Qual é a conexão entre anemia e doença renal?
Contente
- A conexão entre anemia e CKD
- Causas da anemia
- Sintomas de anemia
- Diagnosticando anemia
- Complicações da anemia
- Tratamento para anemia
- O takeaway
A doença renal crônica (DRC) pode se desenvolver quando outra condição de saúde prejudica seus rins. Por exemplo, diabetes e pressão alta são as duas principais causas da DRC.
Com o tempo, a DRC pode causar anemia e outras complicações potenciais. A anemia ocorre quando seu corpo não possui glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente para transportar oxigênio para os tecidos.
Continue lendo para aprender mais sobre anemia na DRC.
A conexão entre anemia e CKD
Quando seus rins estão funcionando corretamente, eles produzem um hormônio conhecido como eritropoietina (EPO). Este hormônio sinaliza seu corpo para produzir glóbulos vermelhos.
Se você tem CKD, seus rins podem não produzir EPO suficiente. Como resultado, sua contagem de glóbulos vermelhos pode cair o suficiente para causar anemia.
Se você está fazendo hemodiálise para tratar a DRC, isso também pode contribuir para a anemia. Isso porque a hemodiálise pode causar perda de sangue.
Causas da anemia
Além da DRC, outras causas potenciais de anemia incluem:
- deficiência de ferro, que pode ser causada por forte sangramento menstrual, outros tipos de perda de sangue ou baixos níveis de ferro na dieta
- deficiência de folato ou vitamina B-12, que pode ser causada por baixos níveis desses nutrientes em sua dieta ou por uma condição que impede o corpo de absorver a vitamina B-12 adequadamente
- certas doenças que interferem na produção de glóbulos vermelhos ou que aumentam a destruição de glóbulos vermelhos
- reações a produtos químicos tóxicos ou certos medicamentos
Se você desenvolver anemia, o plano de tratamento recomendado pelo seu médico dependerá da causa provável da anemia.
Sintomas de anemia
A anemia nem sempre causa sintomas perceptíveis. Quando isso acontecer, eles incluem:
- fadiga
- fraqueza
- tontura
- dor de cabeça
- irritabilidade
- dificuldade de concentração
- falta de ar
- arritmia cardíaca
- dor no peito
- pele pálida
Diagnosticando anemia
Para verificar se há anemia, seu médico pode solicitar um exame de sangue para medir a quantidade de hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma proteína que contém ferro nas células vermelhas do sangue, que transporta oxigênio.
Se você tem DRC, seu médico deve testar seu nível de hemoglobina pelo menos uma vez por ano. Se você tem DRC avançada, eles podem solicitar esse exame de sangue várias vezes por ano.
Se os resultados dos seus exames mostrarem que você tem anemia, o médico pode solicitar exames adicionais para determinar a causa da anemia. Eles também farão perguntas sobre sua dieta e histórico médico.
Complicações da anemia
Se não for tratada, a anemia pode fazer com que você se sinta cansado demais para completar suas atividades diárias. Você pode achar difícil fazer exercícios ou realizar outras tarefas no trabalho, na escola ou em casa. Isso pode interferir na sua qualidade de vida, bem como no seu condicionamento físico.
A anemia também aumenta o risco de problemas cardíacos, incluindo frequência cardíaca irregular, coração dilatado e insuficiência cardíaca. Isso porque seu coração precisa bombear mais sangue para compensar a falta de oxigênio.
Tratamento para anemia
Para tratar a anemia associada à DRC, seu médico pode prescrever um ou mais dos seguintes:
- Um agente estimulador da eritropoiese (ESA). Este tipo de medicamento ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos. Para administrar um AEE, um profissional de saúde injetará o medicamento sob sua pele ou ensinará como autoinjetá-lo.
- Suplementação de ferro. Seu corpo precisa de ferro para produzir glóbulos vermelhos, especialmente quando você está tomando um AEE. Você pode tomar suplementos orais de ferro na forma de pílulas ou receber infusões de ferro por via intravenosa (IV).
- Transfusão de glóbulos vermelhos. Se o seu nível de hemoglobina cair muito, seu médico pode recomendar uma transfusão de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos de um doador serão transfundidos em seu corpo através de um IV.
Se os níveis de folato ou vitamina B-12 estiverem baixos, seu médico também pode recomendar a suplementação com esses nutrientes.
Em alguns casos, eles podem recomendar mudanças na dieta para aumentar a ingestão de ferro, ácido fólico ou vitamina B-12.
Converse com seu médico para saber mais sobre os benefícios e riscos potenciais das diferentes abordagens de tratamento para anemia na DRC.
O takeaway
Muitas pessoas com DRC desenvolvem anemia, o que pode causar fadiga, tontura e, em alguns casos, complicações cardíacas graves.
Se você tem DRC, seu médico deve fazer exames de rotina para verificar se há anemia, usando um exame de sangue para medir seu nível de hemoglobina.
Para tratar a anemia causada pela DRC, seu médico pode recomendar medicamentos, suplementação de ferro ou possivelmente uma transfusão de glóbulos vermelhos. Eles também podem recomendar mudanças na dieta para ajudá-lo a obter os nutrientes necessários para produzir glóbulos vermelhos saudáveis.