Como lidar com a constipação durante o período
Contente
- Por que isso acontece
- Alterações hormonais
- Condições subjacentes
- Como gerenciá-lo
- Coma mais fibra
- Beba mais água
- Arranje tempo para o exercício
- Não segure
- Experimente um laxante suave
- Como impedir que isso aconteça novamente
- Outros problemas digestivos a serem observados
- Quando consultar um médico
Constipação e outras alterações nos movimentos intestinais são bastante comuns antes e durante o período menstrual. Eles geralmente acontecem como resultado de alterações normais nos seus níveis hormonais.
A constipação durante o período menstrual pode ser desconfortável, mas é bastante normal. Contanto que você não tenha nenhum outro sintoma relacionado, como sangue nas fezes ou dor intensa, não há com o que se preocupar.
Continue lendo para saber mais sobre por que a constipação pode ocorrer durante o período menstrual e como ficar dois passos à frente.
Por que isso acontece
Assim como ocorre com muitos sintomas menstruais, os especialistas não sabem ao certo o que causa prisão de ventre durante o período menstrual. Mas flutuações nos hormônios progesterona e estrogênio provavelmente são um grande fator. As condições subjacentes também podem desempenhar um papel.
Alterações hormonais
Antes do início do período, a progesterona se acumula no seu corpo. Isso pode desacelerar seu sistema digestivo, possivelmente resultando em constipação antes e durante o período menstrual.
Há também uma teoria de que o aumento do estrogênio, e não da progesterona, é o verdadeiro culpado.
Condições subjacentes
Certas condições de saúde também podem aumentar o risco de constipação durante o período menstrual. Tanto a síndrome do intestino irritável (SII) quanto a endometriose, por exemplo, podem torná-lo mais propenso a constipar-se durante o período menstrual, principalmente nos primeiros dias.
A constipação também pode ser mais comum se você costuma ter períodos muito dolorosos.
Como gerenciá-lo
A constipação não é divertida - especialmente em cima de todas as outras coisas que acompanham a menstruação. Mas há várias coisas que você pode fazer para gerenciá-lo e minimizar seu efeito no seu dia-a-dia.
Coma mais fibra
A fibra ajuda a aumentar o tamanho das fezes, o que pode ajudá-lo a se mover facilmente através do sistema digestivo. Essa facilidade adicional é especialmente importante durante o período menstrual, quando o sistema pode desacelerar devido a hormônios.
Alguns alimentos para combater a constipação a serem experimentados incluem:
- maçãs
- feijões
- lentilhas
- folhas verdes escuras
- grãos integrais
Aumentar rapidamente a ingestão de fibras pode causar gases e inchaço; portanto, leve as coisas devagar quando se trata de adicionar mais fibras à sua dieta.
Beba mais água
É mais provável que você tenha constipação durante o período menstrual se não receber água suficiente. Lembre-se de que você pode obter água dos alimentos - como sopas, frutas suculentas e muito mais - e bebidas.
Se você está cansado de beber água pura, a água morna com limão é um remédio caseiro popular para a constipação. Se você é fã de água com gás, não precisa mudar para a água da torneira. Bebidas carbonatadas podem realmente ajudar na constipação.
Arranje tempo para o exercício
O movimento físico faz com que seu intestino - e seu conteúdo - se mova. Pode ser difícil encontrar a motivação para o exercício quando você está lidando com cólicas e outros sintomas menstruais, mas mesmo uma caminhada suave de 20 minutos pode ser uma grande ajuda.
Saiba mais sobre os benefícios de se exercitar em seu período.
Não segure
Se você costuma manter os movimentos intestinais em vez de ir assim que sentir necessidade, tente quebrar esse hábito.
Você pode não querer reservar um tempo para uma pausa no banheiro, mas isso só piorará a constipação se você tentar segurá-la. Quando você finalmente estiver pronto para partir, seu banco já duro terá tido tempo para ficar ainda mais difícil , dificultando e dificultando a passagem.
Experimente um laxante suave
Você pode comprar laxantes vendidos sem receita em qualquer farmácia, mas convém consultar seu médico antes de tomar um. Eles podem recomendar um amaciador de fezes ou um tipo específico de laxante para suas necessidades.
Às vezes, os laxantes podem criar hábitos, por isso leia as instruções da embalagem para evitar usá-las com muita frequência ou por muito tempo.
Procurando uma rota mais natural? Esses laxantes naturais podem ajudar.
Como impedir que isso aconteça novamente
Se você lida regularmente com a constipação do período, existem várias coisas que podem ajudá-lo a ficar dois passos à frente e potencialmente evitá-la completamente:
- Experimente o controle de natalidade hormonal. Pode ajudar a manter seus hormônios em níveis estáveis, o que pode impedir a constipação e outros problemas digestivos. A pílula também tem vários outros benefícios fora da prevenção da gravidez. Mas isso não é certo para todos. Converse com seu médico se for algo que você está interessado em experimentar.
- Evite gatilhos alimentares. Para manter a constipação afastada, reduza os alimentos processados, juntamente com os alimentos ricos em gordura, açúcar e amido. Quando possível, substitua esses alimentos por produtos frescos e grãos integrais. À medida que o seu período se aproxima, também considere substituir algumas de suas bebidas cafeinadas ou alcoólicas por chá de ervas e água.
- Tente probióticos. Algumas pessoas acham os probióticos úteis no tratamento da constipação e outros problemas gastrointestinais. Tente incluir mais alimentos ricos em probióticos em sua dieta, como iogurte grego natural com frutas, kimchi, legumes em conserva ou missô.
- Converse com seu médico. Se você tiver constipação grave ou constipação que o incomoda todos os meses, seu médico poderá recomendar tratamentos adicionais, incluindo medicamentos.
Outros problemas digestivos a serem observados
É comum ter problemas digestivos que não sejam constipação durante o período menstrual. Você pode ter diarréia, inchaço, gases ou os três.
Esses problemas acontecem por causa das prostaglandinas, que são hormônios que ajudam o útero a se contrair e perder o revestimento, resultando no período menstrual. Mas eles também podem causar estragos no seu sistema digestivo.
Para ajudar a aliviar esses problemas digestivos:
- Mantenha-se hidratado enquanto limita as bebidas doces ou com cafeína.
- Reduza os alimentos ricos em sódio.
- Reduza os alimentos que causam gases.
- Tente um remédio sem receita para diarréia ou gás persistente, como a loperamida (Imodium).
Quando consultar um médico
Se os movimentos intestinais voltarem ao normal alguns dias após o início do período, você provavelmente não terá motivos para se preocupar com constipação durante o período.
Mas se o problema estiver no caminho da sua vida cotidiana ou durar mais de três dias, converse com seu médico para garantir que não haja mais nada acontecendo.
Não deixe de acompanhá-los se você também tiver:
- períodos muito dolorosos
- sangue nas fezes
- dor lombar
- sangramento intenso durante o período menstrual
- dor latejante na pélvis e na parte superior das pernas
- problemas digestivos persistentes e graves durante o período menstrual e outros
- náuseas e vômitos durante o período
Tudo isso pode indicar algum tipo de problema subjacente, incluindo IBS ou endometriose.