Diabetes - sintomas e diagnóstico
Contente
Sintomas de diabetes tipo 2
Mais de 6 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm diabetes tipo 2 e não sabem disso. Muitos não apresentam sinais ou sintomas. Os sintomas também podem ser tão leves que você pode nem notá-los. Algumas pessoas apresentam sintomas, mas não suspeitam de diabetes.
Os sintomas incluem:
- sede aumentada
- aumento da fome
- fadiga
- aumento da micção, especialmente à noite
- perda de peso
- visão embaçada
- feridas que não cicatrizam
Muitas pessoas não descobrem que têm a doença até terem complicações do diabetes, como visão embaçada ou problemas cardíacos. Se você descobrir cedo que tem diabetes, poderá receber tratamento para prevenir danos ao corpo.
Diagnóstico
Qualquer pessoa com 45 anos ou mais deve considerar fazer o teste de diabetes. Se você tem 45 anos ou mais e está acima do peso, é altamente recomendável fazer o teste. Se você tem menos de 45 anos, está acima do peso e tem um ou mais fatores de risco, considere fazer o teste. Peça ao seu médico um teste de glicose no sangue em jejum ou um teste oral de tolerância à glicose. O seu médico irá informá-lo se você tem glicose no sangue normal, pré-diabetes ou diabetes.
Os seguintes testes são usados para diagnóstico:
- UMA teste de glicose plasmática em jejum (FPG) mede a glicose no sangue em uma pessoa que não come nada há pelo menos 8 horas. Este teste é usado para detectar diabetes e pré-diabetes.
- Um teste oral de tolerância à glicose (OGTT) mede a glicose no sangue depois que uma pessoa jejua pelo menos 8 horas e 2 horas depois que a pessoa ingere uma bebida que contém glicose. Este teste pode ser usado para diagnosticar diabetes e pré-diabetes.
- UMA teste de glicose plasmática aleatório, também chamado de teste casual de glicose no plasma, mede a glicose no sangue sem levar em conta quando a pessoa que está sendo testada comeu pela última vez. Este teste, junto com uma avaliação dos sintomas, é usado para diagnosticar diabetes, mas não pré-diabetes.
Os resultados dos testes que indicam que uma pessoa tem diabetes devem ser confirmados com um segundo teste em um dia diferente.
Teste FPG
O teste FPG é o teste preferido para o diagnóstico de diabetes devido à sua conveniência e baixo custo. No entanto, ele deixará de lado alguns diabetes ou pré-diabetes que podem ser encontrados com o OGTT. O teste FPG é mais confiável quando feito pela manhã. Pessoas com um nível de glicose em jejum de 100 a 125 miligramas por decilitro (mg / dL) têm uma forma de pré-diabetes chamada glicose de jejum prejudicada (IFG). Ter IFG significa que uma pessoa tem um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, mas ainda não tem. Um nível de 126 mg / dL ou superior, confirmado pela repetição do teste em outro dia, significa que uma pessoa tem diabetes.OGTT
A pesquisa mostrou que o OGTT é mais sensível do que o teste FPG para o diagnóstico de pré-diabetes, mas é menos conveniente de administrar. O OGTT requer jejum de pelo menos 8 horas antes do teste. O nível de glicose plasmática é medido imediatamente antes e 2 horas depois de uma pessoa beber um líquido contendo 75 gramas de glicose dissolvida em água. Se o nível de glicose no sangue estiver entre 140 e 199 mg / dL 2 horas depois de beber o líquido, a pessoa tem uma forma de pré-diabetes chamada tolerância à glicose diminuída (IGT). Ter IGT, como ter IFG, significa que uma pessoa tem um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, mas ainda não a tem. Um nível de glicose de 2 horas de 200 mg / dL ou mais, confirmado pela repetição do teste em outro dia, significa que uma pessoa tem diabetes.
O diabetes gestacional também é diagnosticado com base nos valores de glicose plasmática medidos durante o OGTT, preferencialmente usando 100 gramas de glicose em líquido para o teste. Os níveis de glicose no sangue são verificados quatro vezes durante o teste. Se os níveis de glicose no sangue estiverem acima do normal pelo menos duas vezes durante o teste, a mulher tem diabetes gestacional.
Teste de glicose plasmática aleatório
Um nível de glicose no sangue aleatório ou casual de 200 mg / dL ou superior, mais a presença dos seguintes sintomas, pode significar que uma pessoa tem diabetes:
- aumento da micção
- sede aumentada
- perda de peso inexplicável
Se os resultados do teste forem normais, o teste deve ser repetido pelo menos a cada 3 anos. Os médicos podem recomendar testes mais frequentes, dependendo dos resultados iniciais e do status de risco. Pessoas cujos resultados de teste indicam que têm pré-diabetes devem verificar a glicose no sangue novamente em 1 a 2 anos e tomar medidas para prevenir o diabetes tipo 2.
Quando uma mulher está grávida, o médico avaliará seu risco de desenvolver diabetes gestacional em sua primeira consulta pré-natal e solicitará os exames necessários durante a gravidez. Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional também devem fazer testes de acompanhamento 6 a 12 semanas após o nascimento do bebê.
Como o diabetes tipo 2 se tornou mais comum em crianças e adolescentes do que no passado, aqueles com alto risco de desenvolver diabetes devem ser testados a cada 2 anos. O teste deve começar aos 10 anos ou na puberdade, o que ocorrer primeiro. Índice de massa corporal (IMC)
O IMC é uma medida do peso corporal em relação à altura que pode ajudá-lo a determinar se o seu peso o coloca em risco de diabetes. Observação: o IMC tem certas limitações. Pode superestimar a gordura corporal em atletas e outros que têm uma estrutura muscular e subestimar a gordura corporal em adultos mais velhos e outros que perderam músculos.
O IMC para crianças e adolescentes deve ser determinado com base na idade, altura, peso e sexo. Descubra o seu IMC aqui.