Teste de Amilase de Sangue
Contente
- Por que é feito um teste de sangue com amilase?
- Como me preparo para um exame de sangue de amilase?
- O que posso esperar durante um exame de sangue de amilase?
- o que os resultados significam?
- Alta amilase
- Pancreatite aguda ou crônica
- Colecistite
- Macroamilasemia
- Gastroenterite
- Úlceras pépticas ou úlcera perfurada
- Gravidez tubária ou ectópica
- Baixa amilase
- Pré-eclâmpsia
- Doença renal
O que é um exame de sangue de amilase?
A amilase é uma enzima ou proteína especial produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares. O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago. Ele cria várias enzimas que ajudam a decompor os alimentos nos intestinos.
O pâncreas às vezes pode ficar danificado ou inflamado, o que faz com que ele produza amilase em excesso ou de menos. Uma quantidade anormal de amilase no corpo pode ser um sinal de distúrbio pancreático.
Um exame de sangue com amilase pode determinar se você tem uma doença no pâncreas medindo a quantidade de amilase em seu corpo. Você pode ter um distúrbio que afeta o pâncreas se seus níveis de amilase estiverem muito baixos ou muito altos.
Por que é feito um teste de sangue com amilase?
A amilase é normalmente medida testando uma amostra de sangue. Em alguns casos, uma amostra de urina também pode ser usada para determinar a quantidade de amilase em seu corpo.
Um exame de sangue de amilase geralmente é feito se o médico suspeitar de pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas. Os níveis de amilase também podem aumentar devido a outros distúrbios pancreáticos, como:
- pseudocisto pancreático
- abscesso pancreático
- câncer de pâncreas
Os sintomas variam para as diferentes doenças, mas podem incluir:
- dor abdominal superior
- perda de apetite
- febre
- nausea e vomito
Como me preparo para um exame de sangue de amilase?
Você deve evitar beber álcool antes do teste. Você também deve informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando. Certos medicamentos podem afetar os resultados do seu teste. O seu médico pode dizer-lhe para parar de tomar um determinado medicamento ou alterar a dose temporariamente.
Alguns medicamentos que podem afetar a quantidade de amilase no sangue incluem:
- asparaginase
- aspirina
- pílulas anticoncepcionais
- medicamentos colinérgicos
- ácido etacrínico
- metildopa
- opiáceos, como codeína, meperidina e morfina
- diuréticos tiazídicos, como clorotiazida, indapamida e metolazona
O que posso esperar durante um exame de sangue de amilase?
O procedimento envolve a coleta de uma amostra de sangue por uma veia, geralmente no braço. Este processo leva apenas alguns minutos:
- O profissional de saúde aplicará um anti-séptico na área onde o sangue será coletado.
- Um elástico será amarrado ao redor do braço para aumentar a quantidade de fluxo sanguíneo para as veias, fazendo com que elas inchem. Isso torna mais fácil encontrar uma veia.
- Em seguida, uma agulha será inserida em sua veia. Depois que a veia é perfurada, o sangue flui através da agulha para um pequeno tubo que é conectado a ela. Você pode sentir uma leve picada quando a agulha entrar, mas o teste em si não é doloroso.
- Assim que for coletado sangue suficiente, a agulha será removida e um curativo esterilizado será aplicado sobre o local da punção.
- O sangue coletado é então enviado a um laboratório para teste.
o que os resultados significam?
Os laboratórios podem diferir no que consideram ser uma quantidade normal de amilase no sangue. Alguns laboratórios definem uma quantidade normal de 23 a 85 unidades por litro (U / L), enquanto outros consideram normal de 40 a 140 U / L. Certifique-se de falar com seu médico sobre seus resultados e o que eles podem significar.
Resultados anormais podem acontecer por vários motivos. A causa subjacente depende se o nível de amilase no sangue está muito alto ou muito baixo.
Alta amilase
Uma contagem alta de amilase pode ser um sinal das seguintes condições:
Pancreatite aguda ou crônica
A pancreatite aguda ou crônica ocorre quando as enzimas que ajudam a decompor os alimentos nos intestinos começam a quebrar os tecidos do pâncreas. A pancreatite aguda surge repentinamente, mas não dura muito. A pancreatite crônica, no entanto, dura mais tempo e surge de vez em quando.
Colecistite
A colecistite é uma inflamação da vesícula biliar geralmente causada por cálculos biliares. Os cálculos biliares são depósitos duros de fluido digestivo que se formam na vesícula biliar e causam bloqueios. A colecistite às vezes pode ser causada por tumores. Os níveis de amilase serão elevados se o ducto pancreático que permite a entrada da amilase no intestino delgado for bloqueado por um cálculo biliar ou inflamação na área.
Macroamilasemia
A macroamilasemia se desenvolve quando a macroamilase está presente no sangue. Macroamilase é amilase ligada a uma proteína.
Gastroenterite
A gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal que pode causar diarreia, vômitos e cólicas abdominais. Pode ser causado por bactérias ou vírus.
Úlceras pépticas ou úlcera perfurada
A úlcera péptica é uma condição em que o revestimento do estômago ou intestino inflama, causando o desenvolvimento de úlceras ou feridas. Quando as úlceras se estendem por todo o tecido do estômago ou intestino, isso é chamado de perfuração. Essa condição é considerada uma emergência médica.
Gravidez tubária ou ectópica
As trompas de falópio conectam seus ovários ao útero. A gravidez tubária ocorre quando o óvulo fertilizado, ou embrião, está em uma das trompas de falópio, e não no útero. Isso também é chamado de gravidez ectópica, que é uma gravidez que ocorre fora do útero.
Outras condições também podem causar contagens elevadas de amilase, incluindo vômitos de qualquer causa, uso excessivo de álcool, infecções das glândulas salivares e bloqueios intestinais.
Baixa amilase
Uma contagem baixa de amilase pode indicar os seguintes problemas:
Pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é uma condição que ocorre quando você tem pressão alta e está grávida ou às vezes após o parto. Também é conhecido como toxemia da gravidez.
Doença renal
A doença renal é causada por muitos problemas médicos, mas os mais comuns são hipertensão e diabetes mellitus.
Você deve discutir os resultados do seu teste com o seu médico. Eles podem ajudá-lo a compreender os resultados e o que eles significam para a sua saúde. Os níveis de amilase por si só não são usados para diagnosticar uma condição. Dependendo de seus resultados, mais testes podem ser necessários.