Vacinas infantis
Contente
- Resumo
- O que são vacinas?
- Por que preciso vacinar meu filho?
- As vacinas são seguras para crianças?
- As vacinas podem sobrecarregar o sistema imunológico do meu filho?
- Quando devo vacinar meu filho?
Resumo
O que são vacinas?
As vacinas são injeções (injeções), líquidos, pílulas ou sprays nasais que você toma para ensinar o sistema imunológico a reconhecer e se defender contra germes prejudiciais. Os germes podem ser vírus ou bactérias.
Alguns tipos de vacinas contêm germes que causam doenças. Mas os germes foram mortos ou enfraquecidos o suficiente para não deixarem seu filho doente. Algumas vacinas contêm apenas uma parte de um germe. Outros tipos de vacinas incluem instruções para que suas células produzam uma proteína do germe.
Todos esses diferentes tipos de vacina desencadeiam uma resposta imunológica, que ajuda o corpo a combater os germes. O sistema imunológico do seu filho também se lembrará do germe e o atacará se esse germe invadir novamente. Essa proteção contra uma determinada doença é chamada de imunidade.
Por que preciso vacinar meu filho?
Os bebês nascem com um sistema imunológico que pode lutar contra a maioria dos germes, mas existem algumas doenças graves que eles não podem controlar. É por isso que eles precisam de vacinas para fortalecer seu sistema imunológico.
Essas doenças já mataram ou prejudicaram muitos bebês, crianças e adultos. Mas agora, com as vacinas, seu filho pode obter imunidade contra essas doenças sem ter que ficar doente. E para algumas vacinas, ser vacinado pode realmente dar a você uma resposta imunológica melhor do que pegar a doença.
Vacinar seu filho também protege outras pessoas. Normalmente, os germes podem viajar rapidamente por uma comunidade e deixar muitas pessoas doentes. Se um número suficiente de pessoas adoecer, pode ocorrer um surto. Mas quando um número suficiente de pessoas é vacinado contra uma determinada doença, é mais difícil que a doença se espalhe para outras pessoas. Isso significa que toda a comunidade tem menos probabilidade de contrair a doença.
A imunidade comunitária é especialmente importante para as pessoas que não podem tomar certas vacinas. Por exemplo, eles podem não conseguir obter uma vacina porque têm o sistema imunológico enfraquecido. Outros podem ser alérgicos a certos ingredientes da vacina. E os bebês recém-nascidos são muito jovens para tomar algumas vacinas. A imunidade comunitária pode ajudar a protegê-los a todos.
As vacinas são seguras para crianças?
As vacinas são seguras.Eles devem passar por extensos testes de segurança e avaliação antes de serem aprovados nos Estados Unidos.
Algumas pessoas temem que as vacinas infantis possam causar transtorno do espectro do autismo (TEA). Mas muitos estudos científicos analisaram isso e não encontraram nenhuma ligação entre vacinas e autismo.
As vacinas podem sobrecarregar o sistema imunológico do meu filho?
Não, as vacinas não sobrecarregam o sistema imunológico. Todos os dias, o sistema imunológico de uma criança saudável combate com sucesso milhares de germes. Quando seu filho recebe as vacinas, ele fica debilitado ou com germes mortos. Portanto, mesmo que recebam várias vacinas em um dia, eles estão sendo expostos a uma pequena quantidade de germes em comparação com o que encontram todos os dias em seu ambiente.
Quando devo vacinar meu filho?
Seu filho receberá vacinas durante as consultas de puericultura. Eles serão administrados de acordo com o calendário da vacina. Este cronograma lista quais vacinas são recomendadas para crianças. Inclui quem deve tomar as vacinas, quantas doses precisam e com que idade devem tomá-las. Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) publica o calendário de vacinas.
Seguir o esquema de vacinação permite que seu filho receba proteção contra doenças exatamente no momento certo. Dá ao corpo a chance de desenvolver imunidade antes de ser exposto a essas doenças muito graves.
- Saúde de volta às aulas: lista de verificação de vacinação
- O que é imunidade comunitária?