta quanto mais ceratoses actínicas você tiver. Em áreas de danos crônicos do sol, como dorso das mãos, rosto e tórax, costuma haver um número maior de manchas de ceratose actínica, o que aumenta o risco de qualquer uma delas se transformar em câncer de pele, explica ela. Além disso, "ter ceratoses actínicas implica uma exposição significativa à luz ultravioleta, o que aumenta o risco de outros cânceres de pele também", observa o Dr. Arch. (Desculpe ser o portador de más notícias, mas os cítricos também podem aumentar suas chances de câncer de pele.)
O que envolve o tratamento da ceratose actínica?
Em primeiro lugar, certifique-se de jogar o jogo da prevenção e usar um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 dia sim e dia não, de acordo com a American Academy of Dermatology (AAD). Esta etapa simples de cuidar da pele é a maneira mais fácil e melhor de evitar não apenas ceratoses actínicas e todos os tipos de outras alterações cutâneas (pense: manchas solares, rugas), mas também reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de pele. (Espere, você ainda precisa usar protetor solar se passar o dia todo dentro de casa?)
Mas se você acha que tem ceratose actínica, veja sua derme, stat. Ele não apenas será capaz de verificar e ter certeza de que foi diagnosticado corretamente, mas também poderá recomendar um tratamento eficaz, diz o Dr. Shaurya. (E não, definitivamente não há tratamento caseiro para ceratose actínica faça você mesmo, então nem pense nisso - ou pesquise no Google.)
O número de lesões, sua localização no corpo, bem como a preferência do paciente, todos desempenham um papel na determinação de qual tratamento é melhor, diz o Dr. Arch. Uma única área áspera da pele geralmente é congelada com nitrogênio líquido (que, aliás, também é usado para se livrar de verrugas). O processo é rápido, eficaz e indolor. Mas se você tem muitas lesões agrupadas em uma área, os especialistas geralmente recomendam tratamentos que podem abordar toda a área e cobrir uma quantidade maior de pele, explica ela. Isso inclui cremes prescritos, peelings químicos - geralmente um peeling de profundidade média que também é usado cosmeticamente para ajudar a melhorar linhas e rugas - ou uma ou duas sessões de terapia fotodinâmica - que envolve o uso de luz azul ou vermelha para matar as células nas ceratoses actínicas. De modo geral, todos esses tratamentos são rápidos e fáceis, com pouco ou nenhum tempo de inatividade e devem remover a ceratose actínica completamente para que você não a veja mais. (Relacionado: este tratamento cosmético pode destruir o câncer de pele precoce)
Concedido, por serem causados pela exposição ao sol, é essencial ser cuidadoso com sua aplicação diária de FPS; essa é de longe a melhor medida preventiva que você pode tomar, diz o Dr. Arch. Caso contrário, a ceratose actínica pode reaparecer e, mais uma vez, tem o potencial de se transformar em câncer de pele - mesmo em uma área que foi tratada anteriormente.
Se por algum motivo o tratamento não remover completamente a ceratose actínica ou se a lesão for maior, mais saliente ou parecer diferente de uma ceratose actínica tradicional, seu médico também pode fazer uma biópsia para garantir que ainda não se transformou em câncer de pele. Caso já tenha se tornado canceroso, seu dermatologista discutirá as melhores opções de tratamento (que diferem das anteriores) para você, com base em seu diagnóstico individual.
No final do dia, "se as ceratoses actínicas forem tratadas precocemente, o câncer de pele pode ser prevenido", diz o Dr. Shaurya. Portanto, se você tem um adesivo de ceratose actínica, ou mesmo pensa que pode ter, vá para a derme o mais rápido possível. (Para não mencionar, você deve visitar sua derme para uma verificação regular da pele de qualquer maneira.)