Caspa, touca de berço e outras condições do couro cabeludo
Contente
Resumo
O couro cabeludo é a pele do topo da cabeça. A menos que você tenha queda de cabelo, o cabelo cresce no couro cabeludo. Vários problemas de pele podem afetar o couro cabeludo.
A caspa é uma descamação da pele. Os flocos são amarelos ou brancos. A caspa pode causar coceira no couro cabeludo. Geralmente começa após a puberdade e é mais comum em homens. A caspa é geralmente um sintoma de dermatite seborreica ou seborreia. É uma condição da pele que também pode causar vermelhidão e irritação da pele.
Na maioria das vezes, usar um shampoo anti-caspa pode ajudar a controlar a caspa. Se isso não funcionar, entre em contato com seu médico.
Existe um tipo de dermatite seborréica que os bebês podem ter. É chamado de cradle cap. Geralmente dura alguns meses e depois desaparece por conta própria. Além do couro cabeludo, às vezes pode afetar outras partes do corpo, como pálpebras, axilas, virilha e orelhas. Normalmente, lavar o cabelo do seu bebê todos os dias com um xampu suave e esfregar suavemente o couro cabeludo com os dedos ou uma escova macia pode ajudar. Em casos graves, seu médico pode prescrever um xampu ou creme para você usar.
Outros problemas que podem afetar o couro cabeludo incluem
- Micose do couro cabeludo, uma infecção fúngica que causa manchas vermelhas e coceira na cabeça. Também pode deixar manchas carecas. Geralmente afeta crianças.
- Psoríase do couro cabeludo, que causa manchas cutâneas com coceira ou feridas na pele vermelha e espessa com escamas prateadas. Cerca de metade das pessoas com psoríase apresentam no couro cabeludo.