7 causas de manchas pretas nas gengivas

Contente
- 1. Hematomas
- 2. Hematoma de erupção
- 3. Tatuagens de amálgama
- 4. Nevo azul
- 5. Mácula melanótica
- 6. Melanoacantoma oral
- 7. Câncer oral
- O resultado final
As gengivas são geralmente rosadas, mas às vezes desenvolvem manchas pretas ou marrom-escuras. Várias coisas podem causar isso, e a maioria delas não é prejudicial. Às vezes, no entanto, os pontos pretos podem indicar uma condição mais séria. Por segurança, converse com seu médico se você notar quaisquer manchas escuras em suas gengivas, especialmente se elas também estiverem doloridas ou mudarem de tamanho, forma ou cor.
Entender as causas mais comuns das manchas pretas nas gengivas pode ajudá-lo a decidir se precisa procurar tratamento imediato ou esperar para abordar o assunto na próxima consulta com o dentista.
1. Hematomas
Você pode machucar as gengivas como qualquer outra parte do corpo. Cair de cara, comer algo com pontas afiadas e até mesmo escovar os dentes ou passar fio dental com muita força pode machucar as gengivas. Hematomas na gengiva geralmente são vermelho-escuros ou roxos, mas também podem ser marrom-escuros ou pretos. Você também pode ter algum sangramento leve e dor, além do hematoma.
Os hematomas geralmente cicatrizam por conta própria, sem tratamento médico. Se você começar a desenvolver mais hematomas e não conseguir pensar em nada que possa tê-los causado, você pode ter trombocitopenia, uma condição que dificulta a coagulação do sangue. Outros sintomas incluem hemorragias nasais e gengivas. Várias coisas podem causar trombocitopenia, por isso é importante trabalhar com seu médico para encontrar o tratamento certo.
2. Hematoma de erupção
Quando um dente está prestes a nascer, pode criar um cisto cheio de líquido. Às vezes, há sangue misturado ao fluido, o que pode fazer com que pareça roxo escuro ou preto. Quando um cisto de erupção contém sangue, é chamado de hematoma de erupção. Isso geralmente acontece quando o cisto de erupção é ferido por um solavanco ou queda.
Os hematomas de erupção são muito comuns em crianças, pois tanto os dentes de leite quanto os permanentes surgem. Eles geralmente desaparecem por conta própria depois que o dente aparece. Se o dente não aparecer por conta própria, um médico pode abrir o cisto cirurgicamente para permitir a passagem do dente.
3. Tatuagens de amálgama
Se você teve uma cavidade preenchida, um depósito de amálgama pode ser deixado em sua gengiva, criando uma mancha escura. O amálgama é a partícula usada para obturações dentárias. Às vezes, essas partículas se alojam na área ao redor do enchimento, causando uma mancha no tecido mole. O médico geralmente pode diagnosticar uma mancha de amálgama apenas olhando para ela.
As tatuagens de amálgama não são removíveis, mas são inofensivas e não requerem tratamento. Para evitá-los, peça ao dentista para usar um dique de borracha na próxima vez que receber uma obturação. Isso separa os dentes das gengivas durante os procedimentos odontológicos, evitando que as partículas entrem no tecido circundante.
4. Nevo azul
Um nevo azul é uma toupeira inofensiva que é redonda e plana ou ligeiramente elevada. Os nevos azuis podem parecer pretos ou azuis e geralmente parecem uma sarda na gengiva.
Ninguém sabe ao certo o que causa os nevos azuis, mas eles costumam se desenvolver quando você é criança ou adolescente. Eles também são mais comuns em mulheres.
Assim como as tatuagens de amálgama, o médico geralmente pode diagnosticar um nevo azul apenas olhando para ele. Eles normalmente não precisam de tratamento. No entanto, se sua forma, cor ou tamanho começarem a mudar, seu médico pode fazer uma biópsia, que envolve a remoção de um pedaço do nevo para testá-lo para câncer.
5. Mácula melanótica
Máculas melanóticas são manchas inofensivas que se parecem com sardas. Eles podem aparecer em diferentes partes do corpo, incluindo as gengivas. Máculas melanóticas geralmente têm entre 1 e 8 milímetros de diâmetro e não causam quaisquer outros sintomas.
Os médicos não têm certeza sobre as causas exatas das máculas melanóticas, mas algumas pessoas nascem com elas. Outros os desenvolvem mais tarde na vida. Eles também podem ser um sintoma de outras condições, como a doença de Addison ou a síndrome de Peutz-Jeghers.
Máculas melanóticas não requerem tratamento. Seu médico pode fazer uma biópsia para testar o câncer se sua forma, cor ou tamanho começarem a mudar.
6. Melanoacantoma oral
O melanoacantoma oral é uma condição rara que causa o desenvolvimento de manchas escuras em diferentes partes da boca, incluindo as gengivas. Essas manchas são inofensivas e tendem a ocorrer em.
A causa do melanoacantoma oral é desconhecida, mas parece estar associada a lesões causadas pela mastigação ou fricção na boca. Essas manchas não requerem tratamento.
7. Câncer oral
O câncer dentro da boca também pode causar gengivas pretas. Outros sintomas associados ao câncer oral incluem feridas abertas, sangramento incomum e inchaço na boca. Você também pode ter dor de garganta crônica ou notar uma mudança na voz.
Para determinar se uma mancha é causada por câncer, o médico fará uma biópsia. Eles também podem usar diferentes técnicas de imagem, como tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada (PET), para verificar se o câncer se espalhou.
Se a mancha for cancerosa, seu médico pode removê-la cirurgicamente se ela não se espalhar. Se se espalhou, a radioterapia ou quimioterapia pode ajudar a matar as células cancerosas.
Beber grandes quantidades de álcool e fumar são os maiores fatores de risco para o desenvolvimento de câncer oral. Beba com moderação e evite o tabaco para ajudar a prevenir o câncer bucal.
O resultado final
Manchas pretas na gengiva geralmente são inofensivas, mas às vezes podem ser um sinal de problemas de dentição em crianças ou câncer oral. Se você notar uma nova mancha na gengiva, avise o seu médico sobre isso. Mesmo se a mancha não for cancerosa, deve ser monitorada para quaisquer alterações na forma, tamanho ou cor.