Doença Celíaca 101
Contente
O que é isso
Pessoas com doença celíaca (também conhecida como espru celíaco) não toleram glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. O glúten está até em alguns medicamentos. Quando as pessoas com doença celíaca comem alimentos ou usam produtos que contêm glúten, o sistema imunológico responde danificando o revestimento do intestino delgado. Esse dano interfere na capacidade do corpo de absorver nutrientes dos alimentos. Como resultado, uma pessoa com doença celíaca fica desnutrida, não importa a quantidade de comida que ingira.
Quem corre risco?
A doença celíaca ocorre em famílias. Às vezes, a doença é desencadeada - ou torna-se ativa pela primeira vez - após uma cirurgia, gravidez, parto, uma infecção viral ou estresse emocional severo.
Sintomas
A doença celíaca afeta as pessoas de maneiras diferentes. Os sintomas podem ocorrer no sistema digestivo ou em outras partes do corpo. Por exemplo, uma pessoa pode ter diarreia e dor abdominal, enquanto outra pode estar irritada ou deprimida. Algumas pessoas não tem sintomas.
Como a desnutrição afeta muitas partes do corpo, o impacto da doença celíaca vai além do sistema digestivo. A doença celíaca pode causar anemia ou osteoporose. Mulheres com doença celíaca podem enfrentar infertilidade ou aborto espontâneo.
Tratamento
O único tratamento para a doença celíaca é seguir uma dieta sem glúten. Se você tem doença celíaca, converse com seu médico ou nutricionista para desenvolver um plano de dieta sem glúten. Um nutricionista pode ajudá-lo a aprender a ler listas de ingredientes e identificar alimentos
que contêm glúten. Essas habilidades o ajudarão a fazer as escolhas certas no supermercado e quando comer fora.
Fontes:National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC); Centro Nacional de Informações sobre Saúde da Mulher (www.womenshealth.org)