Acupuntura para colite ulcerativa: benefícios, efeitos colaterais e muito mais
Contente
- O que é acupuntura?
- Como a acupuntura ajuda na colite ulcerosa?
- O que esperar
- Possíveis efeitos colaterais da acupuntura
- Leve embora
visão global
A colite ulcerosa (CU) é um tipo de doença inflamatória intestinal que afeta o intestino grosso. Causa inflamação e úlceras ao longo do revestimento do cólon.
Não há cura para a UC, mas trabalhar com seu médico e iniciar um plano de tratamento pode reduzir a gravidade dos seus sintomas. Isso também pode causar períodos de remissão, que é quando os sintomas desaparecem.
A medicação tradicional para essa condição inclui medicamentos antiinflamatórios e imunossupressores. Esses medicamentos atuam para interromper as respostas inflamatórias.
Mesmo que a medicação melhore seus sintomas e qualidade de vida, a colite ulcerativa é uma condição para toda a vida. Episódios de diarreia, fezes com sangue e dor de estômago podem retornar.
Quando a medicação por si só não mantém seu corpo em remissão, pode ser hora de olhar para programas de terapia alternativa ou complementar, como a acupuntura.
O que é acupuntura?
A acupuntura é um componente da medicina tradicional chinesa. Este tipo de terapia envolve picar ou inserir pequenas agulhas em diferentes pontos do corpo em várias profundidades.
O objetivo da terapia é restaurar o fluxo de energia por todo o corpo. Corrigir esse desequilíbrio estimula a cura, promove o relaxamento e alivia a dor.
A acupuntura tem sido amplamente usada para tratar uma variedade de condições. Alguns deles incluem artrite, dor nas costas, depressão e fibromialgia. Também é usado para aliviar a dor do parto e cólicas menstruais.
Como a acupuntura ajuda na colite ulcerosa?
A acupuntura pode ser uma terapia eficaz para a colite ulcerosa porque ativa ou aumenta os analgésicos naturais do corpo. Isso ajuda seu corpo a regular a inflamação, diminui a atividade da doença e diminui a dor associada à UC.
Lembre-se de que não há evidências concretas para apoiar a eficácia da acupuntura para UC.
De acordo com a Clínica Mayo, houve apenas um ensaio clínico para testar os benefícios do uso da acupuntura para o tratamento de UC. Da mesma forma, uma revisão de 2016 analisou 63 estudos entre 1995 e 2015 que avaliaram a eficácia da acupuntura para UC. Mas houve grandes variações entre os tratamentos nesses estudos.
Alguns desses estudos envolveram acupuntura e moxabustão (um tipo de terapia térmica) combinadas com tratamento medicamentoso. Outros estudos examinaram o uso da acupuntura e da terapia de moxabustão isoladamente.
Mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia da acupuntura sozinha na melhoria da inflamação intestinal.
Não há garantias de que o tratamento com acupuntura o ajudará. Mas a acupuntura geralmente é segura e oferece outros benefícios potenciais à saúde. A única maneira de saber se vai funcionar é experimentando.
O que esperar
Se você decidir tentar a acupuntura, peça ao seu médico ou gastroenterologista para recomendar um acupunturista certificado. Ou use uma ferramenta de pesquisa online para localizar um provedor certificado em sua área.
Durante a consulta inicial, seu acupunturista irá perguntar sobre sua condição e sintomas. Com base nessas informações, eles farão uma estimativa do número de tratamentos necessários por semana. Eles também descobrirão o número de tratamentos gerais de que você precisa.
Este número varia dependendo da sua condição e da gravidade dela. Não é incomum receber entre seis e oito tratamentos.
Você ficará deitado em uma mesa de exame durante sua consulta. É importante que você permaneça completamente imóvel. Quando você estiver relaxado, seu acupunturista irá inserir as agulhas em sua pele em diferentes pontos e em profundidades específicas.
A agulha deve causar pouco ou nenhum desconforto. Você pode sentir uma leve pontada de dor se o acupunturista precisar manipular uma agulha para atingir a profundidade correta. Você também pode sentir uma sensação se o seu acupunturista aquecer as agulhas ou enviar leves pulsos elétricos através das agulhas.
O número de agulhas que você receberá pode variar de 5 a 20. As agulhas geralmente permanecem no local por 10 a 20 minutos.
Depois de concluir o número recomendado de tratamentos, acompanhe seus sintomas de UC para melhora. Se a acupuntura ajudar nos sintomas, você pode agendar consultas para terapia de manutenção. Se seus sintomas não melhorarem, a acupuntura pode não ser a terapia certa para você.
Possíveis efeitos colaterais da acupuntura
Na maior parte, a acupuntura é um procedimento seguro, mas não é certo para todos.
Os possíveis efeitos colaterais podem incluir sangramento leve, hematomas ou dor. Também existe o risco de infecção, mas é improvável quando se usa um acupunturista treinado e certificado. Esses profissionais sabem da importância das agulhas descartáveis de uso único.
A acupuntura vale a pena considerar se você não tem medo de agulhas. Você também pode tentar se for capaz de tolerar um leve desconforto ou sensações de agulhas picando sua pele.
Esta terapia pode não ser adequada para você se você tiver um distúrbio hemorrágico ou tomar medicamentos para afinar o sangue. Esses fatores podem aumentar o risco de sangramento, portanto, fale primeiro com seu médico.
Você também deve evitar a acupuntura se tiver um marca-passo. Pulsos elétricos enviados por agulhas de acupuntura podem interferir no seu marca-passo.
Por último, evite a acupuntura se estiver grávida. Esta terapia pode estimular o parto prematuro.
Leve embora
Mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar a eficácia da acupuntura para UC. Mesmo assim, a acupuntura é uma terapia alternativa geralmente segura. Vale a pena tentar se você está procurando uma abordagem natural para aliviar os sintomas.
É importante consultar seu médico antes de iniciar os tratamentos de acupuntura. Isso ajuda a garantir que você seja um bom candidato para este tratamento.
Além disso, certifique-se de escolher um profissional com treinamento adequado. Isso pode reduzir o risco de complicações. Se possível, use um provedor com experiência no tratamento de pessoas que vivem com UC.