Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 22 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO - Dr. Marco Paulo Janino
Vídeo: TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO - Dr. Marco Paulo Janino

Contente

Em meados de março, a Cruz Vermelha americana fez um anúncio preocupante: as doações de sangue despencaram devido ao COVID-19, gerando preocupação com a falta de sangue em todo o país. Infelizmente, ainda há escassez em algumas áreas.

"É uma situação assustadora", disse Andrea Cefarelli, diretora executiva sênior do New York Blood Center. "É um pouco diferente em cada área do país, mas, em Nova York, nosso estoque caiu para níveis de emergência. Há uma necessidade urgente de sangue para acumular estoques."

Por que tanta escassez? Para começar, em tempos de não pandemia, apenas cerca de 3 por cento da população dos EUA elegível para doar sangue realmente o faz, diz Kathleen Grima, M.D., diretora médica executiva da Cruz Vermelha americana. E recentemente, as doações de sangue caíram drasticamente porque muitas doações de sangue da comunidade foram canceladas devido a medidas de proteção contra o coronavírus (mais sobre isso abaixo).


Além disso, você não pode armazenar sangue por longos períodos de tempo. “Há uma necessidade constante de sangue e ele deve ser continuamente reabastecido, uma vez que [esses] produtos têm uma vida útil limitada e expiram”, diz o Dr. Grima. A vida útil das plaquetas (fragmentos de células no sangue que ajudam seu corpo a formar coágulos para parar ou prevenir o sangramento) é de apenas cinco dias, e a vida útil do sangue vermelho é de 42 dias, diz o Dr. Grima.

Como resultado, os médicos de muitos centros médicos e hospitais estão ficando preocupados. Esta combinação de fatores causou uma perda de "milhares de unidades" de sangue e hemoderivados, o que "já desafiou o suprimento de sangue para muitos hospitais", disse Scott Scrape, MD, diretor médico de medicina transfusional e aférese da Universidade Estadual de Ohio Centro Médico Wexner. Embora alguns hospitais estejam OK com o suprimento de sangue no momento, isso pode mudar rapidamente, diz Emanuel Ferro, MD, patologista e diretor do Banco de Sangue, Centro de Doadores e Medicina de Transfusão do MemorialCare Long Beach Medical Center em Long Beach, Califórnia. “Muitos centros cirúrgicos estão planejando reabrir para procedimentos que foram cancelados e, por isso, veremos um aumento na necessidade de hemoderivados”, afirma.


É aqui que você entra. A Food and Drug Administration (FDA) continua a incentivar as pessoas a doar sangue durante a pandemia e, embora muitas doações de sangue tenham sido canceladas, os centros de doação de sangue permaneceram abertos durante a pandemia e estão aceitando doações com alegria .

Ainda assim, você provavelmente tem algumas preocupações sobre ir a qualquer lugar em público - mesmo se estiver fazendo algo bom para a humanidade, como doar sangue. Aqui está o que você precisa saber sobre o que exatamente você pode esperar antes, durante e depois de doar sangue, requisitos e desqualificações para doação de sangue, além de como tudo mudou devido ao COVID-19.

Requisitos para doação de sangue

Se você está se perguntando "posso doar sangue?" A resposta é provavelmente sim." Dito isso, embora a maioria das pessoas possa doar sangue sem problemas, existem algumas restrições.

A Cruz Vermelha americana lista os seguintes requisitos básicos para doar sangue:


  • Você está com boa saúde e se sentindo bem (se acha que está resfriado, com gripe ou algo semelhante, a Cruz Vermelha americana recomenda cancelar sua consulta e reagendar por pelo menos 24 horas após o término dos sintomas).
  • Você tem pelo menos 16 anos
  • Você pesa pelo menos 110 libras
  • Já se passaram 56 dias desde sua última doação de sangue

Mas esses princípios são um pouco diferentes se você tende a doar com mais regularidade. Para mulheres que doam até três vezes por ano, a Cruz Vermelha americana também exige que você tenha pelo menos 19 anos, pelo menos 5'5 "de altura e pese pelo menos 150 libras.

As restrições de altura e peso não são arbitrárias. Uma unidade de sangue custa cerca de meio litro e é o que é removido durante uma doação de sangue total, independentemente do seu tamanho. “O limite de peso é para garantir que o doador pode tolerar o volume que é removido e que é seguro para o doador”, explica o Dr. Grima. “Quanto menor o doador, maior a proporção de seu volume total de sangue é removida com a doação de sangue.

Também digno de nota: Não há limite máximo de idade para doar para a Cruz Vermelha americana, acrescenta o Dr. Grima.

Desqualificações para doação de sangue

Mas, primeiro, um rápido FYI: no início de abril, a Cruz Vermelha americana anunciou que, devido à “necessidade urgente de sangue durante a pandemia”, certos critérios de elegibilidade do doador apresentados pelo FDA serão atualizados para permitir, esperançosamente, mais doadores. Embora ainda não seja oficial quando os novos critérios entrarão em vigor, um representante da Cruz Vermelha americana disse Forma que provavelmente será em junho.

Você tem baixos níveis de ferro. Embora a Cruz Vermelha americana não verifique ~ na verdade ~ seus níveis de ferro antes de você doar, a equipe da organização verifica seus níveis de hemoglobina com um teste de picada no dedo. A hemoglobina é uma proteína do corpo que contém ferro e dá ao sangue a cor vermelha, explica a Cruz Vermelha americana. Se seus níveis de hemoglobina estiverem abaixo de 12,5g / dL, eles solicitarão que você cancele sua consulta e volte quando seus níveis estiverem mais altos (normalmente, você pode aumentá-los com um suplemento de ferro ou comendo alimentos ricos em ferro, como carne, tofu, feijão e ovos, mas o Dr. Ferro diz que você vai querer falar com seu médico para obter orientação). (Relacionado: Como obter ferro suficiente se você não comer carne)

Seu histórico de viagens. Você também não pode doar se tiver viajado para um país com risco de malária nos últimos 12 anos, de acordo com a Cruz Vermelha americana. Isso mudará para três meses no futuro próximo, quando a organização implementar os novos critérios de elegibilidade para malária em junho.

Você está tomando remédios. A maioria das pessoas pode doar sangue enquanto está tomando medicamentos, mas existem alguns medicamentos que podem exigir que você espere para doar. (Verifique a lista de medicamentos da Cruz Vermelha para ver se a sua se aplica.)

Você está grávida ou acabou de dar à luz. Além disso, as mulheres grávidas não podem doar sangue devido à preocupação de que isso possa retirar o sangue necessário da mãe e do feto, diz o Dr. Ferro. No entanto, você pode doar sangue se estiver amamentando - você só precisa esperar seis semanas após o parto, quando os níveis de sangue do seu corpo devem voltar ao normal, diz ele.

Você usa drogas intravenosas. Os usuários de drogas intravenosas também não podem doar sangue devido a preocupações com hepatite e HIV, de acordo com a Cruz Vermelha americana.

Você é um homem que faz sexo com homens. É uma política controversa (e que a Cruz Vermelha americana reconhece ser controversa), mas os homens que fizeram sexo com outros homens devem esperar um ano após seu último encontro sexual antes de doar devido a preocupações com HIV, hepatite, sífilis e outros doenças transmitidas pelo sangue, de acordo com a Campanha de Direitos Humanos. (Vale a pena notar: o FDA acabou de reduzir esse prazo para três meses, mas pode levar algum tempo para os centros de doação de sangue revisarem suas políticas.) No entanto, as mulheres que fazem sexo com mulheres podem doar sem um período de espera, diz o American Red Cruzar.

Você acabou de fazer uma tatuagem ou piercing não regulamentado. Quer saber se você pode doar se tiver uma tatuagem? Isto é Não há problema em doar sangue se você fez uma tatuagem ou piercing recentemente, com algumas ressalvas. A tatuagem deve ter sido aplicada por uma entidade regulada pelo estado usando agulhas esterilizadas e tinta que não é reutilizada, de acordo com a Cruz Vermelha americana. (Tudo se deve a preocupações com hepatite.) Mas se você fez sua tatuagem em um estado que não regulamenta as instalações de tatuagem (como DC, Georgia, Idaho, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Pensilvânia, Utah e Wyoming) , você precisa esperar 12 meses. Boas notícias: essa espera também mudará para três meses, quando as organizações de coleta de sangue implementarem os novos critérios de elegibilidade lançados recentemente. Piercings, que também vêm com problemas de hepatite, precisam ser feitos com instrumentos descartáveis. Se esse não foi o caso do seu piercing, você precisará esperar 12 meses até poder doar.

Você tem um problema de saúde crônico. Ter certas condições de saúde, como formas específicas de câncer, hepatite e AIDS, também afetará sua capacidade de doar. No entanto, a Cruz Vermelha americana afirma que as pessoas com a maioria das condições crônicas de saúde, como diabetes e asma, estão bem, contanto que sua condição esteja sob controle e você atenda a outros requisitos de elegibilidade. Idem se você tem herpes genital.

Você fuma maconha. Boas notícias: você pode doar sangue se fumar maconha, desde que atenda aos outros critérios, diz a Cruz Vermelha americana. (Por falar em problemas crônicos de saúde, aqui está o que você precisa saber sobre deficiências imunológicas e COVID-19.)

O que fazer antes de doar sangue

Felizmente, é muito simples. O centro de doação de sangue local garantirá que você cumpra todos os requisitos por meio de um questionário simples, diz Cefarelli. E você precisará ter sua identidade, como carteira de motorista ou passaporte, com você.

E o que comer antes de doar sangue? Também é uma boa ideia comer alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, peixe, aves, feijão, espinafre, cereais enriquecidos com ferro ou passas antes de doar sangue, de acordo com a Cruz Vermelha americana. "Isso acumula glóbulos vermelhos", explica Don Siegel, M.D., Ph.D., diretor da divisão de Medicina de Transfusão e Patologia Terapêutica do Hospital da Universidade da Pensilvânia. O ferro é necessário para a hemoglobina, que é uma proteína nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo, diz ele. (Para sua informação: também é o que um oxímetro de pulso procura quando mede os níveis de oxigênio no sangue.)

“Quando você doa sangue, está perdendo ferro em seu corpo”, diz o Dr. Siegel. "Para compensar isso, coma alimentos ricos em ferro mais ou menos um dia antes de doar." Manter a hidratação adequada também é importante. Na verdade, a Cruz Vermelha americana recomenda beber mais 500 ml de água antes de sua consulta.

Para registro: você não precisa saber seu tipo sanguíneo com antecedência, diz o Dr. Grima. Mas você pode perguntar sobre isso depois de doar e a organização pode enviar essa informação mais tarde, acrescenta Dr. Ferro.

O que acontece enquanto você doa sangue?

Como isso funciona exatamente? O processo em si é bastante simples, diz o Dr. Siegel. Você ficará sentado em uma cadeira enquanto um técnico insere uma agulha em seu braço. Essa agulha esvazia em uma bolsa que contém seu sangue.

Quanto sangue é doado? Novamente, um litro de sangue será coletado, independentemente de sua altura e peso.

Quanto tempo demora para doar sangue? Você pode esperar que a parte da doação leve entre oito a 10 minutos, de acordo com a Cruz Vermelha americana. Mas, em suma, você deve esperar que todo o processo de doação leve cerca de uma hora, do início ao fim.

Você não precisa ficar sentado olhando para a parede enquanto doa (embora seja uma opção) - você é livre para fazer o que quiser enquanto doa, contanto que fique relativamente quieto, diz Cefarelli: "Você pode ler um livro, usar as redes sociais no seu telefone ... a doação usa um braço, então o outro está livre. " (Ou, ei, é um ótimo momento para tentar meditar.)

O que acontece depois que você doa sangue?

Quando o processo de doação termina, a Cruz Vermelha americana diz que você pode fazer um lanche e uma bebida e se divertir por cinco a dez minutos antes de começar sua vida. Mas há algum efeito colateral da doação de sangue ou outras coisas a serem levadas em consideração?

O Dr. Siegel recomenda pular os exercícios nas próximas 24 horas e evitar o álcool por esse período também. "Pode levar um pouco de tempo para seu corpo se ajustar antes que seu volume de sangue volte ao normal", diz ele. "Apenas vá com calma pelo resto do dia." Como parte de sua proteção natural, seu corpo entra em ação para produzir mais sangue após a doação, explica Dr. Ferro. Seu corpo substitui o plasma em 48 horas, mas pode levar de quatro a oito semanas para substituir os glóbulos vermelhos.

“Deixe o curativo por algumas horas antes de removê-lo, mas lave o braço com água e sabão para remover o desinfetante e evitar coceira ou erupção na pele”, diz o Dr. Grima. "Se o local da agulha começar a sangrar, levante o braço e comprima a área com gaze até o sangramento parar."

É uma boa ideia beber quatro copos extras de líquido depois disso, diz o Dr. Grima. A Cruz Vermelha americana também recomenda comer alimentos ricos em ferro novamente após a doação. Você pode até tomar um multivitamínico que contenha ferro após a doação para reabastecer seus estoques de ferro, diz o Dr. Grima.

Se você sentir tontura, o Dr. Grima recomenda sentar ou deitar até que a sensação passe. Beber suco e comer biscoitos, o que aumenta o açúcar no sangue, também pode ajudar, diz ela.

Ainda assim, você deve estar pronto para ir sem problemas após a doação. É "muito raro" que você tenha algum tipo de problema de saúde depois, mas o Dr. Siegel recomenda ligar para o seu médico se você se sentir letárgico, pois isso pode ser um sinal de anemia. (Falando nisso, a anemia também pode ser o motivo de você ter contusões com facilidade.)

Que tal doar sangue durante o coronavírus?

Para começar, a pandemia do coronavírus levou à falta de doações de sangue. As doações de sangue (muitas vezes realizadas em faculdades, por exemplo) foram canceladas em todo o país depois que a pandemia atingiu, e isso foi uma grande fonte de sangue, especialmente entre os jovens, diz Cefarelli. A partir de agora, muitas doações de sangue ainda estão canceladas até novo aviso - mas, novamente, os centros de doação ainda estão abertos, diz Cefarelli.

Agora, a maioria das doações de sangue é feita com hora marcada apenas no hemocentro local para tentar ajudar a manter o distanciamento social, diz Cefarelli. Vocês não precisa ser testado para COVID-19 antes de doar sangue, mas a Cruz Vermelha americana e muitos outros centros de sangue começaram a incorporar precauções adicionais, diz o Dr. Grima, incluindo:

  • Verificar a temperatura da equipe e doadores antes de entrarem em um centro para ter certeza de que estão saudáveis
  • Fornecimento de desinfetante para as mãos para uso antes de entrar no centro, bem como durante o processo de doação
  • Seguindo as práticas de distanciamento social entre doadores, incluindo leitos de doadores, bem como áreas de espera e refrescos
  • Usar máscaras faciais ou coberturas para funcionários e doadores (e se você não tiver uma, verifique essas marcas que fazem máscaras faciais de pano e aprenda como fazer uma máscara facial faça você mesmo em casa.)
  • Enfatizando a importância das marcações para ajudar a gerenciar o fluxo de doadores
  • Aumentando a desinfecção aprimorada de superfícies e equipamentos (Relacionado: Os lenços desinfetantes matam os vírus?)

No momento, o FDA também está incentivando as pessoas que se recuperaram do COVID-19 a doar plasma - a parte líquida do sangue - para ajudar a desenvolver terapias relacionadas ao sangue para o vírus. (A pesquisa está usando especificamente plasma convalescente, que é um produto rico em anticorpos feito de sangue doado por pessoas que se recuperaram do vírus.) Mas pessoas que nunca tiveram COVID-19 também podem dar plasma para ajudar pacientes com queimaduras, traumas e câncer .

Quando você faz uma doação apenas de plasma, o sangue é retirado de um de seus braços e enviado por uma máquina de alta tecnologia que coleta o plasma, de acordo com a Cruz Vermelha americana. "Esse sangue entra em uma máquina de aférese que faz o sangue girar e remove o plasma", diz a tecnologista médica Maria Hall, especialista em tecnologia de bancos de sangue e gerente da seção de laboratório do Mercy Medical Center de Baltimore. Os glóbulos vermelhos e as plaquetas são então devolvidos ao seu corpo, juntamente com um pouco de solução salina. O processo leva apenas alguns minutos a mais do que doar sangue total.

Se estiver interessado em doar sangue ou plasma, entre em contato com o hemocentro local (você pode encontrar um perto de você usando o localizador de sites de doação da American Association of Blood Banks). E, se você tiver mais perguntas sobre o processo de doação de sangue ou as precauções de segurança que um local de doação individual está tomando, você pode perguntar.

"Não há data de término conhecida para essa luta contra o coronavírus" e os doadores são necessários para garantir que o sangue e seus hemoderivados estejam disponíveis para as pessoas necessitadas, agora e no futuro, diz o Dr. Grima.

As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.

Revisão para

Propaganda

Interessante

Guia para se tornar ecológico

Guia para se tornar ecológico

30 maneira de alvar o planeta com qualquer coi a que você fizerNA CA AFoco em fluore cente e apena uma lâmpada fo e ub tituída por uma lâmpada fluore cente compacta em cada ca a am...
Crie o escopo da nova linha Athleisure da Carbon38

Crie o escopo da nova linha Athleisure da Carbon38

Parece que todo e tá aindo com uma linha de atleti mo no dia de hoje, ma a nova coleção da Carbon38, que e tá à venda hoje, e de taca na embalagem. Já conhecido por ua ab...